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A incrível ascensão do TikTok

por Dennis Nakamura

Nascido na China em setembro de 2016 e batizado primeiro de Douyin, o aplicativo recheado de dancinhas e sincronia labial nas músicas, já é utilizado mensalmente por mais de 1,5 bilhões de usuários em mais de 150 países.

Se você ainda não possui uma conta no TikTok, certamente já se deparou com vídeos “dele” em sua *timeline ou story do Facebook, Whatsapp e Instagram.

Veja a seguir as 8 principais estratégias que ajudaram o TikTok a se tornar a rede social mais rápida de todos os tempos:

Detalhes e mais detalhes

O início da ascensão se deu principalmente à sua capacidade de dar atenção aos pequenos detalhes.

Primeiro que sua UI (Interface de usuário) revolucionou a internet possibilitando que qualquer um crie, edite e poste videos curtos facilmente dentro do próprio *app automaticamente aparecendo para milhares de outros usuários.

Inclusive caprichou nos filtros e efeitos especiais divertidos e engraçados que o usuário pode usar ao criar e editar seus vídeos, gerando emoções positivas em quem assiste aos vídeos, além de gerar curiosidade para explorar novos filtros.

Sua UX (experiência do usuário) também não foi deixada para trás. Ao acessar o app você já entra diretamente no feed de conteúdo e, diferentemente dos seus principais concorrentes Facebook e Instagram, é imediatamente puxado por vídeos que ocupam a tela inteira do seu smartphone gerando maior imersão no conteúdo, o que realmente importa.

Parcerias

Apesar do rápido crescimento inicial, o TikTok acabou tendo sua ascensão reduzida e para continuar acelerando, apostou em parcerias com celebridades e influenciadores locais gerando curiosidade em milhões de usuários de outras plataformas, incentivando sua migração e/ou utilização paralela

Em seguida partiu para grandes marcas de serviços ou produtos, como a GM (Chevrolet), com a criação de conteúdos instigantes e divertidos pelas próprias marcas, uma abordagem bastante diferente do que estão habituadas a ter em outras redes.

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Integrações com os campeões

De forma a reduzir ainda mais o atrito de espalhamento, o TikTok foi atrás de integrar seu sistema com outras redes sociais já consolidadas na China como os mensageiros QQ e WeChat, espécies de WhatsApp no país.

Com isso se tornaria fácil de compartilhar os vídeos do TikTok para pessoas que ainda não possuíam cadastros, dando um tipo de amostra grátis do que o app pode fazer.

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M&A: Aquisição do Musica.Ly por US﹩ 1B

Em 2017 a ByteDance, mãe do TikTok adquiriu a Musica.Ly, também chinesa, porém com grande penetração nos EUA. A aquisição trouxe enormes vantagens competitivas para a startup como a função de *lip-sync, na qual os usuários podem sincronizar seus movimentos de lábio e dança com músicas reais, e a parceria com produtoras musicais ocidentais como a Warner, que permitiu que seus mais novos lançamentos (músicas) já estivessem automaticamente licenciadas para utilização sem a necessidade de burocracia e pagamento música a música, possibilitando o maior engajamento dos usuários mais jovens e antenados.

Além do mais, a fusão com a Musica.Ly trouxe 200 milhões de novos usuários para o TikTok, claro.

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Made in China

Não podemos deixar de mencionar que o app nasceu em terras de Jackie Chan e Bruce Lee, onde moram mais de 1,4 bilhão de pessoas. O crescimento dentro da cultura dos grandes centros urbanos chineses, que é de abundância de internet (apesar de regulada) e smartphones proporcionou ultrapassar a barreira dos 100 milhões de usuários mensais ativos e 1 bilhão de vídeos assistidos todos os dias com apenas 1 ano de vida.

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Os Millennials

Ao analisarmos a base de usuários do TikTok, encontramos quase metade dos usuários entre 15 e 25 anos de idade. Adolescentes e jovens adultos dessa faixa etária são seres que estão sempre motivados para criar vídeos cativantes e cheios de energia positiva, além de incessantemente conectados, o que facilita muito o engajamento no app, “aprisionando” os demais usuários que o assistem.

Estratégias

Uma excelente tática da empresa para continuar atingindo usuários de outras redes sociais foi a pequena barreira de compartilhamento criada.

Vou explicar, para você exportar o vídeo que acabara de gravar e editar, você primeiro precisa postá-lo na plataforma, garantindo a geração de conteúdo interno, só assim pode salvá-lo no celular para compartilhar nas demais redes sociais.

Ainda há a famosa marca d’água do TikTok na margem inferior da tela em todos os vídeos compartilhados nas demais plataformas, o que gerou muita curiosidade em todos que a viam nos posts de seus influenciadores preferidos nas outras redes sociais como Whatsapp, Facebook e principalmente, no Instagram. Fazendo sua marca aparecer para milhões de usuários do concorrente de forma orgânica e espontânea.

Coronavírus

Durante a quarentena, a estratégia foi incentivar a utilização do TikTok para novos tipos de conteúdos como *Lives, Tutoriais e DIYs (do inglês Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo), que são vídeos educativos ensinando diversidades como por exemplo, construir uma escrivaninha à partir de uma velha porta que não lhe é mais útil.

Com a união desse tipo de conteúdo com a pandemia e epidemia, que “quarentenou” não apenas os jovens, mas também os adultos, o aplicativo iniciou uma escalada também nos usuários mais velhos em busca desse tipo de conteúdo regado à entretenimento.

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Conclusão:

Assim como diversas outras startups, o fenômeno TikTok teve seu sucesso baseado principalmente em planejamento, visão estratégica, boa execução, timing, flexibilidade e melhoria contínua.

A vida do TikTok não é apenas um mar de rosas, mas conto isso em num próximo artigo.

Agora em 2020 seu *valuation é de aproximadamente 75 bilhões de dólares.

Glossário

*valuation = valor da empresa / valor de mercado

M&A = mergers and acquisitions / fusões e aquisições

*timeline = linha do tempo / feed de conteúdo

*app = redução para palavra aplicativo / application

*lyp-sync = sincronização de lábios

*lives = vídeos para que seus seguidores assistam ao vivo

Sobre Dennis Nakamura

dennis-nakamura

37, casado, cristão, engenheiro e especialista em project finance. Em 2008, ajudou a fundar uma ONG para apoiar mais de 2.500 jovens estudantes, de mais de 9 cidades, a descobrirem a melhor forma de trilhar suas carreiras. Como gestor de 2 UNICÓRNIOS ajudou a aumentar a margem de lucro, aperfeiçoar a experiência de compra do consumidor e ultrapassar a marca dos BILHÕES por ano. Mentor de startups para a Oracle Brasil, aceleradora Bluefields ligada à Univ. Mackenzie, mentor de carreira na Poli-USP, sócio de startups de Foodtech, HRTech, HealthTech e investimentos.

dennisnakamura.com

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