• Recentes
  • Tendências
edit post
experiencia-varejo

A conta que fecha: as experiências emocionais do varejo físico para o consumidor

15/02/2021
edit post
Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

18/09/2025
edit post
Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

Mega-Sena 2916: prêmio acumula e próximo concurso pode pagar R$ 40 milhões

18/09/2025
edit post
Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

18/09/2025
edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

18/09/2025
edit post
ABC suspende programa de Jimmy Kimmel após comentários sobre assassinato de Charlie Kirk

ABC suspende programa de Jimmy Kimmel após comentários sobre assassinato de Charlie Kirk

18/09/2025
edit post
Mart Minas Abre Vagas de Emprego em Diversas Áreas em Minas Gerais

Contabilizei abre 107 vagas de trabalho em diferentes modalidades

18/09/2025
edit post
Nubank lança ETFs que acessam títulos de renda fixa dos EUA

Nubank lança ETFs que acessam títulos de renda fixa dos EUA

18/09/2025
edit post
BNDES aprova financiamento de US$ 71,4 milhões para projeto de energia no Chile

BNDES aprova financiamento de US$ 71,4 milhões para projeto de energia no Chile

18/09/2025
edit post
Pagamentos digitais ampliam inclusão financeira no Brasil, América Latina e Espanha

Pagamentos digitais ampliam inclusão financeira no Brasil, América Latina e Espanha

18/09/2025
edit post
Como a operação de TI está sendo revolucionada pela IA em tempo real

Como a operação de TI está sendo revolucionada pela IA em tempo real

18/09/2025
edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Quina 6829: prêmio principal acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 1,2 milhão

17/09/2025
edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Lotofácil 3489: apostador fatura prêmio de R$ 1,86 milhão com 15 acertos

17/09/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sexta-feira, 19 setembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

A conta que fecha: as experiências emocionais do varejo físico para o consumidor

Redação por Redação
15/02/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
experiencia-varejo
CompartilharCompartilhar

Há cerca de quatro anos eu contei para minha mãe que ela seria avó. Estávamos no Shopping Leblon, em um café, quando ela descobriu que seu primeiro netinho estava à caminho. Nem ela, nem eu, esqueceremos desse dia que nos marcou profundamente.

Talvez você goste de ver:

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

Indústria brasileira registra maior retração em dois anos em agosto, aponta PMI

China amplia compras de soja da Argentina e do Uruguai em meio à guerra comercial com os EUA

Open English - Conteúdo

Possivelmente, sempre que passarmos em frente aquela loja, nos lembraremos com carinho daquela tarde e esse vínculo afetivo nunca vai mudar, passe o tempo que passar. E essa é exatamente uma das características das lojas físicas!

Brasil Card - Conteúdo

Elas são capazes de realizar e abrigar experiências marcantes, criando memórias na jornada de compra das pessoas.

Estabelecimentos com música alta, com cheiros deliciosos, um ambiente acolhedor, funcionários que agregam, enfim… são incontáveis as armas que uma loja tem para criar engajamento com o consumidor, e apenas o ambiente físico consegue proporcionar isso.

Para se ter ideia, mesmo em meio a crise trazida pela Covid-19, que levou a sociedade ao distanciamento social, as lojas físicas continuaram tendo um papel fundamental no processo de compra.

E isso se reflete em números. Se você comparar o tamanho de uma cesta de produtos de uma loja física com um e-commerce, vai perceber que a primeira é de uma vez e meia a três vezes maior.

As diferenças continuam, para um site se tornar referência, essa companhia precisa investir por anos muito mais do que fatura. Enquanto, por exemplo, em um shopping, essa verba que corresponde ao custo de ocupação, fica em torno de 15% da sua venda.

A experiência de consumo também se traduz em mais assertividade na compra. Nos Estados Unidos, por exemplo, em lojas de moda, a troca de produto é quase nula quando no e-commerce ela chega a 40%.

Ler  Vai fazer uma aposta? Conheça os números mais sorteados na Lotofácil

Nós não paramos para pensar que o comércio digital é um jogo de concentração.

Hoje, no Brasil, menos de 20 sites fazem mais de 80% do fluxo de consumo. Nos Estados Unidos essa porcentagem é ainda mais gritante, um site tem quase 50% do e-commerce!

Com toda essa concentração, não é de se espantar que, depois de um ano, mais de 70% das lojas digitais abertas acabam não indo para frente. Comparado às lojas em shopping, esse número é mais de cinco vezes maior.

Estamos em meio à pandemia enquanto escrevo esse texto.

É natural que algumas pessoas falem que o e-commerce vai se tornar o ‘novo normal’, uma vez que, de fato houve um aumento expressivo das vendas. Só no primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de brasileiros tiveram sua primeira experiência de compra online, e as vendas digitais cresceram 47%, de acordo com a Ebit/Nielsen.

Mas eu discordo que o varejo físico morreu ou está a ponto de ‘bater as botas’. Para mim essa diferença, essa classificação entre um e outro, faz cada vez menos sentido.

Afinal, quando pedimos uma comida em uma plataforma de delivery, como classificar essa transação? Você faz a compra pelo aplicativo, mas a comida é produzida, em sua maioria, em uma loja física perto de você.

E quando pesquisamos na internet e vamos, por exemplo, à loja para ver como é o brilho da tela de uma TV ou o caimento de um vestido. Essa transação é física?

Essa pergunta, se a transação é física ou digital, não faz qualquer sentido sob a ótica do consumidor. Cabe aos empresários fazer uso dessas tecnologias e não taxá-las para qualquer fim.

Acredito e afirmo, sem medo de errar, que os dois formatos devem e vão se complementar e, fundamentalmente, a inovação e Tecnologia precisam fazer parte de ambos negócios.

A reflexão que trago e que acredito piamente, é que o pure play vai morrer.

Toda loja precisa ter presença digital e todo site deve ter uma aplicação física. Essa tendência é óbvia entre os maiores, seja com a Amazon comprando o Wholefoods, seja com o Walmart pagando US﹩3,3 bilhões na Jet.com.

Ler  Tie dye: estilo criativo e vibrante é tendência para 2021

A loja física quer com um perfil em rede social conversar diretamente com seus consumidores, e possivelmente distribuir seus produtos em marketplaces.

A loja digital, por sua vez, precisa com urgência se re-criar. Nossos levantamentos apontam que os e-commerces precisam engendrar parcerias com marcas físicas, fazer eventos menores em shoppings e criar um vínculo emotivo com sua base de clientes. De outra forma, a loja phygital vai atropelá-los.

No final das contas, essa discussão, enorme, gigante, não importa. O que vale, de verdade, é guardar na lembrança que minha mãe chorava com um sapatinho de bebê em uma mão e um latte na outra.

E que, quando cheguei em casa já tinha o primeiro presente para o Joaquim, que ela mandou enquanto eu voltava. Vida longa às lojas físicas que proporcionam momentos memoráveis como esse e que a integração entre o ambiente online e offline só consiga tornar nossas experiências ainda mais completas.

*Sobre Raphael Carvalho

Raphael Carvalho é CEO da Spot Metrics.

O executivo é formado em engenharia na PUC-Rio, e mentor por trabalho para a comunidade com certificado emitido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Raphael iniciou a carreira como consultor na Deloitte, em seguida fez a transição para o mercado financeiro, em que foi responsável por Front e Middle Office.

Atuou como diretor de XX do Banco Bradesco de Investimento após a compra da Agora, tornando-se membro da Câmara de Ações do Brasil. Após deixar o Bradesco, fundou a ABL Shopping, incorporadora de shoppings, saindo para dar início a Spot Metrics.

Sobre a Spot Metrics:

Criada em 2015, a Spot Metrics é a empresa desenvolvedora da plataforma de inteligência de dados e CRM mOS, (marketing Operating System).

A empresa trabalha para gerar valor por meio de dados, a fim de que os clientes consigam tomar decisões assertivas sobre o negócio.

O que antes era impossível ter conhecimento como: qual o valor do cliente, quando será a próxima compra dele, quantos clientes estão prestes à não se relacionar mais com a loja ou shopping, agora é possível com a expertise da Spot Metrics.

Ler  Rio Exporta: vendas para países da América do Sul crescem mais de 70%

Para saber mais acesse: https://www.spotmetrics.com

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails

Indústria brasileira registra maior retração em dois anos em agosto, aponta PMI

por Redação
02/09/2025
edit post
Indústria brasileira registra maior retração em dois anos em agosto, aponta PMI

A indústria do Brasil apresentou em agosto a pior retração em quase dois anos, refletindo o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e da política monetária restritiva...

Leia maisDetails

China amplia compras de soja da Argentina e do Uruguai em meio à guerra comercial com os EUA

por Redação
29/08/2025
edit post
China amplia compras de soja da Argentina e do Uruguai em meio à guerra comercial com os EUA

Fontes comerciais confirmaram à Reuters que a China está aumentando de forma significativa suas importações de soja da Argentina e do Uruguai, em resposta à escalada da guerra...

Leia maisDetails

Kelly Couto firma parceria internacional com marca de Nova York para apoiar o setor de moda e beleza no Brasil, diante do tarifaço

por Redação
23/08/2025
edit post
Kelly Couto firma parceria internacional com marca de Nova York para apoiar o setor de moda e beleza no Brasil, diante do tarifaço

A jornalista e empresária Kelly Couto, fundadora do Couto Group, anunciou uma aliança estratégica com a BYManyc New York, marca de moda sustentável de luxo e beleza. O...

Leia maisDetails

CNI apresenta defesa do Brasil em investigação comercial dos EUA

por Kayene Simao
19/08/2025
edit post
CNI apresenta defesa do Brasil em investigação comercial dos EUA

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) formalizou, na segunda-feira (18), manifestação em defesa do Brasil no processo aberto pelo governo dos Estados Unidos com base na Seção 301...

Leia maisDetails
edit post
Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

Trump recomenda retirada de licenças de emissoras que o criticam

por Redação
18/09/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, voltou a mirar na mídia nesta ao sugerir que emissoras de televisão...

edit post
Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

Mega-Sena 2916: prêmio acumula e próximo concurso pode pagar R$ 40 milhões

por Kayene Simao
18/09/2025

O sorteio da Mega-Sena 2916 realizado nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

Lotofácil 3490: prêmio principal é dividido e próximo concurso pode pagar R$ 1,8 milhão

por Kayene Simao
18/09/2025

A Lotofácil 3490 foi sorteada nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP)....

edit post
Quina 6827: acumula e deixa prêmio principal em R$ 10,4 milhões

Quina 6830: prêmio acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 2 milhões

por Kayene Simao
18/09/2025

A Quina 6830 foi sorteada em 18 de setembro de 2025, no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), e...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d