O concurso do Banco do Brasil, para todos os estados e o Distrito Federal, recebeu quase 1 milhão e meio de inscrições no total.
Foram mais de 1 milhão e 300 mil inscritos para as vagas de Escriturário – Agente Comercial e mais de 130 mil inscritos para as vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia.
Essa já é a segunda maior seleção externa da história do BB e é também a maior de tecnologia já realizada no país.
Dentre os inscritos, 53,75% são do sexo feminino e 77% têm até 35 anos de idade.
A maioria dos candidatos elege a possibilidade de ascensão e carreira como o principal motivo para prestar o concurso do BB.
As inscrições terminaram no último dia 6 e a seleção será realizada para provimento de 2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercial, mais mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios, e outras 2 mil vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia, mais mil de cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI.
Nesta seleção externa, o Banco do Brasil ampliou o número de vagas reservadas às pessoas com deficiência, de 5% para 12,5%.
“A inclusão é uma frente importante, que enriquece nossas tomadas de decisão. Acreditamos nisso como um pilar importante da nossa gestão”, afirma Ana Cristina Garcia, vice-presidente corporativo do BB.
Com cada vez mais procura pelas vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia, o Banco reforça sua aceleração digital e cultura de inovação. Em comparação com o último concurso, o número de inscritos triplicou para as vagas de TI.
E cresce também o número de candidatos com formação superior.
Nesta edição, considerando as vagas de Agente Comercial e de Tecnologia, tivemos mais de 16 mil com Mestrado ou Doutorado.
“O BB representa uma grande oportunidade de encarreiramento para os brasileiros. Não é à toa que os benefícios da empresa sempre atraem números surpreendentes de candidatos. A área de tecnologia, especialmente, conquista candidatos cada vez mais qualificados. Estamos com funcionários cada vez mais preparados e processos em constante aperfeiçoamento, para que os atendimentos e a experiência do cliente estejam sempre em evolução”, completa Ana Cristina.
A realização das provas está prevista para o dia 23 de abril de 2023.
Parceria leva cursos da Alura para os candidatos
Todos os candidatos inscritos no concurso terão acesso gratuito a cinco cursos exclusivos da Alura.
Os cursos não estão diretamente vinculados ao conteúdo programático da prova, mas são um exemplo do incentivo que o BB dá a seus funcionários através de bolsas de estudo e acesso a milhares de cursos na Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB).
Os candidatos serão informados dessa oferta por e-mail.
Os cursos oferecidos são: Primeiros Passos em Lógica de Programação; Arquitetura de Computadores e Como Funciona um Programa de Computador; Aprender a Aprender e Técnicas para Lifelong Learning; Boas Práticas de Desenvolvimento de Carreira e Produtividade e Metas Pessoais
Benefícios
O BB oferece oportunidades de ascensão de carreira e desenvolvimento profissional, além da participação nos lucros e resultados da empresa.
O funcionário em pleno exercício de suas atividades, de acordo com a legislação vigente, faz jus a vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, previdência complementar, plano de saúde, plano odontológico básico e programas de educação e capacitação.
Quem faz parte do BB também tem acesso a bolsas de língua estrangeira e incentivos a graduação, pós-graduação latu sensu, mestrado, doutorado e programas de mentoria.
A instituição oferece, ainda, o espaço UniBB – Universidade Corporativa Banco do Brasil, que contém cerca de 2 mil cursos autoinstrucionais em diversas áreas do conhecimento e promove eventos presenciais de capacitação.