Cariocas ocupam a 2º posição do Ranking Nacional da Fila de espera das cirurgias da rede pública - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Cariocas ocupam a 2º posição do Ranking Nacional da Fila de espera das cirurgias da rede pública

Dr. Thiago Marra coloca a fila da rede pública do Rio para andar: Estado tem 240 mil à espera de cirurgia e demora chega a 12 anos

Richard tem 24 anos e sonha em ser bombeiro civil. Ele nasceu com sexo feminino, mas foi na adolescência que descobriu que estava em corpo errado. Aos 20 anos se reconheceu como homem Transgênero.

cirurgia-mastectomia-paciente-Richard-Almeida

Um ano depois buscou orientação médica para começar uma terapia com hormônios masculinos. Logo vieram a barba, o timbre de voz mais grave, o nome masculino e a esperança de um trabalho.

cirurgia-mastectomia-Richard-Almeida-emocionadoMas foi depois de uma entrevista em junho desse ano, quando emocionou o Brasil por estar 5 anos na fila do SUS para a retirada das mamas, uma surpresa inesperada.

 

Dr. Thiago Marra o procurou pelas mídias sociais e ofereceu uma mastectomia masculinizadora gratuita.

A técnica usada para a retirada da mama foi pela auréola. “Retiramos a glândula, mas deixamos uns 10% do tecido mamário que compõe a região”, comenta o médico ao informar que a cirurgia durou duas horas. Na recuperação Richard ficou vários dias de repouso, fez sessões de fisioterapia e drenagem linfática. “… me sinto pleno, feliz e agradecido por me tornar um homem completo”, agradece Richard.

 

O reconhecimento do cirurgião plástico vem de longa data. Ele se tornou referência nacional com ações como esta. Recentemente retirou parte do silicone industrial da Youtuber Luisa Marilac e passou a alertar em lives sobre o perigo da demora dos procedimentos que podem agravar o quadro dos pacientes e responder perguntas de pacientes.

Com a cirurgia do Richard Almeida, Dr. Thiago Marra iniciou uma campanha de conscientização de outros médicos particulares para que cada um adote um paciente do SUS com objetivo de colocar a fila para andar.

 

O número de demandas represadas é provavelmente mais alto, já que o Levantamento do Conselho Federal de Medicina reúne apenas dados de 16 secretarias estaduais e 10 municipais;

Há ainda a fila por procedimentos nos serviços de saúde federais, sem falar ainda naquelas pessoas que precisam da cirurgia, mas nem sequer têm acesso ao especialista que dá o encaminhamento. No Estado de São Paulo, há casos em que o paciente aguarda desde 2005, recorde entre os Estados que responderam ao CFM. Na rede paulista, 143 mil esperam por cirurgia.

Entre os procedimentos com o maior número de demandas represadas no Brasil estão as cirurgias de catarata (113.185), correção de hérnia (95.752), retirada da vesícula (90.275), varizes (77.854) e de amídalas (37.776). Só estes cinco tipos concentram quase metade de todos os pedidos na fila.

O Estado de SP lidera o ranking com 143 mil procedimentos cirúrgicos na fila e os Estados como MG, CE, RJ, RS,DF, PR, POA, MS e GO estão entre os 10 primeiros colocados.

Serviço

Lives

Dia: todas às segundas-feiras

Horário: 20h

Link: https://www.instagram.com/drmarra/

https://www.instagram.com/drmarra/

Cirurgião Plástico Dr. Thiago Marra:

cirurgiao-plastico-Thiago-Marra

Membro da associação brasileira de médicos pós graduados – ABRAMEPO, e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica. Além de ser especialista em rinoplastia, realiza vários procedimentos como prótese de mama, mastopexia, lipoaspiração e harmonização facial, para depois da cirurgia de redesignação sexual. Fora do centro cirúrgico, fundou a Associação de Dentistas Especialistas em cirurgias faciais que visa combater a reserva de mercado e apoiar a classe da Odontologia para realização de procedimentos estéticos, como a harmonização orofacial.

Comentários estão fechados.