Dia dos Pais: 5 dicas para campanhas de e-mail marketing - Revista Capital Econômico
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Dia dos Pais: 5 dicas para campanhas de e-mail marketing

Uma boa campanha de e-mail marketing pode ser o caminho certo para nutrir, relacionar e vender na internet

Conquistar espaço e atenção do público online é fundamental para quem trabalha no digital. E, para isso, o empreendedor pode contar, entre outras estratégias, com o e-mail marketing.

Segundo João Cardozo, coordenador de marketing e especialista em e-mail marketing da RD Station, o canal é um ótimo exemplo de como gerar proximidade e conexão com clientes.

“Esse é um importante aliado na jornada de compra para construir uma comunicação mais direta para promover uma marca, se relacionando e vendendo mais online”, explica o especialista.

“O e-mail marketing atinge uma base massiva com baixo investimento e permite também reativar a base inativa de clientes, destacando produtos que sejam do interesse dele, oferecendo descontos ou até apresentando lançamentos. Ele também pode ser um diferencial em datas sazonais, como o Dia dos Pais que está chegando”, completou.

Pensando nisso, Cardozo separou abaixo 5 dicas que podem ajudar na estratégia da sua empresa. Confira:

Novos leads:

 Na hora que um lead é convertido por meio de landing page ou cadastros, você pode enviar o primeiro e-mail marketing como uma maneira de interação, iniciando um relacionamento.

Isso pode ser feito por meio de e-mail de boas-vindas, por exemplo, contendo links úteis e despertando interesse no seu produto com cupom de desconto, promoções e outras técnicas que estimulem as vendas.

Campanhas sazonais:

O Dia dos Pais está se aproximando e essa pode ser uma ótima oportunidade de trabalhar campanhas.

Aqui é preciso escolher datas compatíveis com o seu negócio, definindo o tipo de conteúdo que será enviado.

Para campanhas de datas sazonais você pode aproveitar tendências de mercado para reforçar produtos e serviços ou utilizar características de seus clientes para reforçar a conexão (aniversários, localização etc).

Pós-venda:

A experiência de compra é um dos momentos mais importantes da Jornada de Compra.

Nessa fase, os novos clientes precisam receber atenção e apoio, fazendo com que sua empresa conquiste fidelidade e seja lembrada.

Para criar uma campanha de pós-venda, é necessário levar em consideração informações substanciais para os novos clientes — a respeito do produto ou serviço ou informações de uso e suporte.

Outra maneira de oferecer uma impressão positiva é estreitar o relacionamento, reforçando exclusividade e facilidades para os recém-chegados.

Resgate:

Quando o relacionamento esfria, o contato entra em uma base inativa. Muito mais barato (e simples) do que conquistar novos leads é trabalhar no resgate de antigos clientes.

Um e-mail de resgate pode ter inúmeros objetivos como: reengajamento; limpeza da base; reativar contatos antigos; validar quem ainda está ativo e deseja receber comunicações etc.

Essa pode ser uma campanha mais analítica que dará insumo para próximos passos, sendo uma estratégia importante de tempos em tempos.

Sequência de e-mail automático:

Criar sequências de e-mail com fluxos de automação é o melhor aliado para quem deseja se comunicar gradativamente e com contatos em massa.

O recurso está presente, por exemplo, na Automação de marketing da RD Station e possibilita a criação de réguas de nutrição com e-mails que funcionam 24 horas e de qualquer lugar, mesmo quando você não está presente.

Sobre a RD Station
A RD Station é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas.

Sua plataforma de automação de marketing e vendas é líder no Brasil e soma 35.000 clientes em mais de 40 países.

Possui uma divisão de conteúdo, mídia e educação para clientes e parceiros, em que estão os sites Resultados Digitais e Agência de Resultados, e 800 funcionários em toda a América Latina.

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