Empreendedores de diversas regiões do país são as estrelas da nova campanha de reposicionamento de marca do Itaú Empresas, unidade de negócio voltada ao atendimento e assessoria para pequenas e médias empresas (PMEs).
Nos filmes, que também contam com o ex-jogador Ronaldo Nazário, eles dão luz a histórias de sucesso de clientes que contaram com o banco como parceiro em seu crescimento.
Empreendedor de Maringá (PR), Clemilson Correia, CEO da Buysoft e cliente do Itaú, é uma das estrelas da campanha e foi surpreendido com uma visita do Fenômeno, em que conversam sobre suas trajetórias de sucesso e os desafios de empreender, destacando a importância de se ter pessoas próximas e confiáveis jogando junto e apoiando seus negócios.
Na campanha, Clemilson conta como teve seu negócio impactado diretamente pela assessoria do Itaú Empresas, cuja proximidade do time de atendimento o ajudou a crescer.
A empresa, inaugurada em 2010 e com sede em Maringá, começou como um portal de vendas online de software. Hoje, ela transforma empresas por meio da tecnologia, reestruturando negócios, otimizando processos e reduzindo custos operacionais, permitindo que seus clientes foquem no essencial.
Com o apoio do banco, já atendeu mais de 30 mil empresas e possui mais de 5 mil clientes ativos. Em 2020, 2021 e 2022, foi reconhecida pelo Financial Times como uma das empresas que mais crescem nas Américas.
Segundo o empresário, o Itaú está presente em mais de 80% da operação da Buysoft. “Ano após ano, estamos crescendo continuamente e, para financiar esse crescimento, é necessário contar com parceiros de confiança, que entendam nosso momento e indiquem as ferramentas adequadas. Existem múltiplos produtos no mercado, e eu digo com muita convicção que tive uma pós-graduação em finanças com o Itaú. Conheci e fiz uso de muitas soluções e produtos à nossa disposição para impulsionar a empresa, conhecimentos que faculdade nenhuma consegue nos ensinar.”
Essa parceria de sucesso é evidenciada pela sequência de crescimento da empresa. Em 2011, em seu primeiro ano de atuação, a Buysoft alcançou o primeiro milhão em faturamento. Após 10 anos de trajetória, a empresa multiplicou em 50 vezes o seu faturamento.
Após este marco, durante a pandemia, o apoio do banco também fez toda a diferença. Muitos de seus clientes pediram para postergar pagamentos, o que impactou no fluxo de caixa da empresa. Com esse suporte do Itaú Empresas e proximidade com o time especializado, conseguiram elaborar e colocar em prática um plano que beneficiou todas as partes, inclusive sem a cobrança de juros por atraso de pagamento. “Após esse período, a Buysoft foi a primeira fornecedora a receber dos clientes, algo que contribuiu muito para manter a nossa carteira ativa, sem perda de faturamento”, complementa Correia.
A história de Clemilson materializa um dos pilares do Itaú Empresas no atendimento a seus clientes, que é ser humano, sempre. “Quando iniciamos este projeto, nós tínhamos uma certeza: iriamos jogar luz para os nossos clientes. O mundo de um empreendedor é desafiador e solitário, precisávamos criar identificação imediata. Nossos clientes são diversos, de vários ramos, possuem negócios em diferentes estágios de maturidade e estão em diversos locais do nosso país; eles eram as melhores pessoas para contar cada um dos pilares da nossa nova proposta de valor”, afirma Aline Bozzi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. “O Clemilson tem uma longa jornada com o Itaú Empresas, desde o início até a expansão do negócio, mas ele reforça um elemento comum durante estes anos: o lado humano. No Itaú Empresas, nós valorizamos o atendimento e aconselhamento feito por um time super capacitado”.
Planos para o futuro
Para 2024, o CEO da Buysoft projeta ultrapassar a marca de R$ 100 M em faturamento, e mira em investimentos para além do território nacional. Hoje, já considerada como uma multinacional e referência em tecnologia e inteligência para empresas crescerem mais rápido e de forma segura na América Latina, a companhia possui sede na Colômbia e, neste trimestre, irá concretizar a expansão para o México. “Investimos em áreas extremamente estratégicas e importantes para nós. A nossa meta é estar em oito países até 2030, incluindo Chile, Peru, Bolívia e Argentina”, afirma.
Para essa expansão dos escritórios na América Latina, a empresa precisou reestruturar seu time, com a criação da equipe SDR, que está focada no desenvolvimento de novos negócios, e a Enterprise, para atender contas de empresas maiores e suas peculiaridades, ampliando assim ainda mais o leque de atuação da Buysoft, fortalecendo sua atuação em grandes corporações.
Outra vertente de negócios que será lançada ainda neste ano, de acordo com o empresário, é o Marketplace da Buysoft, um portal focado em vender soluções de produtividade Microsoft, completamente conectado com os sistemas da Microsoft nos Estados Unidos. “Vimos que existe uma demanda crescente de pequenos desenvolvedores para expandirem suas operações. Por isso, estamos dando acesso a essas tecnologias de forma segura eem português para os clientes do Brasil. Em breve, vamos facilitar este serviço a outras empresas da América Latina também”, explica Correia.
Esses movimentos já vêm mostrando resultados na Buysoft: no primeiro semestre de 2024, a empresa cravou 45% a mais em rentabilidade, comparado ao mesmo período de 2023. “Temos um time dedicado em mais de 14 cidades no Brasil e na Colômbia, atendendo grandes empresas em mais de 800 cidades”.
Ronaldo e Clemilson trocam experiências
No filme da campanha do Itaú Empresas, o time da Buysoft, em Maringá (PR), é surpreendido no escritório ao perceber que Ronaldo está sentado em uma das mesas, participando de uma videochamada com Clemilson. Após a surpresa, ambos compartilham as principais dificuldades que enfrentaram em seus negócios. Clemilson conta como a parceria com seu gerente, Pedro Branco Junior, foi essencial para conseguir crescer – mostrando como a relação de proximidade e o entendimento do negócio foram fatores decisivos a evolução desde o marco zero da empresa.
“Quando estamos no início da nossa jornada, é muito comum receber não’s e isso nos devasta, comigo não foi diferente. Foi com o Pedro, gerente do Itaú Empresas, que tive o meu primeiro sim. Após o contato, ele foi até a minha casa – a primeira sede da minha empresa, localizada na periferia de Maringá, no Paraná. Começamos com uma conta corrente e um cheque especial de três mil reais”, conta Clemilson. “Alguns anos depois, quando nosso terceiro escritório foi inaugurado, o Pedro estava presente e o vi chorando de emoção. Para mim, essa cena sintetiza o que é o Itaú: é humano sempre, com um time preparado para o dia a dia, momentos importantes, com pessoas que trabalham juntos para crescerem juntos”, detalha.
Ao todo, 15 clientes de diversas partes do país contarão suas histórias; quatro – entre eles Clemilson – receberam a visita surpresa do Fenômeno. Os filmes destacam como a evolução da proposta de valor do Itaú Empresas nos últimos anos foi fundamental para apoiar suas conquistas, com um time com visão focada em cada cliente e especializados em suas necessidades, oferecendo produtos e serviços integrado – o que só é possível devido à completude de portifólio do Itaú, com banking, adquirência (Rede), crédito e gestão, além de sua ampla presença nacional. Seu principal objetivo é consolidar o Itaú Empresas como o melhor e mais atuante parceiro do empreendedor.
“As necessidades das PMEs mudaram muito nos últimos anos. Cada vez mais, elas precisam, além dos serviços e produtos financeiros, com excelência nas necessidades bancárias diárias, de assessoria estratégica que as apoie nos momentos decisivos. Assim, reestruturamos nosso negócio, saindo de um olhar voltado a transação e produto para um modelo consultivo, integrado e próximo. Focamos nas principais dores do empreendedor brasileiro, buscando atuar como um parceiro para resolver seus problemas e ajudá-los a prosperar. A solidão é um tema muito presente na vida do empreendedor e entendemos que poderíamos ter um papel importante para apoiá-los nas próprias jornadas”, afirma André Rodrigues, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Itaú Unibanco.
Como forma de homenagem, a campanha do Itaú conta com mídia Out-of-Home nas proximidades da sede da Buysoft para destacar a relevância empreendedora que o Clemilson Correia tem em Maringá-PR. Estão sendo veiculados ainda mídias online, vinhetas, rádios, mídia impressa e produção de conteúdo.