O Airbnb anunciou, no final de abril, o seu Programa Avançado de Limpeza, que inclui o primeiro protocolo padronizado e abrangente de higienização no setor de compartilhamento de acomodações.
A iniciativa, que é global, visa apoiar anfitriões e hóspedes para o futuro das viagens, com foco na saúde e na segurança da comunidade.
O Protocolo de Higienização do programa, que começará nos Estados Unidos e será ampliado para outros mercados, como o Brasil, está sendo desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e em parceria com especialistas em hospitalidade e higiene médica locais.
As diretrizes, que serão anunciadas em maio, vão incluir capacitação da comunidade de anfitriões sobre como higienizar todos os cômodos de uma casa e certificação das acomodações que seguem esses padrões.
Como será o novo protocolo de limpeza do Airbnb
O novo protocolo, que estará disponível para todos os anfitriões do Airbnb, incluirá, ainda, informações específicas sobre a prevenção à COVID-19, como o uso de equipamentos de proteção individual (como máscaras e luvas) para os anfitriões e seus assistentes, além de desinfetantes certificados por autoridades sanitárias.
Também será necessário um período de 24 horas, após a última estadia, e antes que o próximo hóspede entre na acomodação para evitar eventuais riscos de contaminação.
Os anfitriões que não puderem se comprometer com o Protocolo de Higienização poderão optar por um novo recurso chamado Intervalo entre Reservas, que estabelece um período maior, de 72 horas, entre o fim de uma reserva e o início de outra.
Esse intervalo é baseado em recomendações de especialistas aplicadas em outro programa do Airbnb, que já ofereceu mais de 200 mil estadias a profissionais de saúde na linha de frente do combate à COVID-19 pelo mundo em países como: Alemanha, Colômbia, Espanha, Itália e México.
Os hóspedes, por sua vez, poderão identificar e reservar as acomodações incluídas no Programa Avançado de Limpeza logo após a adesão dos anfitriões.
Esse esforço faz parte do forte histórico de limpeza do Airbnb.
Segundo dados da plataforma de 31 de março de 2020, 94% das avaliações deixadas por hóspedes após uma estadia mostram que eles estão satisfeitos com a limpeza, com classificações que vão de 4 a 5 estrelas.
O futuro das viagens
“As acomodações se tornaram um lugar de acolhimento, e o futuro das viagens também dependerá de uma nova zona de conforto, com a privacidade e os benefícios de um lar longe de casa, sem multidões ou alta rotatividade. Estamos trabalhando com especialistas líderes em saúde e higiene para que a hospitalidade, que é marca registrada da nossa comunidade, possa incorporar essas orientações e atender a novas preferências pessoais”, afirma Greg Greeley, presidente de Acomodações do Airbnb.
O Airbnb identificou que os anfitriões querem voltar a hospedar e acredita que, quando as restrições forem flexibilizadas, as pessoas voltarão a viajar.
Segundo pesquisa feita pela plataforma entre 1 e 5 de abril com anfitriões de Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Itália, México e Reino Unido, 92% afirmam que, depois que a pandemia terminar, eles planejam hospedar com frequência igual ou maior do que antes.
No fim de março de 2020, os dados de reserva do Airbnb mostravam que o número de reservas com data de início dentro dos 6 meses seguintes era maior que na mesma época no ano passado.
Em um momento de grande preocupação com a COVID-19, os hóspedes podem querer evitar o excesso de interação ou regiões de trânsito intenso de pessoas, segundo dados da US Travel Tracker da Skift de março de 2020.
A empresa de pesquisa destaca que a pandemia “fará com que as pessoas prefiram atividades e experiências que envolvam menos exposição a multidões, maior controle em relação ao seu entorno e mais garantias de limpeza, pelo menos no curto prazo.”
Historicamente, os hóspedes têm mostrado interesse em viajar com o Airbnb por causa de comodidades.
No Brasil, entre os hóspedes que reservam acomodações para uma estadia em família ou em grupo, por exemplo, itens como cozinha completa, estacionamento e máquina de lavar estão no topo da lista de preferências, que podem ser previamente selecionadas pela plataforma na hora de buscar o perfil de acomodação ideal, oferecendo maior controle sobre o ambiente e a experiência de viagem.
Leia Também: Turismo: sobrevivência do setor, em tempos de pandemia
Sobre o Airbnb
O Airbnb é uma das maiores plataformas do mundo para estadias e atividades únicas e autênticas, oferecendo mais de 7 milhões de anúncios de acomodações e 40 mil experiências desenvolvidas por anfitriões locais.
O Airbnb é um motor de empoderamento econômico que ajuda milhões de empreendedores de hospitalidade a monetizar seus espaços e suas paixões, mantendo os benefícios financeiros do turismo em suas próprias comunidades.
Com mais de 500 milhões de chegadas de hóspedes globalmente desde a sua fundação, há 11 anos, e acessível em 62 idiomas em 220 países e regiões, o Airbnb promove a conexão entre as pessoas e a confiança no mundo todo.