O Grupo Boticário abriu inscrições para o Chamado 2030, uma convocatória a ONGs, cooperativas, universidades, startups ou qualquer organização que trabalhe com projetos inovadores para solucionar o impacto dos resíduos no mundo e a diminuição da desigualdade social nessa cadeia.
A iniciativa é parte do “Uma Beleza de Futuro”, que reúne o olhar do Grupo Boticário para a próxima década, com 16 compromissos socioambientais para Como compromisso fundamental, a empresa irá mapear e solucionar todo resíduo sólido gerado em sua cadeia, buscando formas inovadoras de Economia Circular.
No Grupo Boticário, 98% dos novos produtos desenvolvidos em 2020 já saíram das fábricas com ganhos em sustentabilidade, seja na embalagem ou formulação.
Em embalagem, 65% dos produtos desenvolvidos pelo Grupo têm embalagem com material reciclado pós-consumo. Atualmente, a empresa tem 96,9% de reciclabilidade nas fábricas e centros de distribuição, sendo 7,4 mil toneladas de resíduos reciclados ou coprocessados.
“Os próximos dez anos serão desafiadores, temos compromissos ousados para garantir um futuro mais sustentável para todos. O Grupo Boticário se comprometeu a reduzir, reutilizar e reciclar o equivalente a 150% de todo o resíduo sólido gerado em sua cadeia de valor e reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros. Mas, não podemos fazer isso sozinhos, precisamos trabalhar lado a lado com instituições públicas e privadas, pesquisadores e atores da sociedade civil. Por isso, criamos o Chamado 2030, para provocar potenciais parceiros a repensarem conosco soluções para resíduos, e com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza”, afirma Eduardo Fonseca, Diretor de Assuntos Institucionais e ESG do Grupo Boticário.
O Chamado 2030 também receberá soluções voltadas à redução de desigualdade social.
O desafio ambiental está diretamente ligado ao social e, por isso, tem como meta reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros transformando a gestão de resíduos no país até 2030, fomentando a geração de renda e melhorando a qualidade de vida, em especial nas populações que trabalham com gestão de resíduos e/ou nas populações vulneráveis.
Para participar, basta ter CNPJ e uma solução associada aos temas propostos. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 24 de setembro pelo site: www.umabelezadefuturo.com.br/transformeofuturodabeleza/ .
O Grupo Boticário
Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países.
É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios.
Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.
A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br
O Instituto Grupo Boticário
Criado em 2004, o Instituto Grupo Boticário oportuniza experiências que possibilitam o contato com a beleza das pessoas, das relações e do mundo. Nos últimos 5 anos, impactou mais de 18 milhões de pessoas em todo o país. Nossa atuação abrange a realização e patrocínios de projetos sociais, culturais e de fomento ao empreendedorismo de impacto social, além da gestão de espaços culturais, como os Teatros Dr. Botica, em São Paulo/SP e Curitiba/PR, e o Mundo do Perfume, também na capital paulistana. Fazemos isso porque acreditamos que por meio das nossas iniciativas promovemos o desenvolvimento social que inspira atitudes positivas e propõe uma forma otimista e desafiadora das pessoas interagirem com o mundo. Para o Instituto Grupo Boticário, beleza é fazer parte.