• Recentes
  • Tendências
edit post
Benchmarking

Benchmarking: o que é, como fazer e quais os benefícios

27/08/2022
edit post
Temporada de estágios 2026: confira oportunidades em multinacionais com inscrições abertas

Empresas abrem programas de estágio com foco em diversidade e inclusão para 2026

08/11/2025
edit post
Pix transforma sistema financeiro brasileiro e inspira países da América Latina

Pix avança sobre o cartão de crédito e deve liderar pagamentos online em 2025

08/11/2025
edit post
Natura anuncia parceria institucional para apoiar a COP30 em Belém

Natura anuncia parceria institucional para apoiar a COP30 em Belém

08/11/2025
edit post
Lotofácil 3533: tem aposta única vencedora e prêmio de R$ 1,68 milhão

Lotomania 2846: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

07/11/2025
edit post
Quina 6873: acumula e prêmio estimado chega a R$ 5,2 milhões no próximo concurso

Lotofácil 3533: tem aposta única vencedora e prêmio de R$ 1,68 milhão

07/11/2025
edit post
Mega-Sena 2937: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 55 milhões

Quina 6873: acumula e prêmio estimado chega a R$ 5,2 milhões no próximo concurso

07/11/2025
edit post
STF forma maioria para rejeitar recurso de Jair Bolsonaro contra condenação

STF forma maioria para rejeitar recurso de Jair Bolsonaro contra condenação

07/11/2025
edit post
Bolsonaro se prepara para possível prisão antes do Natal, dizem aliados

Bolsonaro se prepara para possível prisão antes do Natal, dizem aliados

07/11/2025
edit post
Governo investiga ameaça a subestação de energia no Pará durante a COP30

Governo investiga ameaça a subestação de energia no Pará durante a COP30

07/11/2025
edit post
Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

07/11/2025
edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

Tráfego pago se consolida como principal motor de crescimento para empresas e clínicas em 2025

07/11/2025
edit post
Forma de pagamento no abastecimento pode aumentar o custo do combustível

Gasolina fecha outubro em alta de 0,4% apesar de redução anunciada pela Petrobras

07/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 8 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Benchmarking: o que é, como fazer e quais os benefícios

Sarah Souza por Sarah Souza
27/08/2022
em Marketing
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Benchmarking

Descubra como o benchmarking pode alavancar o seu negócio

CompartilharCompartilhar

Saber como empresas parceiras ou concorrentes estão atuando, pode ser muito valioso para entender a adequação de suas estratégias ao cenário de mercado. Decerto, essa análise comparativa é conhecida como benchmarking.

O que é benchmarking?

Traduzindo para o português, benchmarking quer dizer avaliação comparativa. Porém, na origem da palavra (bench + marking), pode significar ponto de referência, ou seja, uma marcação de local. 

Talvez você goste de ver:

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Em outras palavras, na linguagem corporativa, o benchmarking é o processo de pesquisa e análise entre empresas do mesmo setor ou modelo de negócio. Portanto, seu principal objetivo é visualizar como suas estratégias de negócio estão coerentes com as praticadas no mercado pelos parceiros ou concorrentes.

Em resumo, é conhecer, analisar e entender onde seus parceiros e concorrentes estão atuando, e como estão atuando, e identificar se seu negócio tem feito o mesmo. Assim como um ponto de referência.

Esse ponto de referência certamente servirá para guiar sua equipe no desenvolvimento de iniciativas e projetos que possam melhorar as ações da empresa no mercado.

Quais são os tipos de benchmarking?

Para tirar o máximo proveito dessa estratégia, certamente é preciso entender que existem vários tipos de benchmarking.

Competitivo

Mais comum no mercado, neste tipo de benchmarking o objetivo é usar os dados e ações dos concorrentes como referência. 

Genérico

Este tipo de benchmarking deve ser aplicado quando a sua e a outra empresa possuem processos semelhantes, mas não disputam mercado. A comparação tem como objetivo encontrar ideias novas ou pontos de melhoria.

Funcional

Orientado pelas funções, este tipo de benchmarking busca encontrar qual a melhor forma de executar as etapas que podem ser aplicadas naquela função. Nesse caso, pode ser feito em qualquer empreendimento mesmo sem serem parecidos, por exemplo. 

Ler  Como Reescrever Frases Automaticamente Usando Inteligência Artificial

Interno

Neste modelo, avalia-se como diferentes setores do empreendimento se comportam. Seja em níveis de organização, produtividade ou outros resultados.

De cooperação

Nesse modelo de benchmarking ocorre a troca entre duas empresas que se destacam em atividades diferentes. 

Por exemplo, uma empresa excelente na produção de eventos, porém, não tão boa no marketing de conteúdo, pode combinar a troca de experiências com outra. A parceria serve para, de fato, alavancar ambas as empresas da melhor maneira possível.

Benefícios do benchmarking

Conhecer e entender a realidade de outras empresas e concorrentes pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Decerto, a utilização do benchmarking como estratégia permite:

  • identificar possíveis falhas na estruturação dos processos do seu negócio;
  • conhecer novas estratégias e ferramentas que podem ser aplicadas à realidade da sua empresa;
  • identificar a realidade e as novas tendências de mercado;
  • ganhar potencial argumentativo para implementação de mudanças.

Como fazer benchmarking?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que existem alguns princípios que devem ser seguidos. Sem dúvida, são códigos éticos, que garantem o bom andamento do processo e dos resultados.

  • Legalidade: obtenha todos os dados e qualquer informação de maneira legal e transparente;
  • Troca: ofereça o equivalente ao solicitado ao parceiro de benchmarking;
  • Confidencialidade: mantenha em sigilo as informações que você conseguiu, exceto em casos onde haja a liberação de divulgação.

6 passos para fazer benchmarking

1- Selecione concorrentes para monitorar

Escolha alguns dos principais concorrentes do seu negócio para acompanhar como eles atuam. Ou seja, monitore redes sociais, notícias, informações públicas e qualquer outro tipo de dado que consiga acesso.

2- Escolha empresas parceiras para conversar

Para o benchmarking de cooperação você deve escolher empresas parceiras para se reunir e trocar ideias de negócio. Então, busque parceiros que tenham fit com suas atividades para conseguir tirar melhor proveito dessa estratégia.

3- Defina os indicadores de análise

Estabeleça quais serão os indicadores analisados na sua estratégia de benchmarking. Tanto os quantitativos, quanto os qualitativos. Defina, por exemplo, se quer acompanhar dados como o de conversões em vendas, estrutura da equipe, ferramentas utilizadas etc e registre tudo em documento.

Ler  Marketing 4.0 e o Papel da Inteligência Artificial: A Nova Era do Relacionamento com o Consumidor

4- Faça a análise dos dados

Avalie os dados apurados, seja qual for o tipo de benchmarking, entenda o que eles representam e como eles se aplicam a sua estratégia.

5- Identifique os pontos altos e baixos

Busque identificar nas experiências onde estão seus pontos fortes e pontos fracos. Sobretudo, uma boa forma de fazer este tipo de avaliação é por meio da análise SWOT. 

6- Implemente mudanças no seu negócio

Após ter todos os dados e informações sobre como o mercado age, é hora de implementar as mudanças que seu negócio precisa para tornar-se ainda mais competitivo.

Leia também:

Como fazer um plano de negócios eficiente para atrair investidor

Marketing Digital para pequenas empresas: dicas valiosas

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: benchmarking
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails
edit post
Temporada de estágios 2026: confira oportunidades em multinacionais com inscrições abertas

Empresas abrem programas de estágio com foco em diversidade e inclusão para 2026

por Kayene Simao
08/11/2025

Empresas de diversos setores estão com inscrições abertas para programas de estágio que terão início em 2026. As oportunidades incluem...

edit post
Pix transforma sistema financeiro brasileiro e inspira países da América Latina

Pix avança sobre o cartão de crédito e deve liderar pagamentos online em 2025

por Kayene Simao
08/11/2025

Durante décadas, o cartão de crédito dominou o comércio eletrônico brasileiro. No entanto, essa liderança enfrenta um momento decisivo com...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Natura anuncia parceria institucional para apoiar a COP30 em Belém

Natura anuncia parceria institucional para apoiar a COP30 em Belém

por Kayene Simao
08/11/2025

A Natura anunciou uma parceria institucional para apoiar a realização da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), que...

edit post
Lotofácil 3533: tem aposta única vencedora e prêmio de R$ 1,68 milhão

Lotomania 2846: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

por Kayene Simao
07/11/2025

O Concurso 2846 da Lotomania foi realizado nesta sexta-feira, 7 de novembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d