• Recentes
  • Tendências
edit post
Food Trends: Estudo aponta novos caminhos para diferenciação culinária

Food Trends: Estudo aponta novos caminhos para diferenciação culinária

26/08/2022 - Atualizado em: 16/09/2022
edit post
Bolsonaro se prepara para possível prisão antes do Natal, dizem aliados

Bolsonaro se prepara para possível prisão antes do Natal, dizem aliados

07/11/2025
edit post
Governo investiga ameaça a subestação de energia no Pará durante a COP30

Governo investiga ameaça a subestação de energia no Pará durante a COP30

07/11/2025
edit post
Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

07/11/2025
edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

Tráfego pago se consolida como principal motor de crescimento para empresas e clínicas em 2025

07/11/2025
edit post
Forma de pagamento no abastecimento pode aumentar o custo do combustível

Gasolina fecha outubro em alta de 0,4% apesar de redução anunciada pela Petrobras

07/11/2025
edit post
Investimento bilionário da HEINEKEN impulsiona economia e e reforça liderança no mercado premium

Investimento bilionário da HEINEKEN impulsiona economia e e reforça liderança no mercado premium

07/11/2025
edit post
IKEA e BTG Pactual lançam projeto de reflorestamento e manejo sustentável na Mata Atlântica

IKEA e BTG Pactual lançam projeto de reflorestamento e manejo sustentável na Mata Atlântica

07/11/2025
edit post
ADIMAG reúne os maiores nomes do marketing no agronegócio e anuncia cerimônia de premiação dos melhores cases de 2025

ADIMAG reúne os maiores nomes do marketing no agronegócio e anuncia cerimônia de premiação dos melhores cases de 2025

07/11/2025
edit post
Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

Mega-Sena 2937: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 55 milhões

06/11/2025
edit post
Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

06/11/2025
edit post
Lotomania 2845 acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,2 milhão

Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

06/11/2025
edit post
Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

06/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sexta-feira, 7 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Novos Negócios

Food Trends: Estudo aponta novos caminhos para diferenciação culinária

Tábata Férlin por Tábata Férlin
26/08/2022 - Atualizado em: 16/09/2022
em Novos Negócios, Sabor
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Food Trends: Estudo aponta novos caminhos para diferenciação culinária Food trends 1
CompartilharCompartilhar

Um dos diferenciais dos negócios em Food Service é a oferta culinária, afinal o foco principal é a alimentação.

Talvez você goste de ver:

Tráfego pago se consolida como principal motor de crescimento para empresas e clínicas em 2025

Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

Líderes tributários enfrentam crescente complexidade e pressionam por transformação digital

Para entender os detalhes da definição dessa oferta, a Galunion, consultoria especializada no setor, levantou diferentes tendências que mostram maneiras de diferenciar o negócio por meio da oferta culinária.

O conteúdo faz parte da Mandala Galunion de Food&Tech Trends 2022.

O estudo mapeia os principais temas do segmento alimentício fora do lar com base em quatro áreas principais, sendo elas: modelo de negócios, oferta culinária, experiência e hospitalidade, além de um direcionamento para o que se espera no futuro.

Mensalmente, a empresa irá divulgar uma análise de cada tema, sendo que em agosto, serão dois conteúdos voltados para as diferentes opções de ofertas culinárias divulgados à imprensa.

Antes de delimitar o que será oferecido ao cliente, é importante que os estabelecimentos que atuam no setor de Food Service observem e levem em conta questões como:

Entender as necessidades do cliente, as ocasiões de consumo e os momentos do dia mais relevantes para o seu negócio;

desenhar a arquitetura da oferta, ou seja, a variedade e amplitude das categorias ou tipos de alimentos ofertados, além da profundidade de sabores ou apresentações;

definir a ciência e a arte da gastronomia envolvida e aplicável; identificar e optar por ser desenvolver ofertas focadas em um tipo de produto, ingrediente específico ou criar “produtos estrela”, para serem ícones da marca; escolher se haverá inclusão de dietas especiais ou nichos;

e posicionar qual será o nível de preço a ser praticado nessa oferta.

“Todos os pontos citados acima são parte dessa área da mandala, que descrevemos como oferta culinária, e devem derivar do propósito da marca, com o objetivo de dar sentido ao modelo de negócios e à experiência que desejam proporcionar ao cliente”, revela a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante.

Ler  Black Friday 2025: PMEs precisam reforçar estrutura tecnológica e segurança para garantir venda

“Da mesma forma, a definição dessa oferta é ancorada ou implica na necessidade de diferentes tipos de Tecnologia, equipamentos, utensílios e processos de produção, principalmente relacionados ao preparo e finalização do produto. Para ajudar na definição dessa questão, mapeamos nove tendências que mostram maneiras de diferenciar um negócio por meio da oferta culinária. Hoje, traremos quatro delas mais a fundo”, acrescentou Galante.

Food Adventuring

De acordo com pesquisa da Datassential de janeiro de 2022, 75% dos consumidores estavam animados com a perspectiva de provar novos sabores, bebidas e alimentos em 2022.

E é a partir dessa necessidade que a tendência de Food Adventuring passou a crescer.

Esse movimento traduz a necessidade por novidade de diferentes formas, seja na fusão de sabores de diferentes culturas, na introdução de ingredientes pouco conhecidos, na forma bem diferente de apresentar um sabor já conhecido, na releitura de receitas tradicionais ou até mesmo em pratos e produtos com novas e diferentes texturas.

A criatividade é o ponto de partida para essa tendência que pode ser implementada em todas as culinárias e tipos de negócios no Food Service.

Snacking e blurring day parts

A Galunion apresentou no volume introdutório da Mandala de Food&Tech Trends 2022, que a pandemia trouxe diversos impactos nos hábitos das pessoas.

Um deles, muito discutido até hoje, foi o da flexibilidade laboral, com o home office sendo amplamente implementado.

Outro ponto relevante é a premência de tempo, especialmente nos grandes centros urbanos, que traz novas dinâmicas e rotinas de alimentação.

Esse advento somado ao impulso pela ultra conveniência que o mesmo período trouxe, nos levou a adquirir novos hábitos que quebram o modelo de day parts (partes fixas do dia) para consumo no Food Service, gerando novos e mais frequentes momentos de consumo, e criando a necessidade nas pessoas de poder consumir o que quiserem, quando quiserem, como quiserem e onde quiserem.

E assim, além do petiscar a qualquer momento (snacking), temos as partes do dia cada vez mais intrincadas (blurring day parts).

Produtos mais acessíveis

Em um País como o nosso, democratizar o acesso à alimentação está sempre no cenário das marcas que desejam criar impacto social positivo.

Ler  Firjan visa ampliar cooperação internacional entre o Rio de Janeiro e países da África

Com a chegada e permanência por tanto tempo da pandemia, tivemos uma consequência ainda maior de crise econômica, que atingiu o abastecimento e inflação de custos dos alimentos.

Na última pesquisa feita pela Galunion com consumidores de todo o Brasil, em fevereiro de 2022, 10% dos respondentes afirmaram que estavam desempregados como consequência da pandemia.

Dessa forma, ter um preço justo aparecia como o terceiro principal critério para a escolha de onde consumir alimentos e bebidas.

Além disso, o levantamento ainda mostrou que 47% dos respondentes indicaram intenção de diminuir gastos com comida feita fora do lar nos meses seguintes.

Fora isso, a necessidade do “cuidar” que mencionamos no volume introdutório desse reporte inclui o cuidado com a comunidade e a responsabilidade social, pelo qual ter uma oferta mais acessível e democrática faz cada vez mais parte do propósito dos negócios que atuam com alimentação.

Novo comfort food

Como vimos na tendência de Food Adventuring, o consumidor global tem sede de experimentar novos alimentos.

No entanto, uma pesquisa global da Puratos de 2021 mostra que sabores tradicionais sempre serão populares pela nostalgia e conexão emocional que temos com eles.

O Brasil, inclusive, aparecia nessa pesquisa como um dos países onde os consumidores mais apreciam tais sabores tradicionais, com 87% dos respondentes indicando tal preferência.

Sendo assim, é possível verificar que tendências dificilmente caminham sozinhas e que quando somamos o anseio por novidades à preferência por sabores tradicionais, vemos que novas tradições são geradas pelos mais jovens.

E assim desponta esta nova tendência: novos comfort foods, em que fusões e releituras de pratos tradicionais são feitos, bem como sabores de outras culturas se incorporam e novos formatos, como os bowls, se apresentam.

A Galunion

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice.

Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar.

Ler  Mercado de Carbono: um novo mercado jurídico que demanda especialistas

Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: food trends
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Tráfego pago se consolida como principal motor de crescimento para empresas e clínicas em 2025

por Kayene Simao
07/11/2025
edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

O investimento em anúncios digitais se firmou como elemento central nas estratégias de crescimento de empresas e clínicas em 2025. Com o alcance orgânico cada vez mais restrito...

Leia maisDetails

Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

por Kayene Simao
04/11/2025
edit post
Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapiranga (CDL Sapiranga) promove, em parceria com o Escritório Contábil Servicon, uma palestra informativa sobre a Reforma Tributária, considerada uma das transformações...

Leia maisDetails

Líderes tributários enfrentam crescente complexidade e pressionam por transformação digital

por Kayene Simao
03/11/2025
edit post
Líderes tributários enfrentam crescente complexidade e pressionam por transformação digital

Os líderes da área tributária estão enfrentando uma série de desafios em um cenário global cada vez mais complexo. Pressões sobre recursos, regulamentações em constante evolução, tensões geopolíticas...

Leia maisDetails

Clareza financeira é estratégia: por que a controladoria se tornou vital para empresas que querem crescer

por Kayene Simao
01/11/2025
edit post
Clareza financeira se consolida como pilar estratégico na gestão empresarial

A busca por clareza financeira e previsibilidade nos negócios tem levado cada vez mais empresas a investir em práticas de controladoria. A área, responsável por traduzir dados financeiros...

Leia maisDetails

O Uso da Inteligência Artificial no Empreendedorismo

por Taysa Medeiros
30/10/2025
edit post
O Uso da Inteligência Artificial no Empreendedorismo

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma tendência distante e se tornou uma ferramenta essencial no cotidiano de muitas empresas. Em diversos setores, ela está transformando processos,...

Leia maisDetails
edit post
Bolsonaro se prepara para possível prisão antes do Natal, dizem aliados

Bolsonaro se prepara para possível prisão antes do Natal, dizem aliados

por Redação
07/11/2025

A CNN Brasil apurou que aliados próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmam que ele já estaria psicologicamente preparado para...

edit post
Governo investiga ameaça a subestação de energia no Pará durante a COP30

Governo investiga ameaça a subestação de energia no Pará durante a COP30

por Redação
07/11/2025

Uma apuração da CNN Brasil mostrou que o governo federal está apurando supostas ameaças atribuídas à facção Comando Vermelho (CV)...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

por Kayene Simao
07/11/2025

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma promessa para se tornar elemento essencial à competitividade das empresas. Segundo relatório...

edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

Tráfego pago se consolida como principal motor de crescimento para empresas e clínicas em 2025

por Kayene Simao
07/11/2025

O investimento em anúncios digitais se firmou como elemento central nas estratégias de crescimento de empresas e clínicas em 2025....

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d