Com uma base de usuários cadastrados de cerca de 20 milhões de pessoas, a Privalia – hub que conecta consumidores a mais de 600 “love brands” nacionais e internacionais – é também uma fonte de insights valiosos sobre o comportamento do consumidor a partir das 500 mil visitas diárias em tráfego 100% logado.
Com foco em otimizar suas campanhas de Black Friday e ser ainda mais assertiva na oferta de soluções para as marcas parceiras, a plataforma realizou uma pesquisa que revelou um consumidor mais cauteloso e consciente em suas decisões de compra para o período promocional.
Apesar da alta expectativa com o evento, a maioria dos consumidores ainda não decidiu se fará compras durante a Black Friday 2024. Aproximadamente 73% dos respondentes desejam aproveitar as ofertas ao longo do mês de novembro e 39% iniciam suas buscas por promoções um mês antes, em outubro.
O ticket médio planejado para cada compra é de R$500. Além disso, os 2 mil consumidores respondentes demonstram que somente promoções com descontos de no mínimo 50% chamam sua atenção.
Frete grátis, preços baixos e ofertas atrativas foram apontados como os principais motivadores para a concretização da compra. Por outro lado, preços altos e frete caro são as razões mais comuns para desistência. As categorias mais desejadas incluem roupas e acessórios, beleza e cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos, nesta ordem.
Sobre a melhor maneira de se comunicar com o público, a pesquisa indicou que as notificações por push (33%) e WhatsApp (30%) são os canais preferidos para acompanhar as novidades da Black Friday, já que a entrega e o contato são mais ágeis, causando um engajamento instantâneo com as ofertas.
“No ano passado, o cenário socioeconômico, com altas taxas de juros (Selic a 12,5% a.a.), e o crescente endividamento familiar contribuíram para um consumidor mais seletivo e focado em compras conscientes.
Para a Black Friday 2024, a expectativa é de que o comportamento continue sendo de cautela, com os consumidores aproveitando mais ofertas ao longo de novembro, e não concentrando suas compras apenas na sexta-feira de Black Friday, algo que já é comum em nossa plataforma”, explica Fernando Boscolo, CEO da Privalia.
Na contramão do varejo, Privalia cresceu em GMV e pedidos na Black Friday 2023
Pelo segundo ano consecutivo, a Privalia saiu na frente do varejo, registrando um aumento significativo no número de vendas durante o período de Black Friday em 2023. A marca, que estendeu as ações de “ofertas arrasadoras” durante todo o mês de novembro, registrou um aumento de mais de 4.5% em GMV e pedidos e quase 10% no número de visitas à sua plataforma em comparação a 2022. De acordo com o balanço da Nielseniq Ebit, o varejo, no geral, registrou um número de pedidos 16,7% menor em relação ao ano passado.
“A Black Friday é uma operação relevante para nós do digital porque o tráfego de clientes é muito intenso. A data tem muita visibilidade e, por isso, nós aproveitamos que o público já está mais disposto a visitar os sites com esse desejo de aproveitar oportunidades, que é exatamente o propósito do nosso negócio, 365 dias no ano. Em novembro passado, chegamos a receber um fluxo de até quatro vezes comparado ao restante do ano, com a maioria dessas visitas, cerca de 90%, sendo no aplicativo. Se compararmos com outubro, nosso GMV cresceu mais de 10% e o número de pedidos mais de 6%”, completa Fernando.
Sobre a Privalia
A Privalia é uma das mais completas plataformas digitais multimarcas do Brasil. Com atuação B4B2C, é uma parceira estratégica para potencializar negócios no ambiente digital, focada em oferecer as melhores marcas e melhores ofertas em um único lugar. Possui mais de 19 milhões de usuários cadastrados que acessam oportunidades únicas de compra de produtos e serviços de mais de 600 marcas parceiras, entre as mais desejadas no Brasil e no mundo.
Com DNA sustentável, a Privalia é um agente ativo na geração de negócios sustentáveis e responsáveis. Por meio da oferta e venda de produtos de coleção ou estoques remanescentes, auxilia na saúde financeira das marcas parceiras, evita o descarte e incentiva o acesso e a economia circular. Pertencente ao grupo Veepee, líder no mercado de e-commerce europeu e presente em 10 países, a Privalia Brasil é a única operação fora da Europa, e atua em diversas categorias como moda, calçados, acessórios, esportes, beleza, kids, pets, bebidas & gastronomia, eletrônicos, casa e viagens.
Privalia em números
● 19,6 milhões de usuários cadastrados, e pretende alcançar 23 milhões até 2026;
● 600 marcas parceiras;
● 2,8 milhões de visitantes únicos só no segmento de moda, em 2022;
● Mais de 500 mil visitantes diários no app e site;
● 123 milhões de produtos vendidos em 15 anos de atividade;
● Brandsplace e Travel devem representar 25% do volume de transações da Privalia até 2026;
● Financeiramente, é uma empresa lucrativa, geradora de caixa e com zero endividamento;
● 350 Colaboradores;
● Redução de 100 toneladas de plástico ao ano, com a adoção de embalagens biodegradáveis;
● Mais de 260 mil entregas realizadas com veículos elétricos o que gera 190 toneladas de CO2 a menos sendo emitidas;
● Faturamento do grupo Veepee: EUR 3,6bi.