Diversidade exige novo perfil de vagas em empresas - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Diversidade exige novo perfil de vagas em empresas

Segundo Daniela Leluddak, professora do ISAE Escola de Negócios, a diversidade favorece a criatividade e consequentemente a inovação aos sistemas corporativos

A diversidade é um dos principais temas do mercado de trabalho contemporâneo e não se trata apenas de um modismo.

Alguns exemplos foram as últimas seleções de trainee da varejista Magazine Luiza e do programa de estágio do Google, ambos exclusivos para pessoas negras.

No entanto, quais são as vantagens e os motivos de ser um assunto tão divulgado atualmente nas empresas?

De acordo com Daniela Leluddak, professora dos cursos de Perspectivação do ISAE Escola de Negócios, inserir pessoas de distintas etnias, culturas e orientação sexual dentro de um mesmo espaço de trabalho tende a originar discussões construtivas e pertinentes.

Inclusão social

“O homem contemporâneo se desenvolve principalmente a partir da divergência de opiniões, onde surge de fato o desenvolvimento do pensamento crítico, moral e ético. O aumento na diversidade no ciclo de convivência do ser humano encaminha-o a um amadurecimento pessoal e profissional mais consciente, tolerante e pertencente”, comenta.

Além disso, quando o assunto é inclusão social, a especialista destaca alguns tópicos a serem ressaltados.

“A diversidade favorece a criatividade e consequentemente a inovação aos sistemas corporativos e às equipes, que tendem a crescer. Manter pessoas diferentes se relacionando em um mesmo espaço cria também um estímulo involuntário de trocas de ideias e conceitos o que expande o nível de consciência”, diz.

Contudo, a estratégia dos processos seletivos com vertentes sociais precisa ser muito bem elaborada para obter sucesso.

“É pertinente que as empresas avaliem a cultura existente frente a isso, além de desenvolver e monitorar um comitê de diversidade que contenha diferentes pontos de vista em sua mentoria. Também é imprescindível que a empresa saiba que o objetivo não é oferecer um ‘favor’ ou vantagens a alguns grupos, mas sim convergir em busca de um ambiente de trabalho mais diversificado e inclusivo”, finaliza Daniela.

Comentários estão fechados.