A PROTESTE, Associação de Consumidores, vem recebendo, diariamente, ligações de consumidores que realizaram compras utilizando links de anúncios nas redes sociais e acabaram no prejuízo.
Ao navegar pelas redes, como o Facebook, somos impactados pelos mais variados anúncios, em geral relacionados aos nossos interesses. No entanto, é importante tomar muito cuidado.
Muitos desses anúncios, principalmente aqueles com as ofertas muito vantajosas, tratam-se de fraude. Com frequência, inclusiva, o golpe é feito utilizando nomes e logotipos idênticos, ou muito semelhantes, a grandes marcas, como Americanas.com ou Mercado Livre. Depois de realizado o pagamento, normalmente em boleto ou débito em conta, é muito difícil identificar os responsáveis e recuperar o seu dinheiro.
Dessa forma, a PROTESTE aconselha que o consumidor fique atento: não acredite em ofertas milagrosas ou com valores muito abaixo do mercado. Além disso, faça a compra acessando diretamente o site oficial da loja e jamais pelo link informado no anúncio. Também é importante pesquisar o histórico das reclamações de outros consumidores pela internet, como no canal Reclame da PROTESTE.
Uma maneira de economizar é utilizar o plugin “Mais Barato PROTESTE”. Ele faz uma busca automática em diversos sites e indica a loja com o menor preço do para o consumidor.