• Recentes
  • Tendências
edit post
Para especialistas, marketing digital servirá como catapulta para franquias no Brasil em 2025

Uso de Inteligência Artificial avança em marketing e vendas no Brasil, aponta estudo

27/05/2025
edit post
Verão e férias: veja dicas de como limpar a piscina para evitar dengue e virose 

Verão e férias: veja dicas de como limpar a piscina para evitar dengue e virose 

22/12/2025
edit post
Empreendedores acumulam capacitação, mas enfrentam dificuldades para aplicar o aprendizado na prática

Empreendedores acumulam capacitação, mas enfrentam dificuldades para aplicar o aprendizado na prática

22/12/2025
edit post
WhatsApp se consolida como canal estratégico para pequenas e médias empresas

WhatsApp se consolida como canal estratégico para pequenas e médias empresas

22/12/2025
edit post
Natal sustentável esbarra em hábitos emocionais e consumo repetido, aponta reflexão de fim de ano

Natal sustentável esbarra em hábitos emocionais e consumo repetido, aponta reflexão de fim de ano

22/12/2025
edit post
Caixa realiza primeiro leilão virtual de imóveis de 2026 com mais de 500 propriedades em todo o país

Caixa realiza primeiro leilão virtual de imóveis de 2026 com mais de 500 propriedades em todo o país

22/12/2025
edit post
Condomínios horizontais ganham espaço no mercado de alto padrão ao unir lazer, segurança e convivência

Condomínios horizontais ganham espaço no mercado de alto padrão ao unir lazer, segurança e convivência

22/12/2025
edit post
Governo apresenta avaliação estratégica do Plano Nacional de Logística 2050 e aponta desafios da multimodalidade

Governo apresenta avaliação estratégica do Plano Nacional de Logística 2050 e aponta desafios da multimodalidade

22/12/2025
edit post
Greve dos petroleiros gera perdas diárias estimadas em R$ 200 milhões para a Petrobras

Greve dos petroleiros gera perdas diárias estimadas em R$ 200 milhões para a Petrobras

22/12/2025
edit post
CMN regulamenta linha de R$ 6 bilhões para renovação da frota de caminhões

CMN regulamenta linha de R$ 6 bilhões para renovação da frota de caminhões

20/12/2025
edit post
Desfiles das escolas de samba do Rio são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado

Desfiles das escolas de samba do Rio são reconhecidos como Patrimônio Cultural do Estado

20/12/2025
edit post
Fux suspende parcialmente norma que restringe acesso de beneficiários a sites de apostas

Fux suspende parcialmente norma que restringe acesso de beneficiários a sites de apostas

20/12/2025
edit post
Brasil defende rápida assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, diz Alckmin

Brasil defende rápida assinatura do acordo Mercosul–União Europeia, diz Alckmin

20/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
segunda-feira, 22 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Uso de Inteligência Artificial avança em marketing e vendas no Brasil, aponta estudo

Os Panoramas RD Station 2025, maior pesquisa de Marketing e Vendas do mercado brasileiro, revela que a IA é usada principalmente para criação de conteúdo e personalização de campanhas; WhatsApp e integração entre Marketing e Vendas também ganham destaque

Kayene Simao por Kayene Simao
27/05/2025
em Marketing
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Foto: Reprodução/ Freepik

Foto: Reprodução/ Freepik

CompartilharCompartilhar

O uso de Inteligência Artificial (IA) nas áreas de marketing e vendas está em expansão no Brasil, com 58% das empresas já utilizando a Tecnologia em suas operações. Os dados fazem parte do Panorama de Marketing e Vendas 2025, divulgado pela RD Station, unidade de negócios da TOTVS.

Talvez você goste de ver:

Em 2026, sua maior vantagem competitiva será o “defeito” humano

Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Agile Digital Farma tem crescimento de mais de 250% em 2025 e expande operação para atender mais de mil farmácias

A pesquisa ouviu mais de 3.800 profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos em todo o país, além de analisar bilhões de dados das ferramentas utilizadas pela empresa.

IA ganha espaço em estratégias de marketing e vendas

Entre os profissionais de marketing, 70% afirmam usar IA em atividades como criação de conteúdo, planejamento estratégico e personalização de campanhas.

No setor de vendas, a tecnologia é aplicada na elaboração de pitches comerciais, análise de dados e otimização da produtividade. Em comparação com o levantamento anterior, houve um crescimento de 12 pontos percentuais no uso da IA.

As empresas que adotaram a tecnologia destacaram como principais benefícios a maior facilidade na criação de conteúdo (72%) e o aumento da produtividade (71%).

Apesar desses avanços, 48% das organizações ainda se encontram nos estágios iniciais de implementação, o que aponta para um amplo potencial de crescimento e amadurecimento no uso da IA.

WhatsApp consolida-se como canal estratégico

O WhatsApp também foi identificado como uma das ferramentas mais utilizadas no relacionamento com clientes. O aplicativo está presente em 72% das empresas, um crescimento de sete pontos percentuais em relação ao ano anterior.

As principais finalidades incluem atendimento comercial e fechamento de vendas (67%), nutrição de leads e envio de ofertas (52%) e captação de leads via botões e anúncios pagos (37%).

O canal foi considerado o mais eficaz para o primeiro contato com leads, superando o uso de telefone e e-mail. No entanto, persistem desafios como a necessidade de esforço manual nas interações e dificuldades na mensuração de resultados.

Ler  Deborah Secco, Mari Maria, Vanessa Lopes e Ana Paula Siebert estrelam nova campanha da Rennova®

Integração entre marketing e vendas ainda é desafio

A integração entre os setores de marketing e vendas segue como uma das principais dificuldades para as empresas. Apenas 18% dos entrevistados consideraram a conexão entre as áreas satisfatória.

A ausência de Acordos de Nível de Serviço (SLAs) entre os times é apontada como um dos entraves: 57% das empresas ainda não adotaram esse tipo de formalização.

Por outro lado, 69% das equipes de marketing acompanham os resultados de vendas, o que indica um movimento em direção a processos mais integrados.

O uso de ferramentas compartilhadas, como sistemas de CRM, e a melhoria na troca de feedbacks são apontados como estratégias para fortalecer essa colaboração e melhorar as taxas de conversão de leads.

Metas e tendências para 2025

Para 2025, os principais objetivos das equipes de marketing são: aumentar a geração de demanda para vendas (34%), fortalecer o reconhecimento de marca (27%) e inovar nas estratégias digitais (14%).

No entanto, 71% das empresas afirmaram não ter atingido suas metas de marketing em 2024, o que indica a necessidade de aprimoramento em áreas como automação, definição de metas e uso eficiente de dados.

A centralização de informações e a integração entre diferentes ferramentas tecnológicas aparecem como prioridades para superar esses desafios.

Conteúdo personalizado e automação humanizada ganham força

Entre as tendências apontadas para o próximo ano estão a valorização de conteúdos mais pessoais e autênticos (52%), a transformação das redes sociais para promover maior conexão com o público (41%), o relacionamento humanizado por meio de bots e automação (39%) e a expansão do uso da IA de forma mais acessível (33%).

Além disso, estratégias como o omnichannel, a hipersegmentação, o live commerce e a criação de comunidades aparecem como formas emergentes de engajamento e inovação no setor.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: fininteligência artificialmarketing digitalVendas
CompartilhamentosTweet
Kayene Simao

Kayene Simao

Kayene Simão faz parte do time de redação da Revista Capital Econômico. Universitária, apaixonada por musculação e por manter um estilo de vida ativo.

Artigos recomendados

Em 2026, sua maior vantagem competitiva será o “defeito” humano

por Kayene Simao
19/12/2025
edit post
Em 2026, sua maior vantagem competitiva será o “defeito” humano

Parece paradoxal, uma vez que todos os reports de tendências para 2026 destacam a inteligência artificial em primeira instância. De fato, a conversa sobre IA não se reduzirá,...

Leia maisDetails

Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

por Kayene Simao
17/12/2025
edit post
Live marketing no Natal 2025 gera até 50% de aumento nas buscas online pelas marcas que adotam a estratégia

Os elementos visuais típicos de diversas campanhas publicitárias de Natal, luzes, família reunida, a mesa da ceia, já se revelam saturados e muitos já não são capazes de...

Leia maisDetails

Agile Digital Farma tem crescimento de mais de 250% em 2025 e expande operação para atender mais de mil farmácias

por Kayene Simao
17/12/2025
edit post
Agile Digital Farma tem crescimento de mais de 250% em 2025 e expande operação para atender mais de mil farmácias

A Agile Digital Farma, aceleradora de marketing e vendas especializada no varejo farmacêutico, completa três anos registrando um dos crescimentos mais acelerados do setor. A empresa encerrará 2025...

Leia maisDetails

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

por Kayene Simao
10/12/2025
edit post
Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

A Inteligência Artificial (IA) já ocupa posição central na transformação do marketing digital no Brasil, impulsionando a competitividade de pequenas e médias empresas (PMEs). O acesso a tecnologias...

Leia maisDetails

Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

À medida que a Black Friday se aproxima, marcas de diversos setores intensificam a busca por estratégias capazes de potencializar resultados comerciais. Nesse contexto, nano e microinfluenciadores vêm...

Leia maisDetails
edit post
Verão e férias: veja dicas de como limpar a piscina para evitar dengue e virose 

Verão e férias: veja dicas de como limpar a piscina para evitar dengue e virose 

por Kayene Simao
22/12/2025

Com a chegada do período mais quente do ano, cresce a procura por lazer em piscinas, especialmente durante as férias...

edit post
Empreendedores acumulam capacitação, mas enfrentam dificuldades para aplicar o aprendizado na prática

Empreendedores acumulam capacitação, mas enfrentam dificuldades para aplicar o aprendizado na prática

por Kayene Simao
22/12/2025

Embora a capacitação entre pequenos negócios tenha avançado nos últimos anos, a aplicação prática do conhecimento ainda ocorre em ritmo...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
WhatsApp se consolida como canal estratégico para pequenas e médias empresas

WhatsApp se consolida como canal estratégico para pequenas e médias empresas

por Kayene Simao
22/12/2025

O uso do WhatsApp como canal de comunicação entre empresas e consumidores segue em expansão no Brasil, impulsionado por altos...

edit post
Natal sustentável esbarra em hábitos emocionais e consumo repetido, aponta reflexão de fim de ano

Natal sustentável esbarra em hábitos emocionais e consumo repetido, aponta reflexão de fim de ano

por Kayene Simao
22/12/2025

O discurso sobre consumo consciente e sustentabilidade ganha força ao longo do ano, mas encontra obstáculos recorrentes no período natalino....

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d