O Santander Brasil pode agora implementar ou alterar novas estratégias de empréstimos e novos modelos analíticos na metade do tempo usando o FICO Decision Management Suite. A instituição, que é o terceiro maior banco privado do país e representa cerca de 30% das receitas globais do Grupo Santander, reduziu a carga de trabalho para seu grupo de TI, enquanto ganhou a habilidade de responder rapidamente às mudanças e exigências do mercado. Por suas conquistas, o Santander Brasil ganhou o prêmio FICO Decision Awards 2018 em “Inovação em Gerenciamento de Decisões”.
http://www.fico.com/br/products/fico-decision-management-suite
O Santander Brasil iniciou a jornada rumo a uma plataforma de decisão mais integrada para se adaptar mais rapidamente ao mercado e também aproveitar os dados não estruturados e novas tecnologias de análise, como o Python.
“Tivemos que melhorar o tempo de comercialização de nossas novas estratégias para responder rapidamente às mudanças do mercado e atender melhor nossos clientes”, disse Francisco Munoz, diretor associado de Enterprise Risk Management. “Para fazer isso, precisávamos de uma solução que dependesse menos da equipe de TI e proporcionasse aos usuários corporativos o poder de criar, alterar e promover estratégias. Nossa estrutura de 28 mecanismos de decisão, todos implementados em tecnologia de mainframe, não poderia fornecer a flexibilidade e a velocidade que precisávamos.”
Após uma análise do mercado, o Santander Brasil escolheu o FICO® Decision Management Suite para extrair e transformar os dados brutos do data lake e fornecer recursos para a decisão em tempo real. A plataforma foi escolhida devido à sua flexibilidade e capacidade robusta de suporte à transformação digital do banco.
A solução foi usada para transformar variáveis brutas em variáveis prontas para uso no data lake do banco, criando uma “prateleira variável”. O Decision Management Suite é conectado diretamente ao Big Data do banco e à outras fontes de dados e é capaz de acessar rapidamente novos tipos de dados e fornecê-los ao processo de decisão de risco do banco. A equipe de risco também foi capaz de implantar novas formas de modelos analíticos (Python) nas decisões em tempo real do banco.
Com os primeiros mecanismos de decisão de risco em produção e novos mecanismos sendo lançados, o banco já conseguiu estimar os ganhos que a plataforma está trazendo para sua operação:
80% de redução nos custos internos para o desenvolvimento de novos projetos (e atualizações de estratégias)
50% de redução no tempo de lançamento de novos projetos no mercado, novas estratégias de decisão e novos modelos analíticos
60% de redução na dependência da TI, graças a mais capacitação e maior independência dos usuários corporativos na implementação de novas estratégias
80% de redução no treinamento (de cinco meses para um), por meio da padronização da linguagem de programação e consolidação dos mecanismos de decisão
Redução de 70% em incidentes com riscos operacionais
“Junto com os benefícios quantificados, temos a possibilidade de usar essa plataforma para outras unidades de negócios no Santander e outros tipos de decisões”, disse Munoz. “O sistema FICO nos trouxe todas as vantagens de uma plataforma de decisão única e avançada para nossos negócios.”
“A decisão centralizada é um dos tópicos mais ‘quentes’ em software hoje”, disse Nikhil Behl, vice-presidente de marketing da FICO. “O Santander Brasil obteve resultados impressionantes logo no início do uso da solução FICO, que deve continuar a simplificar e melhorar os processos de decisão do banco.”
Sobre o FICO® Decisions Awards
O FICO Decisions Awards reconhece organizações que estão obtendo sucesso notável usando as soluções da FICO. Um painel de juízes independentes com profundo conhecimento do setor avalia as indicações com base na melhoria mensurável das principais métricas; uso comprovado das melhores práticas; escala, profundidade e amplitude do projeto; e usos inovadores da tecnologia. Os juízes de 2018 são:
Sid Dash, research diretor no Chartis Research
Tanya Andreasyan, editor-in-chief, FinTech Futures / Banking Technology
Anna Milne, editor no Finextra
Julie Conroy, research director para o Aite Group’s Retail Banking
Andras Cser, principal analyst – security and risk professionals na Forrester
Mon Pernia, head of consumer collections, Globe Telecom (2017 winner)
John Rymer, principal analyst – application development & delivery professionals na Forrester
Os vencedores do FICO Decisions Awards serão destaque no FICO World 2019 (http://www.fico.com/en/ficoworld/), de 4 a 7 de novembro em Nova York.