O ano mal começou e as expectativas para esta temporada seguem animando a área de Turismo.
De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) o setor cresceu 8% em volume de receita em 2023, com cenário de crescimento de 2,1% para 2024.
Ainda de acordo com a CNC, o setor deve faturar R$ 155,87 bilhões na alta temporada, período que compreende os meses de novembro de 2023 a fevereiro de 2024.
Ao que tudo indica, impulsionado pelo bom resultado do ano passado, 2024 representa um cenário de retomada definitiva para o turismo nacional pós-pandemia.
Para Bianca Rodrigues, gerente comercial da Rede Windsor Hoteis – com 15 unidades, no Rio, e duas, em Brasília -, as expectativas são ainda mais animadoras para este início de ano.
“Prevemos um crescimento de 15%, em relação a 2023, em toda a Rede Windsor. Temos férias, carnaval, além dos grandes eventos que voltaram a ser realizados, no Rio, não apenas os culturais, mas os corporativos também. Esse é um setor que vem se recuperando e a tendência é que o seu crescimento acelere mais”, explica.
Após a pandemia, viajar não parece ser mais um problema para as pessoas. A melhora na economia e a demanda reprimida por viagens favoreceram o crescimento do setor no ano passado.
“Em 2023, a Rede teve um crescimento de 40% na receita em comparação a 2022. Foi um ano de retorno dos principais eventos, principalmente de turismo, como a ABAV, que voltou ao Rio de Janeiro após 11 anos, e foi um grande sucesso. Os pavilhões estiveram lotados nos três dias de feira, assim como o estande da Rede, onde recebemos a visita de atuais e futuros clientes e conseguimos fechar importantes negócios. Além disso, tivemos muitos eventos na cidade, que esteve cheia o ano inteiro. Com certeza, esse foi o ano da retomada do turismo pós-pandemia”, analisa Bianca.
Turismo internacional
Quanto ao turismo internacional, a Rede também espera grandes números para 2024. Com importantes eventos espalhados ao longo do ano, tanto em Brasília quanto no Rio de Janeiro, muitos turistas têm o Brasil como destino.
“Também observamos um crescimento positivo no turismo internacional ao longo de 2023 e acreditamos que vai aumentar ainda mais, em 2024. Em agosto, que é o verão na Europa, tivemos um recorde de europeus se hospedando na nossa Rede. Além disso, podemos destacar os turistas argentinos, chilenos, americanos, franceses e ingleses”, conclui a gerente comercial da Rede Windsor.
A Rede Windsor Hoteis
Há 37 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas.
Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.
O Centro de Convenções & Hotéis Windsor tem 25 mil metros quadrados, 106 salões multiusos, a maior plenária do espaço comporta até 2.500 pessoas, porém o maior evento realizado no ambiente já alcançou um público flutuante de 7 mil pessoas.
Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.
Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforcem a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade.
E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de Vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.