De 23 a 29 de novembro de 2024, a Sua Alteza Real, Princesa Astrid da Bélgica, representante de Sua Majestade o Rei da Bélgica, liderará uma missão econômica no Brasil, com Entretenimento e Jogos sendo uma das principais indústrias em foco. A Bélgica se destaca orgulhosamente como líder global nesse setor.
Muitos se lembrarão imediatamente do Tomorrowland, o festival de música eletrônica mundialmente famoso que se tornou uma exportação internacional e, na última década, se estendeu ao Brasil! Uma outra conquista de muito orgulho é a iluminação do arranha-céu mais alto do mundo, o Burj Khalifa em Dubai – um outro projeto “Made in Belgium”.
Durante a missão no Brasil, que se estende de São Paulo ao Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor hospedará, por uma noite, um extraordinário mapeamento de vídeo no monumento ao Cristo Redentor, com vista para a Baía de Guanabara. Essa apresentação espetacular, marcada para 28 de novembro na presença da Princesa Astrid, e dignitários belgas e brasileiros, será um evento diplomático e destacará o conhecimento tecnológico da Bélgica, bem como simbolizará a amizade belgo-brasileira, com uma projeção de imagens culturais e poéticas.
Quatro projetores, cada qual ostentando 20.000 lúmens, iluminarão a imagem com paisagens e texturas simbolizando os dois países, como a vegetação tropical da Floresta Amazônica ou os motivos de linhas curvas típicos da estética do Art Nouveau.
O show é o resultado de uma parceria público-privada única que abrange a Bélgica, o Brasil e as regiões de Flandres e Valônia. Três empresas belgas especializadas em novas tecnologias darão vida a esse incrível projeto: a Barco fornecerá a projeção, a Dirty Monitor se encarregará do conteúdo e a Many Mind Media capturará o evento com uma impressionante cobertura de drones.
A Federação da Indústria Alimentar Belga (Fevia) será responsável por promover as especialidades belgas em pralinés e produtos de confeitaria por meio de uma parceria com a Puratos.
Organizada pela Agoria, a federação de empresas de tecnologia belgas, essa parceria tecnológica faz parte da campanha “Bélgica”. “Abraçando a Abertura”. Essa campanha internacional, administrada pela Chancelaria do Primeiro-Ministro do Serviço Público Federal, busca melhorar a reputação da Bélgica entre investidores, líderes de opinião, pesquisadores e estudantes em todo o mundo.
A missão econômica é organizada pela Agência Belga de Comércio Exterior, em colaboração com o seu Serviço Público Federal de Relações Exteriores, Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento e as agências regionais: a Agência da Valônia para Exportação e Investimento Estrangeiro (AWEX), a Flanders Investment & Trade (FIT) e hub.brussels.
Sobre a Bélgica
Localizada no coração da Europa, a Bélgica se destaca como uma das economias mais abertas e dinâmicas do mundo. Com mais de 11,5 milhões de habitantes, reconhecidos por sua inovação, ética de trabalho e fluência em múltiplas línguas. Estrategicamente localizada entre Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Luxemburgo, situa-se no centro da área mais rica e densamente povoada da Europa. Membro fundador da União Europeia e da OTAN, a Bélgica desfruta de pleno acesso ao mercado único e zona aduaneira mais avançados do mundo, facilitando o comércio e a expansão de negócios.
Possuidora de uma infraestrutura de ponta, com destaque para o segundo maior porto da Europa, Antuérpia, a Bélgica atrai empresas de diversos setores, desde multinacionais até negócios artesanais. O país investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento, oferecendo um ecossistema de inovação vibrante e um talento humano altamente qualificado. Além disso, a abordagem pró-investidor do governo belga cria um ambiente de negócios estável e atrativo.