Diante da evolução do sistema de dados na internet, surgiu a API. Ela é um conjunto de procedimentos ou métodos que possibilitam que um sistema consiga se conectar em outro, seja para receber ou enviar dados. A sigla API refere-se ao termo em inglês “Application Programming Interface” que significa em português “Interface de Programação de Aplicativos”. Em pesquisa realizada pela TechNavio (2016), especialista em pesquisas de mercado, é esperado que o mercado global de APIs atinja 965 milhões de dólares até 2020 com taxa de crescimento anual acima de 30%.
A LinkApi, é uma startup brasileira que vem acompanhando o crescimento desse mercado. A plataforma é criada por e para desenvolvedores e permite que empresas de diferentes perfis desenvolvam, monitorarem e distribuam integrações. De maneira simples, a LinkApi oferece uma plataforma de conexão entre aplicações, sistemas ou softwares, que automatiza e aumenta a eficiência operacional, além de auxiliar na transformação digital dessas empresas. Invisíveis aos usuários comuns, essa Plataforma de Integração como Serviço (IPaaS) proporciona a integração entre sistemas que possuem linguagem totalmente distintas de maneira ágil e segura.
Hoje, a empresa possui mais de 100 clientes ativos, entre e-commerce, marketplaces e empresas de logística. Entre elas está a Contém 1g. Por meio da integração entre sistemas oferecido pela startup a empresa conseguiu implementar o controle e monitoramento do estoque em tempo real. Dessa maneira toda distribuição teve uma eficácia no controle de entrada e saída dos produtos para os diversos pontos de venda que atuam (e-commerce, lojas físicas e revenda). A partir disso, foi possível implementar uma reposição pró-ativa que não paralisa a operação pela falta de produtos. Com essa otimização a Contém 1g maximizou em 50% a manutenção de suas operações em estoque.
O CEO e fundador da LinkApi, Thiago Lima, afirma que a integração entre sistemas são cada vez mais necessárias para o sucesso dos negócios. “As APIs estão em evidência, pois deixaram de ser simplesmente um modelo arquitetural de software, para se tornar um agente fundamental na transformação digital. Através desta tecnologia é possível criar uma série de novos modelos de negócios e implementar iniciativas de inovação em grandes empresas”, completa.