Mais de 4,8 milhões de estudantes são esperados neste domingo (9) para participar do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que acontece em 1.804 municípios de todo o país. A segunda etapa será aplicada no próximo domingo, dia 16 de novembro.
Estrutura do exame
O Enem é composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa, totalizando 180 questões de múltipla escolha.
Neste primeiro dia, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para responder 90 questões distribuídas entre as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de produzir uma redação dissertativo-argumentativa.
As disciplinas cobradas incluem Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
A redação deve ter até 30 linhas e será avaliada em uma escala de 0 a 1000 pontos, com base na clareza do argumento, coesão textual e domínio da norma culta.
Confira: Inep publica cartilha com regras e dicas de redação do Enem 2025
Locais e horários
Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, acessível na Página do Participante no site do Inep.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30 e termina às 19h.
Os candidatos que quiserem levar o caderno de provas só poderão deixar a sala a partir das 18h30.
O edital reforça que não será permitida a entrada após o fechamento dos portões — a tolerância é zero para atrasos.
Saiba como consultar o local de prova aqui
O que levar
É obrigatória a apresentação de documento original de identificação com foto.
Os participantes devem utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Embora não seja obrigatória, a apresentação do cartão de confirmação é recomendada para facilitar a localização da sala.
Veja a lista completa de documentos aceitos aqui
Importância do Enem
Criado há mais de duas décadas, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
As notas obtidas podem ser utilizadas em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O exame também serve como critério de seleção em universidades estrangeiras e instituições privadas brasileiras que adotam o modelo de avaliação do Inep.

















