São Paulo, maio de 2019 – Uma nova pesquisa Ebit-Nielsen mostra que as boas perspectivas para o e-commerce do país este ano estão se concretizando. O setor já faturou R$ 26,4 bilhões no primeiro semestre, um crescimento de 12% se comparado com o mesmo período de 2018 (R$ 23,6 bilhões). A expectativa é de que os números do segundo semestre também sejam positivos para o e-commerce fechando com vendas de R$ 59,8 bilhões, contra R$ 53,2 bilhões em 2018.
Para ajudar os negócios a impulsionarem ainda mais seus resultados no e-commerce, a equipe do Peixe Urbano, maior plataforma de ofertas locais do Brasil, selecionou dicas que podem ajudar, principalmente pequenos e médios empreendedores. Confira:
Conheça a sazonalidade do negócio
Saber a sazonalidade do negócio, ou seja, as flutuações que ocorrem regularmente nas vendas, significa trabalhar com previsibilidade. E esse é um fator extremamente relevante para o desenvolvimento de uma estratégia robusta de negócios e na tomada de decisões. Por isso, é imprescindível conhecer a temporada com mais ou menos vendas para fazer um planejamento e não ter surpresas. Exemplo disso são as datas especiais, como o Dia das Mães e a Black Friday que costumam ter aumento do tíquete médio.
Mantenha uma organização
Manter uma administração de processos, inventários e vendas regrada ajuda a visualizar melhor os próximos passos e programar o futuro de acordo com resultados anteriores. Existem diversas ferramentas que auxiliam nesta organização, algumas inclusive são gratuitas e oferecidas por empresas como o Google. Conhecer e usufruir desses recursos, pode fazer uma grande diferença.
Fique de olho nos preços
Compras online significam comparação de preços. Se o que está oferecendo tem um diferencial que justifica o valor mais alto, é importante destacar o custo-benefício e, assim, não perder a venda.
Faça parcerias com sites de desconto
Eles vão dar mais visibilidade para seu produto ou serviço, além de mais possibilidades de pagamento e garantias para o cliente. No Peixe Urbano, por exemplo, a estrutura de custos permite que o parceiro ganhe em todas as transações. Além disso, a plataforma cuida de tudo: a preparação da oferta (estruturação, redação do texto descritivo, imagens, etc); a divulgação da oferta nas redes sociais e por e-mail (para a base de usuários cadastrados); envio dos cupons e atendimento aos consumidores.
Conheça seu público-alvo
Faça pesquisas e procure ferramentas que possibilitem saber o interesse das pessoas no seu produto ou serviço. Essas ações ajudam bastante na segmentação de seus esforços para uma comunicação mais assertiva e eficaz.
Invista na qualidade do site
A experiência do usuário (UX) faz muita diferença na hora de concretizar uma venda. Quando o site demora para carregar, possui uma diagramação não tão agradável, tem vários etapas para chegar ao fim da compra ou não deixa as informações claras, o cliente pode acabar abandonando o produto no carrinho e nunca mais retornar. Sem contar que o futuro do e-commerce está no mobile. Então é fundamental investir em uma tecnologia responsiva e, em muitos casos, em um app.
Aproveite e confira as ofertas do Peixe Urbano e acompanhe o blog.
Sobre o Peixe Urbano
O Peixe Urbano é a maior plataforma de ofertas locais do Brasil. Com mais de 30 milhões de usuários cadastrados e milhares de ofertas de gastronomia, entretenimento, estética, turismo e produtos, sua missão é conectar pessoas a serviços com o melhor custo-benefício. Fundado no Brasil no início de 2010, o Peixe Urbano foi a primeira empresa latino-americana a ser eleita a “Melhor Startup Internacional do Ano” pelo Crunchies Awards, principal premiação dos Estados Unidos para startups da área de Internet e tecnologia. Em novembro de 2017, o fundo de investimento latino-americano Mountain Nazca, responsável pela operação do Groupon América Latina, adquiriu as operações do Peixe Urbano e realizou a fusão entre as empresas.