• Recentes
  • Tendências
O impacto dos chargebacks no e-commerce brasileiro

O impacto dos chargebacks no e-commerce brasileiro

03/06/2023
Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

26/06/2025
Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

26/06/2025
Bradesco promove leilão online de imóveis com descontos de até 50%

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

26/06/2025
Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

26/06/2025
Impactos da Inflação e da Política Monetária no Sistema Tributário: Desafios para Empresas e Consumidores

Câmara derruba decreto do governo que aumentava IOF e expõe fragilidade política do Executivo

26/06/2025
Setor de recuperação de crédito deve ganhar protagonismo em 2025 com alta da inadimplência

Crédito consignado se destaca como alternativa de reorganização financeira para servidores públicos

26/06/2025
Combustíveis registram queda de preços em abril, aponta levantamento nacional

Mistura de 30% de etanol à gasolina entra em vigor em agosto e marca avanço na política energética

26/06/2025
Tensões Irã‑EUA: impacto no petróleo pode ter sido antecipado

Tensões Irã‑EUA: impacto no petróleo pode ter sido antecipado

25/06/2025
Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro Registra Crescimento de 72% no Início de 2025

Santander realiza leilão online com 44 imóveis residenciais em 13 estados

25/06/2025
Reforma tributária aproxima fase de testes e exige reestruturação das empresas

Reforma tributária aproxima fase de testes e exige reestruturação das empresas

25/06/2025
Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

Anatel fiscaliza qualidade do sinal de telefonia e internet durante festas juninas no Nordeste

25/06/2025
Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

Uso de inteligência artificial generativa avança no setor financeiro brasileiro

25/06/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
quinta-feira, 26 junho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

O impacto dos chargebacks no e-commerce brasileiro

Tábata Férlin por Tábata Férlin
03/06/2023
em Comércio
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Foto: Freepik

Foto: Freepik

CompartilharCompartilhar

Um dos grandes desafios do e-commerce é oferecer uma experiência de compra sem fricção para os consumidores que potencialize as vendas sem comprometer a proteção de receitas.

Talvez você goste de ver:

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

Dropshipping vale a pena? Prós e contras

Quando ocorrem os chargebacks – ou estorno de um valor cobrado em cartão de crédito ou débito – o Comércio eletrônico tem que arcar com a queda de lucratividade nos gráficos da contabilidade.

Segundo análises da Signifyd – empresa global de combate a fraudes no e-commerce, os chargebacks e as fraudes no Brasil podem comprometer em torno de 1% da receita do negócio online.

Essa taxa pode ser maior dependendo do segmento e porte do varejo e, em um mercado cujas vendas online atingiram um total de quase R$170 bilhões em 2022 (ABComm), seu impacto chega à mesma ordem de bilhões de reais e toda atenção é importante.

“Ao receber uma contestação de compra, o e-commerce sofre não só com a devolução dos valores ao titular do cartão, mas também é impactado com o desperdício de investimentos feitos em taxas operacionais, custos logísticos, reposição dos produtos perdidos e do investimento de marketing para aquela compra”, explica Gabriel Vecchia, Diretor Comercial da Signifyd para o Brasil.

“Quando notamos que esses desperdícios poderiam ser direcionados a outras ações e investimentos para o crescimento da empresa, percebemos que evitar essas perdas se torna ainda mais importante”, completou.

O comércio eletrônico brasileiro é o maior da América Latina e vem crescendo ano após ano.

Estima-se que as taxas de crescimento devem se manter, chegando a 22% até 2025, segundo projeções da Americas Market Intelligence (AMI/2022).

Porém, a ascensão do e-commerce nacional é acompanhada do crescimento das fraudes e os problemas derivados delas.

É importante ressaltar que os chargebacks mais preocupantes/custosos, mas possíveis de serem evitados, são em boa parte gerados por fraudes online.

Ler  Feirão Limpa Nome - 6 passos antes de renegociar

Elas podem ser cometidas das mais diversas formas, tais como informações pessoais roubadas, cartões de crédito clonados ou roubados, invasão de contas de usuários da internet, criação de identidades sintéticas e outros.

Segundo o Merchant Fraud Journal/2022, em 2023 os chargebacks devem custar cerca de US$100 bilhões ao varejo, somente nos Estados Unidos.

Com a expectativa de uma cifra alta em um mercado de e-commerce mais maduro, onde os índices de fraude e chargebacks tendem a ser menores que os do Brasil, pode ser perigoso ignorar os impactos dos chargebacks no país.

“Outro problema relacionado é que o temor às fraudes e ao risco de sofrer chargebacks leva os e-commerces a implementar medidas de proteção muito restritivas”, comenta Vecchia.

“Embora elas consigam, muitas vezes, minimizar as taxas de chargebacks, o fazem às custas de comprometer uma parcela significativa das vendas. Ou seja, muitas empresas deixam de vender ou vendem menos por medo e por sistemas de proteção legados. O ideal é buscar ferramentas modernas e capazes de alcançar um equilíbrio muito mais eficiente entre proteção, experiência de compra e aumento de vendas”, continua.

Para impulsionar os ganhos dos e-commerces, a plataforma antifraudes da Signifyd utiliza tecnologia para analisar riscos com maior precisão e assume os custos dos chargebacks para os varejistas, com uma garantia financeira integral.

A responsabilidade pela aprovação de uma transação fraudulenta é 100% absorvida pela empresa, promovendo segurança para os negócios digitais aprovarem mais pedidos.

“Se o comércio eletrônico não tem custos com os chargebacks, as margens de sua receita permanecem preservadas e permitem maiores investimentos em lançamentos de produtos, novas ferramentas tecnológicas e outros aperfeiçoamentos internos. O objetivo principal é crescer sem medo e com possibilidade de lucros maiores”, completa Vecchia.

SIGNIFYD no VTEX DAY 2023

A Signifyd participa pelo segundo ano consecutivo do VTEX DAY 2023.

Nos dias 05 e 06 de junho, no São Paulo Expo, a empresa reforça a importância de soluções antifraude e o combate aos chargebacks para proteção de receitas dos e-commerces.

Ler  Primeira Boutique em Casa do mundo leva universo Nespresso ao lar dos consumidores

No estande da Signifyd (próximo ao palco Track 4) os visitantes vão encontrar o robô SIG e conhecer a solução tecnológica da companhia de forma dinâmica e criativa.

O simpático robô é uma representação do uso de tecnologia e inteligência artificial pela Signifyd para proteger receitas e combater fraudes no comércio eletrônico.

Ao interagir com o público, o SIG vai oferecer as melhores recomendações sobre proteção contra fraudes, tirar fotos e, se estiver de bom humor, contar uma ou outra piada.

Serviço:
SIGNIFYD no VTEX DAY 2023
05 e 06 de junho de 2023
Próximo ao palco Track 4 – São Paulo Expo

Sobre a Signifyd

A Signifyd oferece uma plataforma completa de proteção anti-fraudes para o e-commerce.

Com o uso de machine learning e inteligência artificial, analisa dados, rastreia transações fraudulentas e falsos positivos em tempo real e maximiza as taxas de conversão de transações, gerando ganho de receitas, eliminando as perdas financeiras por chargebacks.

Há mais de 10 anos no mercado, a empresa foi fundada por Michael Liberty – Co-Founder e Chief Product Officer (CPO); e Rajesh Ramanand – Co-Founder e CEO, ambos ex-executivos da Paypal. Entre seus clientes estão empresas listadas na Fortune 1000 e na Internet Top 500.

Tags: e-commerce brasileiro
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

por Kayene Simao
26/06/2025
Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 1,4% em junho, marcando...

Leia maisDetails

Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

por Kayene Simao
21/05/2025
Nova declaração de importação muda rotina de empresas no comércio exterior

A implementação da Declaração Única de Importação (DUIMP) está transformando os processos de importação no Brasil. A nova exigência, que integra diferentes etapas do processo em um único...

Leia maisDetails

Dropshipping vale a pena? Prós e contras

por Goodanderson Gomes
22/03/2025
Mini carrinho de compras com algumas pequenas caixas em cima de um notebook. Falando sobre dropshipping.

Agora que você enviou os subtópicos e instruções, vou começar o desenvolvimento do conteúdo. Aqui está a primeira parte do artigo: O dropshipping é um modelo de negócio...

Leia maisDetails

Desaceleração do Varejo Deve Persistir em 2025, Aponta CNC

por Kayene Simao
16/03/2025
Desaceleração do Varejo Deve Persistir em 2025, Aponta CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que a desaceleração do setor varejista continuará ao longo de 2025, em linha com um cenário...

Leia maisDetails

Estabilização do dólar pode impulsionar importações brasileiras

por Kayene Simao
15/03/2025
Estabilização do dólar pode impulsionar importações brasileiras

Desde o início de 2025, a cotação do dólar tem registrado queda, refletindo um cenário de instabilidade nas últimas semanas. Em fevereiro, a moeda americana acumulou uma redução...

Leia maisDetails
Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

Integração do pagamento à estratégia de precificação para evitar perdas operacionais

por Kayene Simao
26/06/2025

A forma como o pagamento é tratado nas estratégias comerciais das empresas pode ter impacto direto nos resultados financeiros. Segundo...

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

por Kayene Simao
26/06/2025

O agronegócio brasileiro tem incorporado novas práticas financeiras diante das mudanças no ambiente tributário. O aumento da carga fiscal sobre...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Bradesco promove leilão online de imóveis com descontos de até 50%

Bradesco Seguros é reconhecida internacionalmente por inovações no setor de seguros

por Kayene Simao
26/06/2025

A Bradesco Seguros foi reconhecida internacionalmente por iniciativas inovadoras no setor de seguros, ao conquistar dois prêmios no Qorus Innovation...

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

Confiança do empresário do comércio cresce pelo terceiro mês, mas segue abaixo do nível de 2023

por Kayene Simao
26/06/2025

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile