• Recentes
  • Tendências
bndes-capital-giro

Como melhorar a gestão de um pequeno negócio

30/05/2019
Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

26/06/2025
Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

26/06/2025
Bradesco promove leilão online de imóveis com descontos de até 50%

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

26/06/2025
Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

26/06/2025
Impactos da Inflação e da Política Monetária no Sistema Tributário: Desafios para Empresas e Consumidores

Câmara derruba decreto do governo que aumentava IOF e expõe fragilidade política do Executivo

26/06/2025
Setor de recuperação de crédito deve ganhar protagonismo em 2025 com alta da inadimplência

Crédito consignado se destaca como alternativa de reorganização financeira para servidores públicos

26/06/2025
Combustíveis registram queda de preços em abril, aponta levantamento nacional

Mistura de 30% de etanol à gasolina entra em vigor em agosto e marca avanço na política energética

26/06/2025
Tensões Irã‑EUA: impacto no petróleo pode ter sido antecipado

Tensões Irã‑EUA: impacto no petróleo pode ter sido antecipado

25/06/2025
Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro Registra Crescimento de 72% no Início de 2025

Santander realiza leilão online com 44 imóveis residenciais em 13 estados

25/06/2025
Reforma tributária aproxima fase de testes e exige reestruturação das empresas

Reforma tributária aproxima fase de testes e exige reestruturação das empresas

25/06/2025
Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

25/06/2025
Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

25/06/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
quinta-feira, 26 junho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Como melhorar a gestão de um pequeno negócio

Redação por Redação
30/05/2019
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
bndes-capital-giro
CompartilharCompartilhar

Um pequeno negócio geralmente não conta com áreas especializadas como marketing, finanças, pesquisa e desenvolvimento. Dessa forma as pessoas envolvidas com a operação da empresa precisam ser mais dinâmicas, desempenhando diversos papéis no dia-a-dia.

Talvez você goste de ver:

Leitura estratégica: livros recomendados por líderes para novos empreendedores em 2025

Empreendedor investe R$ 1 milhão em plataforma para impulsionar manufatura 3D no Brasil

Inovação: A chave para a sustentabilidade e o crescimento no empreendedorismo brasileiro

Os Pequenos negócios representam 98,5% das empresas brasileiras, de acordo com dados do Sebrae. Somente em 2018, empresas de pequeno porte criaram 580 mil vagas de emprego, além disso, a previsão para 2019 é de que mais de meio milhão de novos pequenos negócios surjam.

Pensando nesses pontos, o Beblue, fintech de pagamentos com carteira digital vinculado à uma plataforma de recompensas via cashback para estabelecimentos comerciais credenciados ao seu sistema, reuniu algumas dicas para ajudar pequenos comerciantes a gerirem seus negócios.

Fidelizar clientes

Algo muito essencial para o pequeno comerciante é investir em programas de fidelidade, que o consumidor consiga enxergar as vantagens. Um exemplo disso é o próprio programa de cashback do Beblue. O dinheiro devolvido pode ser usado para pagar outras compras, abastecer, ir à feira, almoçar, etc. Isso significa que, se o estabelecimento tem algum programa de recompensa como o Beblue, as chances do cliente voltar mais vezes e consumir mais é maior. Se, além do cashback, a experiência neste estabelecimento for boa, bingo: a fidelização estará 100% garantida. O cashback é o incentivo perfeito para a fidelização.

Estimular vendas em períodos ociosos

Outro ponto importante é despertar o interesse dos clientes. Criar ofertas e ações especiais, combos de vendas casadas e sorteios são sempre ótimas escolhas. No caso do Beblue, são oferecidos aos seus parceiros os “cashbacks especiais”. As porcentagens de dinheiro de volta podem chegar até a 100%. Em dias de baixo fluxo de clientes, ele se torna um grande atrativo para levar mais clientes ao estabelecimento e aumentar as vendas. Isso acontece porque o estabelecimento que fecha esse tipo de ação, fica em evidência dentro do aplicativo, através da aba “ofertas quentes”, sendo visualizado por um volume alto de pessoas. E quem não acessa o app com frequência, pode contar com as mensagens via push, avisando-o dessas ofertas e convidando-o a abrir o aplicativo.

Ler  Trabalho em Coworking oferece flexibilidade e networking

Aumentar o ticket médio do negócio

Para aumentar o ticket médio do estabelecimento, os lojistas podem utilizar estratégias psicológicas, de preços, recomendando produtos complementares, cores e até de posicionamento dos produtos nas gôndolas dos supermercados. Adequar as larguras dos corredores, melhorar a iluminação interna, apostar em vendas casadas.

Gerenciar estoque e escoar produtos ociosos 

Para escoar produtos com pouca saída, é possível criar ações segmentadas de produtos específicos, com validade próxima ou estoque excedente. Até gerar experimentação de um novo produto, por exemplo. O Beblue possui uma funcionalidade denominada “Cashback por Produto”. O desconto entra automaticamente com a porcentagem de cashback determinada pelo estabelecimento.

Traçar estratégias de marketing com pouca verba 

Para qualquer nível e volume de orçamento, é extremamente importante classificar as prioridades e as atividades que trazem o maior retorno por real investido. De maneira geral no mercado, 80% dos retornos são resultado de 20% das ações realizadas. Ter a habilidade de identificar quais são as atividades que trazem maior resultado para uma empresa com pouca verba de marketing pode ser o fator diferencial para o seu sucesso.

Algumas perguntas que podem auxiliar o processo de classificação de prioridades são: quais são meus principais clientes? Qual ou quais são os canais de comunicação que me trazem o maior volume de clientes ou os clientes que mais me trazem receita? Qual a representatividade de cada um dos meus produtos ou serviços em relação ao total da minha receita? Algum destes produtos ou serviços demandam uma boa parte do orçamento sem que haja um retorno proporcional?

Outro ponto importante é priorizar por canais que possibilitam investimentos com base em performance. Ou seja, aqueles canais em que eu só se paga um investimento se a campanha ou ação trouxer resultado de venda imediato e mensurável. No caso do Beblue por exemplo, o estabelecimento investe apenas em ações ou campanhas que efetiva-se uma venda.

Resumindo, identificar e priorizar as atividades, produtos e serviços que mais trazem resultado são a base para se traçar estratégias de marketing com um orçamento reduzido.

Ler  Sebrae abre inscrições para capacitações gratuitas a empreendedores de Comunidades do Rio

Sobre o Beblue

Criado em 2016 na cidade de Ribeirão Preto (SP) por Daniel Abbud e Daniel Gava, o Beblue é a primeira fintech brasileira de pagamentos que permite ao consumidor aumentar seu poder de consumo por meio de recompensa em cashback, além de oferecer ao estabelecimento a possibilidade de adquirir e fidelizar o cliente. Hoje o Beblue conta com 5 milhões de usuários e 15 mil estabelecimentos comerciais credenciados.

Tags: Empreendedorismopequeno negócioSebrae
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Leitura estratégica: livros recomendados por líderes para novos empreendedores em 2025

por Kayene Simao
20/06/2025
Leitura estratégica: livros recomendados por líderes para novos empreendedores em 2025

Com um dos maiores índices de atividade empreendedora do mundo, o Brasil segue sendo um terreno fértil para novos negócios. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor...

Leia maisDetails

Empreendedor investe R$ 1 milhão em plataforma para impulsionar manufatura 3D no Brasil

por Kayene Simao
16/06/2025
Empreendedor investe R$ 1 milhão em plataforma para impulsionar manufatura 3D no Brasil

O empreendedor Éder Medeiros, fundador da startup Melhor Envio, vendida por R$ 83 milhões à Locaweb em 2020, destinou R$ 1 milhão de investimento próprio para lançar o...

Leia maisDetails

Inovação: A chave para a sustentabilidade e o crescimento no empreendedorismo brasileiro

por Kayene Simao
12/06/2025
Crescimento do empreendedorismo no Brasil exige nova mentalidade financeira

De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2024), um a cada quatro brasileiros está envolvido com empreendedorismo, o que equivale a cerca de 47 milhões de...

Leia maisDetails

Antecipação de recebíveis cresce como alternativa para empreendedores digitais no Brasil

por Kayene Simao
05/06/2025
Antecipação de recebíveis cresce como alternativa para empreendedores digitais no Brasil

O acesso ao crédito permanece como uma das principais dificuldades para empreendedores digitais no Brasil. Em um contexto marcado por juros elevados, inflação persistente e limitações no limite...

Leia maisDetails

Empreendedorismo feminino cresce no Brasil apesar da queda nos empregos formais

por Kayene Simao
31/05/2025
Sicredi fortalece o empreendedorismo feminino através de programas locais com foco no segmento, soluções financeiras e capacitação

O mercado de trabalho formal no Brasil registrou uma queda significativa no número de postos de trabalho ocupados por mulheres em 2023. Segundo dados do Painel de Informações...

Leia maisDetails
Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

por Kayene Simao
26/06/2025

A forma como o pagamento é tratado nas estratégias comerciais das empresas pode ter impacto direto nos resultados financeiros. Segundo...

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

por Kayene Simao
26/06/2025

O agronegócio brasileiro tem incorporado novas práticas financeiras diante das mudanças no ambiente tributário. O aumento da carga fiscal sobre...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Bradesco promove leilão online de imóveis com descontos de até 50%

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

por Kayene Simao
26/06/2025

A Bradesco Seguros foi reconhecida internacionalmente por iniciativas inovadoras no setor de seguros, ao conquistar dois prêmios no Qorus Innovation...

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

por Kayene Simao
26/06/2025

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile