Os celulares se tornaram uma grande parte da vida dos brasileiros. Segundo o IBOPE , 52% da população não consegue ficar um dia inteiro longe do aparelho. Mas, como o setor de varejo pode aproveitar essa oportunidade?
Tanto para o usuário como para as empresas é preciso se adaptar ao novo cenário, em que os dispositivos têm cada vez mais informações disponíveis em tempo real. Cada vez mais os usuários buscam praticidade e agilidade em suas ações, desde a comunicação, quando pensamos em mensagens e emails, até em transações financeiras e compras.
Em um universo conectado, um aplicativo de compras é a junção do útil ao agradável, e também uma tendência. Na Liftoff fizemos um relatório, em parceria com a Adjust, o “Mobile Shopping Apps ” que, em sua última edição, mostrou que o uso dos aplicativos para compras cresceu em 50% com relação ao ano anterior.
Esse relatório também apontou outra tendência clara que percebo no dia a dia do mercado: cada vez mais usuários têm se cadastrado e feito compras em apps. Além disso,o hábito de ver vitrine (window shopping) pelo celular, ao zapear as redes sociais, por exemplo é cada dia mais comum. Uma pesquisa da Mobile Time reforça isso. Para o brasileiro, o celular virou o novo shopping center: 85% dos internautas brasileiros já compraram produtos pelo smartphone.
Mas, é importante lembrar que não é só a praticidade de realizar compras ou ver os produtos na vitrine virtual que leva os usuários a baixarem e utilizarem os apps, mas as vantagens oferecidas, como cupons, descontos e produtos exclusivos. O sucesso dos aplicativos, seja com um Brand Commerce (trabalhar no relacionamento da marca com os clientes para gerar consumo), Marketplace ou Value-Add (valor agregado), depende também de uma estratégia integrada que apresenta ao usuário a melhor oferta em diversas plataformas.
Analisando o cenário, fica claro que o momento é de explorar o universo digital, e os varejistas que se adaptarem ao novo consumidor conectado têm grandes chances de se destacar.
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