Em 25 de fevereiro é comemorado o dia de um dos setores que mais impulsiona a economia brasileira. De acordo com balanço Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2021, as exportações do agronegócio alcançaram valores recordes de US$ 120,59 bilhões, o que representa um crescimento de quase 20% na comparação com o ano anterior.
Do campo a mesa, o agronegócio está presente na vida de todos os brasileiros. Está nas refeições que fazemos, nas roupas que vestimos, nos transportes que usamos e, claro, na nossa cerveja.
Com uma das mais extensas cadeias produtivas, somos o terceiro maior produtor do mundo, responsáveis pela geração mais de 2 milhões de postos de trabalho, R$ 25 bilhões por ano de tributos e representamos pouco mais de 2% do PIB.
A representatividade do setor para o agronegócio foi reconhecida pelo Mapa em 2019, com a criação da Câmara da Cerveja, para atender as demandas do setor e a cadeia produtiva e fomentar a produção nacional, da qual o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV) faz parte.
“Celebrar essa importante data é brindar por um caminho construído a favor da saúde, da geração de empregos e do desenvolvimento econômico, social e sustentável do país. Temos trilhado essa jornada juntos e continuaremos trabalhando a favor de uma das cadeias produtiva mais extensas e conectadas que vai do campo até a mesa de cada brasileiro”, afirma o superintendente do SINDICERV, Luiz Nicolaewysk.
Afinal, a valorização do campo pela indústria da cerveja também passa pelo melhor cultivo do lúpulo, cevada, trigo, mandioca e outros ingredientes tão essenciais para a produção de uma das bebidas mais consumidas no Brasil.
Por essas razões, o SINDICERV tem motivos de sobra para comemorar essa data e parabenizar todos os profissionais que fazem parte do setor que mais cresce no Brasil.
Sobre o Sindicerv
O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil.Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.