Segundo estudiosos, a profissão de garçom surgiu há quase 270 anos, na França, onde apareceram os primeiros restaurantes, após a Revolução Francesa.
No Brasil, a profissão está prestes a completar 120 anos e é comprovado que quem se especializa na área tem oportunidades de crescimento profissional e melhores remunerações.
Celebrado em 11 de agosto, o Dia do Garçom homenageia profissionais que atuam na linha de frente nos serviços de alimentação e hospitalidade.
O setor de bares e restaurantes, um dos mais prejudicados durante a pandemia, vive um momento aquecido com a abertura de estabelecimentos e contratação de profissionais.
Na segunda semana de agosto, um levantamento exclusivo realizado pelo Trampolim, aplicativo colaborativo de empregos, contabilizou 400 vagas abertas no setor de bares e restaurantes no país.
Além de garçom (55 vagas), há oportunidades para cozinheiro (103 vagas), chapeiro (40 vagas) e outros cargos relacionados.
Segundo a PNAD Contínua, até junho o setor de alimentação alcançou 157 mil vagas de emprego. O Novo Caged também registrou um aumento de vagas em bares e restaurantes.
Em junho, o setor criou 11 mil vagas com carteira assinada, um aumento de 0,72% em relação a maio.”A expectativa é a de que o volume de empregos cresça cada vez mais no setor de bares e restaurantes. Muitos estabelecimentos não resistiram e fecharam as portas durante a fase mais crítica da pandemia e, agora, começam a reabrir, dando vazão a uma demanda que ficou reprimida”, avalia Bruno Rizzato, diretor do app Trampolim.
Veja os cargos com mais vagas disponíveis no ramo de alimentação:
- Auxiliar de cozinha
- Cozinheiro(a)
- Garçom/garçonete
- Chapeiro
- Ajudante de cozinha
- Bartender
- Cumim
- Atendente de restaurante
Para se candidatar às vagas, os interessados podem acessar o link e baixar o aplicativo. O serviço é gratuito e está disponível para android e IOS.