• Recentes
  • Tendências
bot-beneficios

Os 4 tipos de usos mais populares dos chatbots

22/10/2019 - Atualizado em: 23/10/2019
Iate multimilionário avaliado em US$ 300 milhões de Mark Zuckerberg gera revolta nas redes

Iate multimilionário avaliado em US$ 300 milhões de Mark Zuckerberg gera revolta nas redes

26/07/2025
Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

26/07/2025
Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

26/07/2025
B3 amplia acesso a contratos futuros de criptoativos e ouro

B3 amplia acesso a contratos futuros de criptoativos e ouro

26/07/2025
Governança é essencial para o sucesso da sucessão em empresas familiares

Governança é essencial para o sucesso da sucessão em empresas familiares

25/07/2025
Inverno aquece mercado de trabalho em destinos turísticos do Brasil

Inverno aquece mercado de trabalho em destinos turísticos do Brasil

25/07/2025
Região Norte concentra maior parte de investimentos em novos terminais portuários privados

Região Norte concentra maior parte de investimentos em novos terminais portuários privados

25/07/2025
Atlético-MG avança às oitavas da Sul-Americana nos pênaltis; Pedrinho comenta situação do Vasco em coletiva

Atlético-MG avança às oitavas da Sul-Americana nos pênaltis; Pedrinho comenta situação do Vasco em coletiva

25/07/2025
Decisão inesperada: Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos brasileiros

Decisão inesperada: Venezuela impõe tarifas de até 77% sobre produtos brasileiros

25/07/2025
“América em primeiro lugar”: Trump exige que Google e Microsoft parem imediatamente contratações de estrangeiros e priorizem americanos

“América em primeiro lugar”: Trump exige que Google e Microsoft parem imediatamente contratações de estrangeiros e priorizem americanos

25/07/2025
Enem 2025 tem mais de 329 mil inscritos confirmados no Rio de Janeiro

Enem 2025 tem mais de 329 mil inscritos confirmados no Rio de Janeiro

25/07/2025
SGB lança nova versão do Mapa Geológico do Brasil após duas décadas

SGB lança nova versão do Mapa Geológico do Brasil após duas décadas

25/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
sábado, 26 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

Os 4 tipos de usos mais populares dos chatbots

Redação por Redação
22/10/2019 - Atualizado em: 23/10/2019
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
bot-beneficios

Imagem de Dean Moriarty por Pixabay

CompartilharCompartilhar

Dotados de Tecnologia cada vez mais avançada, os chatbots conquistam espaços importantes nas empresas. O crescimento se justifica em números: os robôs têm potencial de economizar US$ 23 bilhões em atendimento ao cliente e US$ 15 bilhões em representantes de vendas, segundo estimativas da Business Insider Intelligence.

Talvez você goste de ver:

TIM amplia cobertura 5G em Minas Gerais com investimento de R$ 250 milhões

Microsoft lidera ranking de marcas mais visadas em golpes de phishing no 2º trimestre de 2025

Fragilidade das senhas no Brasil expõe riscos evitáveis no ambiente online

Os chatbots, em geral, cumprem funções repetitivas, onde uma mesma informação é compartilhada diversas vezes ao dia. Eles fazem isso rapidamente, a qualquer hora e sem se chatear. Com resultados comprovados, eles chegam a um universo mais amplo de empreendimentos, onde também assumem funções cada vez mais variadas.

Veja quais são as principais atividades:

1) Atendimento ao cliente
Este é o uso mais frequente dos chatbots e provavelmente o mais aceito pelos consumidores, pois une conveniência e agilidade: o robô pode responder às perguntas dos clientes durante 24 horas, todos os dias, sem fila de espera.
O objetivo específico do atendimento varia entre as empresas. Ele pode atender as demandas de pós-venda, agendar consultas, fornecer informações sobre investimentos etc. Bots que utilizam o processamento de linguagem natural, como os da Inbenta, são capazes de entregar altas taxas de satisfação do cliente.

2) Campanhas de marketing
Se o chatbot pode atender aos clientes, por que não ajudar a conquistá-los? Para isso, a ferramenta precisa ser integrada às redes sociais da companhia e às estratégias de content marketing, como as landing pages. O papel do robô é o de conversar com o público-alvo, coletar informações sobre as pessoas que demonstraram interesse em um produto ou serviço e recomendar ofertas personalizadas, entre outras ações de divulgação e relacionamento.

3) Vendas
O assistente também pode ser treinado para orientar o cliente na jornada de compra, comportando-se como uma espécie de personal shopper. Em vez de navegar sozinho pelo site, o visitante solicita o auxílio do bot, que irá sugerir os produtos de interesse na própria janela do chat. Essa estratégia pode ser aplicada tanto a produtos quanto serviços, como viagens e tratamentos de beleza.

Ler  Tokenização de commodities é a nova tendência do mercado financeiro

4) Assistentes internos
Além de um bom relacionamento com o cliente e de uma estratégia eficaz de marketing e vendas, uma empresa também depende de uma comunicação interna eficiente para ter sucesso. Neste contexto, os bots são úteis em auxiliar os membros da equipe a encontrar informações internas, na orientação de novos funcionários ou na gestão de projetos, respondendo dúvidas sobre prazos ou tarefas pendentes, por exemplo.

Essas são as aplicações mais comuns dos chatbots hoje, utilizados em praticamente todos os setores da economia. À medida em que a tecnologia avança, aumentam as situações em que eles substituem as funções humanas, liberando as pessoas para atividades mais complexas e reduzindo custos.

 

Chatbot-Cassiano-Maschio
*Cassiano Maschio é diretor comercial da Inbenta no Brasil, empresa que auxilia o relacionamento online das marcas com seus clientes

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: botschatbots
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

TIM amplia cobertura 5G em Minas Gerais com investimento de R$ 250 milhões

por Kayene Simao
25/07/2025
TIM amplia cobertura 5G em Minas Gerais com investimento de R$ 250 milhões

A operadora TIM anunciou um investimento de R$ 250 milhões em Minas Gerais com foco na ampliação da cobertura 5G, modernização da infraestrutura de rede e expansão da...

Leia maisDetails

Microsoft lidera ranking de marcas mais visadas em golpes de phishing no 2º trimestre de 2025

por Kayene Simao
24/07/2025
Microsoft lidera ranking de marcas mais visadas em golpes de phishing no 2º trimestre de 2025

A Check Point Research (CPR), divisão de inteligência de ameaças da Check Point Software, divulgou seu relatório trimestral Brand Phishing Ranking, que aponta as marcas mais frequentemente imitadas...

Leia maisDetails

Fragilidade das senhas no Brasil expõe riscos evitáveis no ambiente online

por Kayene Simao
23/07/2025
Fragilidade das senhas no Brasil expõe riscos evitáveis no ambiente online

Um levantamento recente, com base em dados de vazamentos públicos, revelou que senhas simples e facilmente previsíveis continuam entre as mais utilizadas por usuários no Brasil. Combinações como...

Leia maisDetails

Comunidade do Vidigal recebe endereçamento digital com tecnologia do Google Maps

por Kayene Simao
23/07/2025
Comunidade do Vidigal recebe endereçamento digital com tecnologia do Google Maps

Projeto de endereçamento digital chega ao Vidigal e beneficia 30 mil moradores A comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, passou a contar com endereços...

Leia maisDetails

IoT via satélite transforma a gestão de energia em áreas remotas do Brasil

por Kayene Simao
22/07/2025
IoT via satélite transforma a gestão de energia em áreas remotas do Brasil

Tecnologia supera barreiras de conectividade no setor de energia A ausência de infraestrutura de comunicação em regiões remotas da América Latina tem sido um obstáculo histórico para o...

Leia maisDetails
Iate multimilionário avaliado em US$ 300 milhões de Mark Zuckerberg gera revolta nas redes

Iate multimilionário avaliado em US$ 300 milhões de Mark Zuckerberg gera revolta nas redes

por Kelly Couto
26/07/2025

Um vídeo compartilhado no TikTok causou alvoroço online ao mostrar o superiate de luxo do CEO da Meta, Mark Zuckerberg,...

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

por Kayene Simao
26/07/2025

Embora a Black Friday de 2025 esteja marcada para o dia 28 de novembro, o período de preparação para varejistas...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

por Kayene Simao
26/07/2025

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgou um levantamento que mostra a relevância do comércio intercompanhia...

B3 amplia acesso a contratos futuros de criptoativos e ouro

B3 amplia acesso a contratos futuros de criptoativos e ouro

por Kayene Simao
26/07/2025

A B3 reforçou sua atuação no mercado de criptoativos ao apresentar iniciativas voltadas à ampliação do acesso a contratos futuros,...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d