• Recentes
  • Tendências
edit post
E-commerce-tendencia-2024 (1)

5 tendências prontas para transformar o e-commerce brasileiro em 2024

17/01/2024
edit post
Azul anuncia 127 vagas de emprego em nove estados brasileiros

Rio de Janeiro abre 16 mil vagas formais em setembro, mas registra queda de 16% em relação a 2024

02/11/2025
edit post
Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

02/11/2025
edit post
Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

02/11/2025
edit post
Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

01/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

01/11/2025
edit post
Lotofácil 3528: aposta única leva prêmio de R$ 1,8 milhão no sorteio deste sábado (1º/11)

Quina 6868: duas apostas dividem prêmio milionário de R$ 36 milhões no sorteio deste sábado (1º/11)

01/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Lotofácil 3528: aposta única leva prêmio de R$ 1,8 milhão no sorteio deste sábado (1º/11)

01/11/2025
edit post
Lotomania 2843: acumula e prêmio estimado chega a R$ 8,5 milhões

Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

01/11/2025
edit post
Picos da Black Friday e do Natal impulsionam nova era da logística em 2025

Tokenização ganha força na Black Friday como aliada da segurança digital

01/11/2025
edit post
Cognizant e DIO oferecem 5 mil bolsas gratuitas em desenvolvimento Android

Cognizant e DIO oferecem 5 mil bolsas gratuitas em desenvolvimento Android

01/11/2025
edit post
Clareza financeira se consolida como pilar estratégico na gestão empresarial

Clareza financeira é estratégia: por que a controladoria se tornou vital para empresas que querem crescer

01/11/2025
edit post
Quina 6867: acumula e prêmio estimado chega a R$ 37 milhões

Lotomania 2843: acumula e prêmio estimado chega a R$ 8,5 milhões

31/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 2 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

5 tendências prontas para transformar o e-commerce brasileiro em 2024

Redação por Redação
17/01/2024
em Comércio
Tempo de leitura: 5 minutos
0
A A
E-commerce-tendencia-2024 (1)
CompartilharCompartilhar

Com a chegada de um novo ano, os profissionais do e-commerce brasileiro estão se preparando para aplicar novas tecnologias e aprimorar a eficiência de suas ofertas de produtos e experiência do cliente.

Talvez você goste de ver:

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

E por um bom motivo, já que pesquisas esperam um crescimento de até 57% no mercado de Comércio eletrônico no Brasil em 2024.

Para se posicionar no mercado em mais um ano promissor, essas são as cinco tendências-chaves que prometem revolucionar as tecnologias, ambientes e expectativas do setor.

IA Generativa

É claro que 2023 será lembrado como o ano em que todos fomos apresentados às plataformas de IA Generativa mais famosas, como ChatGPT e Midjourney, mas 2024, certamente ficará marcado como o ano em que essas tecnologias foram implementadas em larga escala para fins comerciais.

O que isso significa para o e-commerce? Em primeiro lugar, os chatbots estarão interagindo com os consumidores desde o primeiro contato até a jornada do cliente pós-venda, indo além.

Algoritmos de machine learning também serão capazes de fornecer recomendações de produtos contextuais sofisticadas, altamente ajustadas e não invasivas com base no comportamento do cliente. 

95% dos consumidores não têm um produto específico em mente ao navegar, portanto, um widget com IA pode fazer algumas perguntas, fornecendo recomendações rápidas e úteis com base em suas respostas, melhorando as taxas de conversão em 15%, como no caso da varejista argentina de perfumes de luxo omnichannel, El Balcón.

Da criação de descrições mais atrativas de produtos até o fornecimento de insights e análises para fornecedores de e-commerce de todos os tamanhos e orçamentos, o impacto da IA generativa será sentido em quase todos os lugares.

É esperado que o lançamento de produtos, os funis de compra e a criação de imagens se tornem mais simplificados e eficientes, tanto para o vendedor quanto para o consumidor.

Ler  Páscoa: Prezunic espera vender 70 toneladas de chocolate em 2019

Omnichannel

Seja por meio de aplicativos de marca, como a Nike, que integra experiências em lojas físicas com opções de compra online, ou pela capacidade de aplicativos de mercado de terceiros, como o Mercado Livre, que oferece serviços financeiros, o omnichannel está prestes a dominar este ano.

Os varejistas devem verificar se estão utilizando todas as tecnologias mais recentes para garantir a experiência de compra de marca mais perfeita e unificada.

No Brasil, um estudo da ABComm mostrou que os canais favoritos para realizar uma compra online são sites e lojas virtuais (63%), seguidos por marketplaces (60%), como Amazon e Mercado Livre, e aplicativos de marcas próprias (49%).

Vale lembrar que, assim como o comércio eletrônico, o omnicanal depende da conveniência, então, os vendedores devem garantir que estão alcançando os clientes por meio de seus canais preferidos.

Seja via WhatsApp, com um chatbot amigável e conversacional, ou por meio de aplicativos de marketplaces de terceiros, com informações de produtos atualizadas e outros recursos de mídia digital como vídeo e até realidade aumentada, proporcionando aos clientes a melhor compreensão possível do produto que estão comprando.

Pagamento

Já vimos o surgimento de pagamentos com um clique lançados pela Amazon, mas em 2024, é esperado que esse impulso seja levado ainda mais longe, como a adoção generalizada do reconhecimento facial como uma forma de pagar quase sem pensar.

Quanto mais imperceptível o pagamento, mais fluida é a experiência do cliente.

Por outro lado, isso sempre criará tensão com a outra grande prioridade dos clientes brasileiros de comércio eletrônico: segurança.

No entanto, a crescente adoção de protocolos de segurança avançados e relativamente sem atritos, como o 3DS 2.0, processo de autenticação que passa por três domínios essenciais de pagamento, deve permitir que vendedores online acelerem o processo de compra sem economizar na segurança e confiança do cliente.

Uma pesquisa recente mostrou que 92% dos brasileiros abandonaram uma compra online por medo de fraude. É por isso que os profissionais do setor devem garantir um forte compromisso com métodos de pagamento seguros, ao mesmo tempo em que mantêm um funil de compra suave.

Ler  Dia dos Pais: produtos para barba e perfumes estão em alta

Retail Media

Com o planejado fim gradual dos cookies de terceiros já em andamento, novas estratégias de publicidade estão em ascensão, e o retail media é um exemplo especialmente proeminente.

Considerada a ‘terceira onda’ da publicidade digital (após motores de busca e mídias sociais), o retail media viu um crescimento empolgante nos Estados Unidos, com os gastos com anúncios de mídia no varejo nos EUA estimados para mais que dobrar de US$ 41 bilhões, em 2022, para US$ 85 bilhões até 2026.

Simplificando, este conceito envolve marketplaces de terceiros permitindo que marcas anunciem seus produtos diretamente em seus próprios sites e aplicativos, como Amazon e Mercado Livre, alcançando os consumidores enquanto fazem compras.

Mais de 131 milhões de brasileiros estão conectados à internet por uma média de três horas e 45 minutos todos os dias, e 90% deles estão navegando no varejo enquanto estão online.

Portanto, não é de surpreender que o retail media esteja começando a ser mais reconhecido, já que essa nova estratégia é atualmente utilizada por 54,8% das empresas no Brasil que investem em publicidade digital, ficando atrás apenas das mídias sociais, ferramentas de busca e publicidade programática.

As vantagens da publicidade no retail media para o e-commerce são diversas, como dados granulares sobre o comportamento e as compras dos clientes, permitindo insights sobre tendências, preferências e hábitos de compra dos consumidores.

Essas informações podem ser usadas para otimizar layouts de lojas e seleção de produtos.

Os anúncios em retail media também podem ajudar os varejistas a construir o reconhecimento de sua marca e conquistar novos clientes.

Ao veicular anúncios em suas plataformas, é possível apresentar aos compradores produtos e serviços que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

Não apenas isso, mas ao combinar IA e uma solução de retail media como o Amazon Ads, da Sellesta, os vendedores podem reduzir seu ACOS (custo de publicidade de vendas) e automatizar uma grande parte das configurações e integração, alcançando crescimento rápido, insights acionáveis e uma vantagem competitiva com menor orçamento e esforço.

Ler  Dia do Solteiro: Americanas comemora resultados de vendas do "11/11

Realidade Aumentada

O ano de 2024 reunirá muitas das tecnologias recentes na busca por uma jornada do cliente mais simplificada, personalizada e segura, mas também proporcionará novas maneiras de envolvê-los e melhorar totalmente a sua experiência.

Liderando o pacote de tecnologias que melhoram a experiência do cliente, está a Realidade Aumentada (AR).

Embora tenha se mostrado promissora com produtos de nicho de comércio eletrônico como móveis, vidros e eletrodomésticos, em 2024 a AR deverá revolucionar grandes mercados on-line, como moda e até mesmo turismo.

Servirá, também, para aumentar a imersão do futuro omnicanal e ‘phygital’ do comércio eletrónico.

Por exemplo, embora os clientes possam ver a aparência de uma máquina de lavar na cozinha apenas usando o telefone, eles também podem “experimentar” sapatos virtualmente em uma loja física.

Sobre a Sellesta

A Sellesta é um conjunto completo de ferramentas de IA que ajuda empresas a melhorar suas vendas em marketplaces de e-commerce e lojas online. Com a Sellesta, as empresas podem otimizar as páginas dos produtos para garantir maiores taxas de conversão, impulsionar o desempenho dos anúncios, e ganhar acesso a insights valiosos sobre marketing, como as melhores práticas dos concorrentes. Para os marketplaces, a Sellesta valida e ajuda a aperfeiçoar o conteúdo com soluções de IA híbrida. Com tudo em um só lugar, a Sellesta é ótima para vendedores, lojas online, agências de e-commerce e marketplaces. A Sellesta é uma empresa internacional com uma equipe distribuída no mundo todo. Atualmente, a Sellesta opera em mercados nos EUA e na América Latina.

Saiba mais: https://sellesta.com/pt

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

por Kayene Simao
17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada...

Leia maisDetails

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

por Kayene Simao
09/10/2025
edit post
Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

O Dia das Crianças consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, a data gerou um volume de negócios superior a R$ 13...

Leia maisDetails

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

por Redação
07/10/2025
edit post
Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira (7) por uma declaração feita durante coletiva de imprensa em que comentava os casos de intoxicação...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails
edit post
Azul anuncia 127 vagas de emprego em nove estados brasileiros

Rio de Janeiro abre 16 mil vagas formais em setembro, mas registra queda de 16% em relação a 2024

por Kayene Simao
02/11/2025

O estado do Rio de Janeiro criou 16.009 postos de trabalho com carteira assinada em setembro de 2025, segundo dados...

edit post
Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

por Kayene Simao
02/11/2025

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro de 2025, o menor índice da...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

por Kayene Simao
02/11/2025

A Vivo anunciou o início do Esquenta Purple Friday, ação promocional que antecipa a Black Friday e oferece descontos em...

edit post
Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

por Kayene Simao
01/11/2025

O concurso 299 da +Milionária, realizado neste sábado (1º de novembro de 2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d