• Recentes
  • Tendências
black-friday-dicas

Sete dicas para impulsionar vendas na Black Friday

21/11/2023
YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

28/07/2025
Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

28/07/2025
Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

28/07/2025
Koin expande presença no Pix Parcelado com novas parcerias no varejo brasileiro

Pix parcelado deve transformar meios de pagamento no e-commerce

28/07/2025
Mercado de engenharia oferece mais de 11 mil vagas em todo o Brasil

Mercado de engenharia oferece mais de 11 mil vagas em todo o Brasil

28/07/2025
Franqueadoras apostam em unidades próprias para ganhar eficiência e testar inovações

Franqueadoras apostam em unidades próprias para ganhar eficiência e testar inovações

28/07/2025
Relatório aponta melhores cidades do mundo para proteção de patrimônio em meio à alta tributação

Relatório aponta melhores cidades do mundo para proteção de patrimônio em meio à alta tributação

28/07/2025
Estudo da Macfor aponta melhores indicadores sociais e econômicos em regiões com cooperativas

Estudo da Macfor aponta melhores indicadores sociais e econômicos em regiões com cooperativas

28/07/2025
EUA e China devem estender trégua comercial para evitar nova escalada tarifária; negociações ocorrem em Estocolmo

EUA e China devem estender trégua comercial para evitar nova escalada tarifária; negociações ocorrem em Estocolmo

28/07/2025
Dólar se Recupera com Alívio Comercial EUA-UE; Mercado Aguarda Decisão do Fed

Dólar se Recupera com Alívio Comercial EUA-UE; Mercado Aguarda Decisão do Fed

28/07/2025
Fim de semana de emoções: São Paulo brilha, Flamengo assume a ponta e Vasco tropeça nos acréscimos!

Fim de semana de emoções: São Paulo brilha, Flamengo assume a ponta e Vasco tropeça nos acréscimos!

28/07/2025
Tailândia e Camboja anunciam cessar-fogo após confronto mortal na fronteira

Tailândia e Camboja anunciam cessar-fogo após confronto mortal na fronteira

28/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
segunda-feira, 28 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Sete dicas para impulsionar vendas na Black Friday

*por Guilherme Raymond

Redação por Redação
21/11/2023
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
black-friday-dicas
CompartilharCompartilhar

A Black Friday se tornou um dos eventos de compras mais aguardados do ano, oferecendo oportunidades incríveis para os varejistas aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes. Neste ano, o dia de ofertas acontece em 24 de novembro e, para aproveitá-lo ao máximo, os estabelecimentos comerciais devem realizar um planejamento meticuloso e uma ação diligente.

Talvez você goste de ver:

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, em 2022 as vendas na data no Brasil caíram mais de 30% na comparação com 2021 e o faturamento apresentou queda de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior. Contudo, segundo relatório elaborado pela Olist, 68,8% das lojas do país que pretendem vender nessa data esperam faturar mais em 2023 do que no ano passado.

Para que isso ocorra, no entanto, os varejistas precisam ajustar estratégias de estoque e promoção, levando em consideração as mudanças nas preferências dos consumidores. A diversificação de produtos, a introdução de opções mais saudáveis e a atenção às embalagens também são pontos que não podem ser negligenciados para que os lojistas se mantenham competitivos e consigam atender às necessidades de seus clientes.

Para auxiliá-los, preparei uma lista com os principais cuidados que devem ser tomados para garantir o sucesso de vendas nessa data tão importante para o varejo:

1. Análise de histórico 

Para enxergar padrões e ter uma previsão mais realista da demanda na Black Friday, recomendo a utilização de uma solução de monitoramento que considere tanto as procuras para essa data sazonal nos anos anteriores quanto as tendências de mercado. Afinal, a Tecnologia permite planejar com base em fatos e vender mais.

2. Definição de produtos-chave

Depois de conhecer com profundidade a operação e o comportamento do mercado para entender as tendências, é preciso definir os produtos que serão trabalhados na data e garantir a criação de ofertas personalizadas para cada uma dessas mercadorias – que devem ser as mais procuradas durante a ocasião, de acordo com o mapeamento feito – a fim de atrair consumidores. 

Ler  Páscoa registra 17% de aumento de vagas temporárias no Brasil

3. Criação de descontos atraentes

Com base na inteligência de dados, é possível identificar preferências de compra, gerando assertividade na criação de promoções. Porém, é preciso lembrar que os descontos devem ser, além de atraentes, transparentes. Uma estratégia de precificação inteligente não apenas aumentará as vendas durante a época como construirá relacionamentos de longo prazo com os clientes. Pode-se ainda aproveitar a Black Friday para promover itens de baixo giro de estoque, oferecer pacotes de produtos relacionados e criar descontos escalonados com base no valor total da compra.

4. Engajamento antecipado

a maioria das pessoas fica ansiosa por essa data. Por isso, ações promocionais antecipadas ajudam a destacar o negócio. Aconselho, então, começar com pelo menos uma semana de antecedência, elaborando estratégias de pré-campanha e antecipando ofertas especiais para aumentar a visibilidade dos produtos no mercado. Isso se torna um diferencial competitivo, fideliza os consumidores e aumenta as chances de vendas.

5. Gestão eficiente do estoque

Ter a quantidade ideal de produtos disponíveis, no momento e lugar certos é a chave para o sucesso na Black Friday. Portanto, é preciso certificar-se de contar com uma ferramenta robusta que ajude a dar visibilidade às mercadorias em estoque.

6. Treinamento de equipe

durante a Black Friday, o atendimento ao cliente é essencial. Por isso, é necessário treinar a equipe para lidar com consultas e resolver imprevistos, ter procedimentos claros para lidar com reclamações e devoluções, e disponibilizar canais de suporte, como chat ao vivo, e-mail e telefone. Um atendimento ao cliente de qualidade constrói a confiança e pode resultar em vendas adicionais e fidelidade no longo prazo.

7. Logística eficiente

O cuidado com a entrega é essencial para não causar insatisfações. Por isso, os prazos devem ser realistas e comunicados claramente aos clientes, em especial se envolver opções de recebimento mais rápido com custos adicionais. A logística e a entrega eficientes são cruciais para cumprir as expectativas dos clientes e conquistar sua fidelidade.

Melhoria contínua

Por fim, é preciso realizar uma ação de encerramento, como o mapeamento dos dados do período, para ter visibilidade de erros e acertos e avaliar o cumprimento das metas estabelecidas. Essa iniciativa promove uma melhoria contínua da operação a cada ano. Também se faz necessário ouvir as equipes envolvidas na data para tirar lições e aprendizados do que pode ser otimizado em futuras campanhas. 

Ler  Maiores do varejo brasileiro crescem muito acima do PIB

Sobre o Autor

*Guilherme Raymond é head do time comercial de varejo na Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

por Kayene Simao
26/07/2025
Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Embora a Black Friday de 2025 esteja marcada para o dia 28 de novembro, o período de preparação para varejistas que dependem de produtos importados já começou. Segundo...

Leia maisDetails

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

por Kayene Simao
26/07/2025
Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgou um levantamento que mostra a relevância do comércio intercompanhia — realizado entre empresas do mesmo grupo econômico...

Leia maisDetails

Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

por Kayene Simao
25/07/2025
Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

A Americanas iniciou sua campanha promocional para o Dia dos Pais, oferecendo descontos em diversas categorias de produtos. A iniciativa inclui opções nas áreas de telefonia, eletroportáteis, áudio...

Leia maisDetails

Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

por Kayene Simao
22/07/2025
Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

Campanha reforça estratégia digital da empresa para impulsionar vendas em julho O Magalu lançou nesta terça-feira (22) a campanha Black App, que oferece descontos semelhantes aos da Black...

Leia maisDetails

CNI destaca apoio de entidades empresariais dos EUA contra tarifaço 

por Kayene Simao
16/07/2025
CNI destaca apoio de entidades empresariais dos EUA contra tarifaço 

Apoio internacional à indústria brasileira A Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou, nesta terça-feira (15), a contundente manifestação de duas das mais influentes entidades empresariais dos Estados Unidos — a U.S....

Leia maisDetails
YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

por Kelly Couto
28/07/2025

O YouTube anunciou um faturamento de US$ 9,8 bilhões em receita publicitária no último trimestre, superando isoladamente todas as principais...

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

por Kayene Simao
28/07/2025

Os Estados Unidos vêm intensificando sua agenda de acordos comerciais, incluindo parcerias com o Japão e países europeus. Nesse cenário,...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

por Kayene Simao
28/07/2025

Desde a implementação do exame toxicológico de larga janela de detecção em 2016, obrigatório para motoristas das categorias C, D...

Koin expande presença no Pix Parcelado com novas parcerias no varejo brasileiro

Pix parcelado deve transformar meios de pagamento no e-commerce

por Kayene Simao
28/07/2025

Inovação nos meios de pagamento impulsiona conversões A modernização dos meios de pagamento tem sido um fator determinante para o...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d