• Recentes
  • Tendências
edit post
PERSONA-NEGOCIO (1)

A importância de conhecer a persona do seu negócio

09/02/2024
edit post
Confiança do Consumidor Brasileiro Cai com Perspectiva Mais Fraca

Confiança do Consumidor Brasileiro Cai com Perspectiva Mais Fraca

25/08/2025
edit post
Belém reúne especialistas para discutir clima e energia antes da COP30

Belém reúne especialistas para discutir clima e energia antes da COP30

25/08/2025
edit post
Alckmin diz que tarifaço de Trump já afeta 3,3% das exportações brasileiras e garante: “Vai passar”

Alckmin diz que tarifaço de Trump já afeta 3,3% das exportações brasileiras e garante: “Vai passar”

25/08/2025
edit post
Bahia derrota Santos e se consolida na briga por vaga na Libertadores

Bahia derrota Santos e se consolida na briga por vaga na Libertadores

25/08/2025
edit post
Anemia por deficiência de ferro: pacientes ainda enfrentam barreiras de acesso a tratamento no SUS

Anemia por deficiência de ferro: pacientes ainda enfrentam barreiras de acesso a tratamento no SUS

25/08/2025
edit post
Educação Financeira: Série de Produções Audiovisuais Pode Ajudar na Formação de Hábitos Saudáveis

Educação Financeira: Série de Produções Audiovisuais Pode Ajudar na Formação de Hábitos Saudáveis

25/08/2025
edit post
5G completa três anos no Brasil com metas superadas e uso crescente em setores estratégicos

5G completa três anos no Brasil com metas superadas e uso crescente em setores estratégicos

25/08/2025
edit post
Escola técnica no ABC Paulista inaugura espaço modernizado para formação no setor automotivo

Escola técnica no ABC Paulista inaugura espaço modernizado para formação no setor automotivo

25/08/2025
edit post
Franquias de turismo apostam em inteligência artificial para melhorar atendimento

Franquias de turismo apostam em inteligência artificial para melhorar atendimento

25/08/2025
edit post
Aberta negociação especial para regularização de dívidas de pequeno valor

Aberta negociação especial para regularização de dívidas de pequeno valor

25/08/2025
edit post
Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

Laranjas estão apodrecendo nas fazendas; Brasil registra menor volume exportado

24/08/2025
edit post
Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

Aplicativo de gestão empresarial lança experiência personalizada para empreendedores

24/08/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
segunda-feira, 25 agosto, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

A importância de conhecer a persona do seu negócio

A persona funciona como uma chave-mestra que irá ajudar a transformar pessoas em clientes fiéis da sua marca

Conteúdo de Marca por Conteúdo de Marca
09/02/2024
em Marketing, Patrocinado
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
PERSONA-NEGOCIO (1)
CompartilharCompartilhar

Quem é a persona do seu negócio? Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer, não importa se irá vender no meio físico, online ou em ambos. A partir dela será possível definir todas as suas ações e formas de conquistar clientes, sem contar que quem conhece sua marca cria uma forte identificação.

Talvez você goste de ver:

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Cinco erros comuns no marketing de afiliados e como evitá-los

Netflix adota IA generativa em produções e finaliza cenas com 10x mais agilidade

Ainda assim, existem mais motivos que explicam porque é tão importante conhecer e criar a sua persona. Confira!

Definir seus conteúdos

Mesmo que opte apenas pelo meio online, você precisa trabalhar o SEO para loja virtual. Para isso, deve entender o que chama a atenção do seu cliente e o leva ao clique. A descrição do produto requer algo chamativo, assim como os demais conteúdos de seu site e redes sociais.

Você pode investir em um blog com dicas relacionadas ao produto ou fazer postagens no Instagram e em outras redes, por exemplo. Também ajuda definir a frequência de postagens, se tem mais texto ou imagem e até se o conteúdo funciona melhor em vídeo ou em modo estático.

Trabalhar estratégias certeiras

O que conquista seu cliente? A persona bem definida tem gostos pessoais, valores e formas de agir que condizem com seu público-alvo. Assim, você começa a definir estratégias para conquistar essas pessoas. Vale comentar que não é preciso ter uma única persona, ainda mais nos casos de venda de produtos e serviços variados.

No entanto, pense num exemplo: uma marca de produtos jovens teria uma persona descolada, que fala de um jeito mais coloquial e está antenada em redes sociais, como o TikTok e o Instagram. Assim, fazer um anúncio no Facebook seria um erro de estratégia, já que lá o público é mais velho, predominantemente adulto.

Gerar identificação

Outra função importante da persona é ajudar na identificação, quase como tornar a marca uma pessoa de verdade, alguém com quem o cliente teria um forte vínculo de amizade. Assim, quando o cliente em potencial encontra o produto ou serviço, a primeira frase que vem em sua mente é: “isso foi feito para mim” ou “essa marca é para mim”.

Ler  5 tendências de Marketing e Vendas até 2030

Essa identificação pode acontecer de várias formas e o ideal é trabalhar o máximo delas: pela linguagem utilizada, pelos valores da marca, pelo tom adotado e até por seus posicionamentos em relação a determinados assuntos. Este último, inclusive, pede cuidado, afinal, pode resultar em unfollow e até deixar a imagem da marca negativa.

Determinar tom e linguagem

Imagine uma situação simples: uma marca que vende para o público adulto se comunicando em uma linguagem jovial demais, descolada demais e nas redes sociais erradas. Isso certamente não daria certo, já que não conseguiria conversar com o público. Então, mesmo que o dono do negócio seja jovem, ele precisa dialogar com seus clientes.

A persona é uma maneira prática de determinar a melhor linguagem e tom para falar com as pessoas que podem se interessar pela marca. Acontece de atrair alguém “fora da curva” que acabe levando o produto? Acontece. Mas saiba que essa pessoa é uma exceção, e você precisa focar no seu público-alvo.

Conhecer melhor seu cliente

Uma pergunta que pode ser bastante difícil de responder para quem está começando um negócio: quem é seu cliente? A persona acaba, então, se tornando uma maneira mais prática de responder a essa pergunta, já que, ao desenvolvê-la, você analisa muitos fatores.

A persona da sua empresa pode ser apaixonada por livros juvenis, antenada nas últimas novidades literárias pelas redes sociais e preferir fazer suas leituras pelos aplicativos ou e-readers. Com essas informações, por exemplo, já fica bem mais fácil determinar como você vai conversar e até como conquistar esse cliente e descobrir outras coisas sobre ele.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Conteúdo de Marca

Conteúdo de Marca

Esta é uma Publicação Patrocinada. As informações contidas neste conteúdo não refletem nossas opiniões e não faz parte do conteúdo jornalístico da Revista Capital Econômico. Não nos responsabilizamos pelas declarações contidas neste material.

Artigos recomendados

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails

Cinco erros comuns no marketing de afiliados e como evitá-los

por Kayene Simao
12/08/2025
edit post
Cinco erros comuns no marketing de afiliados e como evitá-los

O marketing de afiliados tem ganhado espaço como uma alternativa para monetização no ambiente digital. Entretanto, transformar cliques em conversões e garantir receita recorrente exige mais do que...

Leia maisDetails

Netflix adota IA generativa em produções e finaliza cenas com 10x mais agilidade

por Redação
19/07/2025
edit post
Netflix adota IA generativa em produções e finaliza cenas com 10x mais agilidade

A Netflix anunciou que já está utilizando inteligência artificial generativa (GenAI) na produção de seus programas e filmes originais. A revelação foi feita durante a conferência de resultados...

Leia maisDetails

Revista Capital Econômico Lança Iniciativa para Conectar Marcas Brasileiras de Qualquer Tamanho ao Mercado Americano

por Redação
08/07/2025 - Atualizado em: 09/07/2025
edit post
Revista Capital Econômico Lança Iniciativa para Conectar Marcas Brasileiras de Qualquer Tamanho ao Mercado Americano

A Revista Capital Econômico, publicação referência  em negócios, economia e empreendedorismo, com um alcance superior a 5 milhões de pessoas, anuncia sua expansão para os Estados Unidos e...

Leia maisDetails

Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

por Kayene Simao
30/06/2025
edit post
Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

À primeira vista, pode soar inusitado: o que faz um grupo de agrônomos trabalhando em uma agência de marketing digital? A pergunta tem sido feita com frequência e...

Leia maisDetails
edit post
Confiança do Consumidor Brasileiro Cai com Perspectiva Mais Fraca

Confiança do Consumidor Brasileiro Cai com Perspectiva Mais Fraca

por Redação
25/08/2025

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela FGV IBRE, apresentou queda de 0,5 ponto em agosto, atingindo 86,2...

edit post
Belém reúne especialistas para discutir clima e energia antes da COP30

Belém reúne especialistas para discutir clima e energia antes da COP30

por Redação
25/08/2025

Belém (PA) recebe, entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, a Semana Internacional das Energias Renováveis, Sustentabilidade...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Alckmin diz que tarifaço de Trump já afeta 3,3% das exportações brasileiras e garante: “Vai passar”

Alckmin diz que tarifaço de Trump já afeta 3,3% das exportações brasileiras e garante: “Vai passar”

por Redação
25/08/2025

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado que o Brasil vai superar...

edit post
Bahia derrota Santos e se consolida na briga por vaga na Libertadores

Bahia derrota Santos e se consolida na briga por vaga na Libertadores

por Well Coutinho
25/08/2025

O Bahia venceu o Santos por 2 a 0 neste domingo (24), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d