O final de ano é uma época que traz grandes expectativas em relação a trabalho e emprego para o próximo ano.
Em 2022, mais especificamente, essas expectativas se justificam por causa dos bons movimentos que o mercado fez ao longo do ano.
Nesse sentido, a taxa de desemprego despencou de 14,9% para 8,9% com a retomada econômica depois da pandemia, o que demonstra claramente uma melhora na economia.
No meio de todo esse avanço, existem algumas áreas que estão gerando vagas para profissões que vão estar em alta em 2023.
Veja nos tópicos a seguir quais são essas áreas!
Engenharia
Assim como acontece em quase todos os anos, existem muitas profissões que vão estar em alta em 2023 que são relacionadas às engenharias.
Dentre elas podemos citar as profissões de engenheiro e técnico em edificações, por exemplo, que prometem gerar muitas vagas no próximo ano.
Para aproveitar as oportunidades você precisa ter formação específica e disponibilidade. No mais, basta ficar atento!
Finanças e contabilidade
As áreas de finanças e contabilidade também prometem gerar muitas oportunidades em 2023.
Isso porque nos últimos tempos pessoas comuns e empresas têm despertado para um maior cuidado com a vida financeira como um todo.
Vale destacar que apesar de serem duas áreas distintas, finanças e contabilidade se completam e conversam entre si.
Se você tem formação em alguma das duas áreas, acione hoje mesmo as notificações de vagas em aplicativos e redes sociais relacionadas.
Jurídico
A área jurídica, ou do direito, como muitas pessoas chamam, também abriga muitas das profissões que vão estar em alta em 2023.
Inclusive, algumas dessas profissões, como a advocacia, por exemplo, parecem nunca estar em baixa.
Contudo, atualmente a demanda por profissionais do ramo tem crescido muito, sobretudo nas áreas de direito civil e digital.
Mais uma vez, para aproveitar as oportunidades é necessário ser graduado e ter algumas formações adjacentes, a depender do cargo pretendido.
Marketing e vendas
Hoje em dia, e como nunca antes na história, os profissionais de marketing e vendas estão sendo bastante requisitados.
Segundo os especialistas, esse aumento na procura foi impulsionado pela internet, que inclusive é o berço de alguns dos maiores negócios deste ramo.
E o melhor de tudo é que algumas profissões relacionadas ao marketing e às vendas não demandam graduação ou cursos mais demorados, apenas expertise e formações menos complexas.
Portanto, se você se sentir apto, em 2023 fique de olho nas vagas para marketing e vendas, pois possivelmente surgirão muitas.
Mercado financeiro
Outro setor da economia que deve gerar muitas das profissões que vão estar em alta em 2023 é o mercado financeiro, mesmo diante das incertezas políticas e econômicas.
Essa previsão tem como base a alta procura de empresas por profissionais em áreas como ESG, crédito corporativo, compliance e muitos outros.
As corretoras de valores, que trabalham diretamente com a Bolsa, também costumam fazer contratações pontuais.
Ficou interessado? Uma dica é procurar saber mais sobre as profissões desse setor com vistas em se preparar melhor para as oportunidades.
Recursos Humanos (RH)
Ao contrário do que pensam algumas pessoas, a área de Recursos Humanos já está em alta há anos.
O setor trata da parte de recrutamento e seleção, treinamentos, desenvolvimento humano e organizacional, etc.
Para se candidatar às muitas vagas de RH que vão aparecer em 2023, você precisa ter uma graduação ou um curso técnico na área. Além disso, deve ficar atento às oportunidades!
Seguros
Também existem profissões que vão estar em alta em 2023 relacionadas ao setor de seguros, que está em franca expansão atualmente.
Estima-se que surjam muitas vagas para analistas, atuários e outros profissionais com expertises específicas. Vale a pena se preparar e ficar de olho nas chances!
Tecnologia
Por fim, temos a área de tecnologia, que é uma das mais movimentadas e amplas da atualidade.
Dentre as profissões que vão estar em alta em 2023 dentro do escopo da tecnologia, podemos destacar:
- Desenvolvedor;
- Programador;
- Técnico de TI;
- Técnico em segurança da informação;
- Dentre muitas outras.
Assim, se você possui qualificações compatíveis com a área, fique atento a grupos de vagas de emprego e outros canais de informação semelhantes.
Leia mais:
Home office: 10 profissões para quem quer trabalhar sem sair de casa