Recolocação depois dos 40: Idade não é documento!

Já passou quando se trata de conseguir um emprego!

É claro que quem já passou dos 40 anos tem sim chances de encontrar uma oportunidade.
Depende muito da empresa, cargo, precisa ser muito bem analisado.

Robin McKay Bell e Liam Mifsud, autores do livro “Finding Work After 40”, alertaram que o candidato deve estar preparado para tudo, inclusive preconceito contra a idade.

Apenas 1% dos cargos em mais de uma centena de empresas no Brasil são ocupados por pessoas com mais de 65 anos, de acordo com o estudo Envelhecimento da Força de Trabalho no Brasil, feito pela consultoria PWC e a Fundação Getúlio Vargas. Pior que isso, 70% das empresas que responderam à pesquisa acreditam que profissionais na terceira idade são mais caros, 69% responderam que eles não se adaptam bem às mudanças e 63% os veem como acomodados com a proximidade da aposentadoria.

No primeiro semestre de 2020, foram demitidos 65 mil profissionais com mais de 65 anos, alta de 25% em comparação ao mesmo período de 2019, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Na faixa dos 50 aos 64 anos, foram 756 mil demissões (alta de 9%); em comparação, as demissões entre jovens de 25 a 29 subiram só 2,3%.

O mercado de trabalho sempre foi altamente competitivo, se você já passou por uma entrevista de emprego, quer dizer que o RH quer conhecer você melhor e para isso você precisa mostrar muito das suas competências, tanto pessoais quanto profissionais, reforce essas qualidades na entrevista.

Tenha confiança acima de tudo. Você já tem bagagem e sabe o que quer, confie no seu potencial, utilize as redes sociais ao seu favor e mantenha sempre atualizada; não dispense os trabalhos temporários, lá você pode mostrar as suas habilidades e qualificações para deixar uma imagem positiva perante a empresa que está prestando serviço. Não deixe de estudar, se certificar, participar de eventos, lives, palestras e workshops e utilize seu networking ao seu favor, retome contatos de empresas anteriores.

Mórris Litvak, idealizador do Maturi, divulga muitas vagas de emprego. A plataforma é gratuita. Basta realizar o seu cadastro no site e esperar que alguma empresa entre em contato.

O LinkedIn conta com mais de 760 milhões de usuários, é a rede social profissional mais utilizada para quem está buscando emprego, pois lá estão as empresas e os recrutadores que buscam profissionais para contratação, muito usado para networking, gerador de negócios e parcerias.

Vou te ajudar com algumas dicas para potencializar sua recolocação:

Autoconhecimento: Faça uma autoanálise e saiba o que você quer.

Invista em conhecimento: Ele nunca é demais. Se atualize, essa é a melhor forma de conseguir se diferenciar dos candidatos. Busque cursos na sua área ou especializações que complementem o seu conhecimento.

DÊ MAIS UM PASSO EM SUA CARREIRA!

CONHEÇA A DESCOMPLICA: PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

Seu currículo e LinkedIn estão atualizados? Seu currículo é um cartão de visitas, tem que estar sempre atualizado com as informações da sua carreira, além dos dados pessoais, claro! Deixe bem visível seu currículo seus resultados, assim você vai se diferenciar dos outros candidatos. Como mencionei acima, o LinkedIn é uma rede profissional que lá estão as empresas e os recrutadores, esteja tudo alinhado: Currículo e o seu perfil do LinkedIn.

Como está o seu Networking? Tem ido a eventos, palestras? Eu falo muito nas minhas palestras que o Networking é para a vida e não quando você precisa dele. Ele é uma das melhores formas de conseguir recolocação no mercado de trabalho após os 40 anos, a sua experiência neste momento vai contar muito, pois na sua trajetória profissionais você já fez muito relacionamento, não é verdade? Assista lives, participe de cursos para conhecer mais pessoas que possam te ajudar nesta sua recolocação.

Entrevista e processo seletivo: Se prepare para o dia da entrevista, mostre suas qualidades, o que tem para melhorar, sua capacidade de assumir erros (humildade), e mostre seus resultados nas empresas em que já atuou. E seja gentil e aberto as pessoas que estarão presentes no processo seletivo, não é só porque tem mais experiência você sabe tudo, certo?
Procure por vagas: Tenha um hábito diário, dedique-se um tempo para buscar nos sites de oportunidades de emprego. Atualmente, existe o site Maturijobs é especializado em profissionais maduros, além de estar sempre com grandes eventos para potencializar seu networking, conhecimento e qualidade de vida. Cito outros que também indico: Vagas.com, Infojobs, BeejJobs, Revelo, Gupy e o próprio LinkedIn.

Cuide da sua saúde: Se você não tiver bem, como vai fazer uma boa entrevista? Um dos fatores que pode pesar contra a sua contratação (profissional acima dos 40 anos) é a condição física e de saúde. Cuide da sua saúde, alimentação e faça atividades físicas.

Procure algo que preencha sua mente: Leia bons livros, participe de lives e discursões dentro do LinkedIn, faça caminhadas no campo, na praia ou na cidade.

Abaixo listei algumas empresas que estão contratando acima de 40 anos:

  • Deloitte
  • Sabemi
  • Direcional Argamassas E Revestimentos
  • International Flavors & Fragrances
  • Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
  • Eurofarma
  • Accenture
  • Magazine Luiza

Depois deste artigo espero ter ajudado a você focar mais na sua carreira.

Te desejo muito sucesso!!!