Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Carreira acadêmica em Direito

ADVETORIAL

Ao longo da juventude iremos nos deparar com inúmeras questões que irão moldar os rumos da nossa vida futuramente, dentre elas e talvez a mais significativa delas, a escolha de uma carreira e uma profissão.

Hoje, iremos discutir um pouco mais sobre a área do direito e sobre algumas questões e dúvidas que possam permear a mente do leitor, como por exemplo, como ingressar em uma universidade, projetos dentro de uma universidade, bolsas, o que é monografia e tcc, entre outras várias, afim de elucidar e esclarecê-las, talvez.

O que é o Direito e como ingressar nesta área

O direito, de forma básica, é uma área de atuação na qual se estuda o sistema de normas que rege as condutas e convenções sociais por meio de leis e afins.

Existem inúmeras áreas de atuação para uma pessoa graduada em direito, como por exemplo direito civil e processos, magistrado, direito penal ou criminal, procuradoria e inúmeras outras.

Além dessas áreas, o graduado em direito pode optar por realizar uma pós-graduação e atuar de forma acadêmica na área, através de pesquisas e contribuições sociais por meio da geração de conhecimento na área.

Se por acaso a área desperta-te interesse e por ventura você queira seguir na área do direito, o primeiro passo a se tomar é prestar o vestibular em direito e tentar ingressar em alguma universidade, seja ela pública ou privada.

Alcançada a tão sonhada vaga no vestibular, o passo seguinte é identificar a razão pela qual lhe fez prestar o vestibular em direito, assim, será possível identificar uma área de atuação.

Ao final da graduação, para poder atuar, também é necessário que se conclua o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB.)

Dentro do direito, existem várias possibilidades de atuação, como dito anteriormente: magistrado, procuradoria, advocacia criminal, advocacia civil e também seguir a área acadêmica no direito.

Áreas possíveis para o graduado em direito

Como dito acima, existem inúmeras áreas para se seguir dentro do direito e é necessário identificar a razão pela qual se opta por esta área, assim, pode se traçar uma área de atuação. 

O graduado em direito pode atuar como advogado de uma firma de advocacia particular, pode atuar como advogado do estado, fazendo o papel de um servidor público, que é o caso também do magistrado e do procurador.

Dentro da advocacia, pode-se atuar de forma civil, em defesa ao consumidor, criminal ou penal, ambiental, empresarial e inúmeras outras formas de se atuar. 

Já, no caso da magistratura, é possível se tornar juiz.

O modo de tentar seguir por esta área é através de concursos públicos que ocorrem praticamente todos os anos.

O juiz irá determinar sentenças através de conhecimento apurado de leis e sensibilidade social para analisar cada caso, fazendo com que esse cargo exija extremo domínio em relação às leis

Carreira acadêmica

Como dito, também, existe a possibilidade de o graduado em direito optar por seguir a carreira na academia ao invés de ingressar no direito prático. Iniciar uma carreira na academia exige de forma inicial o ingresso em uma pós-graduação como o mestrado e o doutorado, logo após.

Depois da obtenção dos títulos de Mestre e Doutor, vêm a aptidão a prestar concursos de universidades públicas de direito, tanto federais como estaduais.

Uma vez na universidade, o papel do acadêmico é desenvolver projetos, pesquisas, dar aulas e orientar futuros profissionais e pesquisadores na área de direito.

Logo, o trabalho do acadêmico consiste em formar novas mentes e participar ativamente da geração de conhecimento de uma nação.

Você pode comprar um texto narrativo pronto com nossos parceiros que podem consultá-lo com a redação acadêmica.

 

Comentários estão fechados.