Não faz muito tempo que falar em “fazer compras na internet” era algo considerado controverso.
Isso porque muitas pessoas tinham em mente que essa atividade traria riscos para a segurança dos seus dados financeiros.
Contudo, com o passar do tempo isso foi sendo desmistificado e foram surgindo empresas de comércio eletrônico para todos os gostos.
Hoje em dia, existem alguns sites de compras gigantescos e, o melhor, totalmente seguros. Nos próximos tópicos estão listados 7 deles!
Amazon
Fundada em 1994 pelo hoje bilionário Jeff Bezos, a Amazon é um dos maiores sites de compras do planeta, mas considerado por muitos como o maior.
Na época da sua fundação, a Amazon comercializava apenas livros. Contudo, com o passar do tempo a empresa foi se tornando uma varejista e hoje vende “de tudo”, mas ainda com destaque especial para os livros.
Além disso, vendedores autônomos que ainda não têm condições de criar a sua própria loja virtual ou simplesmente não querem fazer isso, podem se associar ao marketplace da Amazon e vender seus produtos sob a tutela da empresa de Jeff Bezos.
Alibaba
Outro gigante entre os sites de compras de todo o mundo é o Alibaba, fundado pelo chinês Jack Ma ainda em 1999.
Assim como a Amazon, o Alibaba tornou-se, com o passar do tempo, um grande marketplace que agrega vendedores de todo o mundo. Porém, os produtos vendidos diretamente pela loja ainda estão lá.
De qualquer forma, o site oferece uma grande variedade de produtos, fluidez na navegação dos seus visitantes e muita segurança para compras e vendas realizadas na plataforma.
eBay
Mais uma representante do segmento de marketplaces de grande sucesso é o mundialmente conhecido eBay.
No eBay, que foi fundado em 1995 pelo empresário Pierre Omidyar, comerciantes do mundo inteiro podem vender os seus produtos e contar com o marketing da plataforma para ter alavancagem.
Por operar nesse formato, a empresa se tornou um dos maiores sites de compras do mundo, marcando presença em quase todos os continentes.
Grupo Big
Antigamente conhecido apenas como Walmart, o Grupo Big não é apenas um dos maiores sites de compras do mundo, mas um revolucionário desse setor.
O Grupo Big tem uma plataforma com a mesma variedade de outras empresas do segmento, mas é superior no quesito logística, que é mais apurado que na maioria dos outros sites.
Para se ter uma ideia, em localidades próximas aos centros de distribuição da empresa, os usuários chegam a receber produtos comprados na internet dentro de 4 ou 5 horas desde a realização do pedido. Isso faz toda a diferença para a predileção dos usuários!
Lojas Americanas
Fundada aqui mesmo no Brasil em 1929, as Lojas Americanas são um bom exemplo de simbiose perfeita entre o comércio físico e o eletrônico.
Hoje em dia a empresa possui lojas físicas de diversos formatos espalhadas Brasil afora, uma plataforma de site e aplicativo bastante intuitiva e um sistema de logística próprio e muito eficiente.
Para completar, as Lojas Americanas também têm um marketplace completo direcionado a vendedores que queiram se associar.
Magalu
O penúltimo item da nossa lista que traz os melhores sites para compras online é o também brasileiro Magazine Luiza, conhecido apenas como Magalu, que é um dos mais queridos do país.
A exemplo das Lojas Americanas, o Magazine Luiza agrega forte presença física, uma loja virtual completa que contém um marketplace interessante e um sistema de logística versátil e eficiente.
Segundo avaliações de internautas, o Magalu é uma das melhores lojas do Brasil para comprar móveis, eletrônicos, itens de telefonia e eletrodomésticos.
Otto
O último dos sites de compras que queremos apresentar é a empresa de varejo eletrônico Otto, pertencente ao Otto Group, que é uma das mais antigas e respeitadas firmas do segmento.
Muito querida pelos europeus, a Otto foi fundada no longínquo ano de 1950, pelo alemão Werner Otto, que fez com que a empresa se tornasse em algumas décadas a maior do mundo no ramo de vendas por correspondência, que hoje conhecemos como delivery ou vendas pela internet.
Atualmente a Otto investe pesado em marketing digital e na presença nas redes sociais, além de ter uma plataforma com uma variada gama de produtos.
Leia mais:
5 tendências para marketplaces em 2023