Investir em imóveis é uma das mais tradicionais formas de rentabilização de patrimônio e existem diversas opções de investimento nesse setor.
Entretanto, os maiores lucros do mercado imobiliário sempre foram restritos a investidores com altos volumes, que aplicavam os seus recursos na incorporação do imóvel.
A URBE.ME foi pioneira no mercado a quebrar este paradigma, utilizando o conceito de crowdfunding para tornar esse investimento acessível a todos.
O valor mínimo inicia em R$ 1.000. Mas como avaliar se um investimento de crowdfunding é interessante?
O primeiro passo é analisar a rentabilidade de investimento e, principalmente, se o prazo de retorno está adequado ao desejado.
“É preciso ver se vale a pena alocar o seu capital para obter retorno no tempo estipulado e se as condições macroeconômicas são condizentes com a expectativa de venda. Além disso, vale observar em quanto tempo esse empreendimento será finalizado e, num cenário negativo, quanto tempo pode ter de atraso”, ensina Rodrigo Rocha, COO da Urbe.me.
Perfil do Investidor
Outro fator que deve ser considerado é o perfil de investidor, pois uma rentabilidade baixa pode ser pouco interessante para um investidor com um perfil agressivo, mas pode ser boa para quem tem um perfil mais conservador.
Conforme Rocha, é muito importante conhecer o histórico da empresa, desde quando ela está no mercado, quantos projetos entregues e a rentabilidade desses projetos.
“É preciso analisar o lastro. Companhias com um histórico ruim estão mais suscetíveis a falhas”, diz.
E, no caso de problemas, é preciso entender como os gestores conseguiram contornar a situação, pois o mercado imobiliário sofre impacto de diversos fatores como chuva, falta de matéria-prima, greves, entre outros.
“Verificar documentos, como contrato social e certidões negativas, e entender quem são os sócios do negócio e a saúde financeira em relação ao mercado é determinante para complementar a análise”, pontua Rocha.
A Urbe.me faz uma rigorosa avaliação dos projetos que são disponibilizados em sua plataforma para investidores.
Já ofertou mais de 79 projetos, tanto em rodadas públicas quanto privadas, somando um montante de R$ 100 milhões com rentabilidade média de 17% ao ano.