• Recentes
  • Tendências
edit post
E-mail marketing

E-mail marketing:o que é e como começar a usar no marketing

13/10/2022
edit post
Turismo paulista deve faturar R$ 340 milhões com hospedagem no fim de 2025

Turismo paulista deve faturar R$ 340 milhões com hospedagem no fim de 2025

25/12/2025
edit post
PLP 125: lei aprovada pode garantir educação anual para 683 mil crianças, ou contratar 136 mil policiais para segurança pública, ou disponibilizar mais 145 mil médicos por ano

PLP 125: lei aprovada pode garantir educação anual para 683 mil crianças, ou contratar 136 mil policiais para segurança pública, ou disponibilizar mais 145 mil médicos por ano

25/12/2025
edit post
Integração entre RH e gestão de terceiros reforça cultura de segurança no trabalho no Brasil

Integração entre RH e gestão de terceiros reforça cultura de segurança no trabalho no Brasil

25/12/2025
edit post
Plataforma automatiza medição de emissões em transportes e mira redução de custos na logística

Plataforma automatiza medição de emissões em transportes e mira redução de custos na logística

25/12/2025
edit post
Empresas aceleram modernização de sistemas SAP diante do fim do suporte ao ECC em 2027

Empresas aceleram modernização de sistemas SAP diante do fim do suporte ao ECC em 2027

25/12/2025
edit post
Lotomania 2866: prêmio principal acumula e estimativa do próximo concurso chega a R$ 7 milhões

+Milionária 314: prêmio principal acumula e estimativa para o próximo concurso é de R$ 14,5 milhões

24/12/2025
edit post
Quina 6911: prêmio acumula e estimativa do próximo concurso chega a R$ 12 milhões

Lotomania 2866: prêmio principal acumula e estimativa do próximo concurso chega a R$ 7 milhões

24/12/2025
edit post
Lotofácil 3571: tem duas apostas vencedoras com 15 acertos no sorteio de 24 de dezembro

Quina 6911: prêmio acumula e estimativa do próximo concurso chega a R$ 12 milhões

24/12/2025
edit post
Quina 6910: acumula no concurso e prêmio estimado chega a R$ 11,5 milhões

Lotofácil 3571: tem duas apostas vencedoras com 15 acertos no sorteio de 24 de dezembro

24/12/2025
edit post
Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

24/12/2025
edit post
Cinco pontos essenciais para brasileiros que planejam investir nos Estados Unidos em 2026

Cinco pontos essenciais para brasileiros que planejam investir nos Estados Unidos em 2026

24/12/2025
edit post
Tokenização de ativos ganha espaço como alternativa para ampliar acesso ao mercado de capitais

Tokenização de ativos ganha espaço como alternativa para ampliar acesso ao mercado de capitais

24/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 25 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Sem categoria

E-mail marketing:o que é e como começar a usar no marketing

Sarah Souza por Sarah Souza
13/10/2022
em Sem categoria
Tempo de leitura: 7 minutos
0
A A
E-mail marketing

Veja como o e-mail marketing pode ajudar na estratégia de sua empresa

CompartilharCompartilhar

E-mail marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. É um canal direto de comunicação com o seu público, que você pode usar para estreitar o relacionamento, nutrir leads e gerar vendas, com uma excelente taxa de ROI.

Talvez você goste de ver:

Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

CMN aprova medidas para ampliar apoio a produtores afetados por eventos climáticos

STF determina novas diligências em investigação sobre Banco Master

Ainda assim, continua sendo desacreditado por muitos profissionais de marketing. Por muito tempo, e-mail marketing foi sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar ou deletar as mensagens.

Só que a Tecnologia e as estratégias avançaram e hoje possibilitam um uso muito mais eficiente dos e-mails, que podem chegar para as pessoas certas. Basta saber usar.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.

Os e-mails se tornaram uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos consumidores, como uma grande panfletagem virtual. O problema é que o uso do e-mail como ferramenta de marketing passou a incomodar os usuários. 

Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão. E, como ainda acontece muito hoje, algumas marcas inconvenientes invadiram o ambiente pessoal com mensagens e até vírus e malwares.

Isso prejudicou a reputação do e-mail marketing. Provedores de e-mail, como Hotmail, Yahoo e Gmail, começaram a bloquear emails suspeitos, enquanto os usuários passaram a ignorar ou deletar mensagens que não queriam ver na sua caixa de entrada.

Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens. Por isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Uma boa estratégia atualmente deve funcionar como o envio de uma carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Ele é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os e-mails se mantêm fortes nas estratégias.

Grande alcance

Existem 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Impressionante, não é?

Alcance do e-mail marketing

Nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de e-mail. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Por isso, quando você investe no e-mail marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um e-mail.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário.

Ler  Noite italiana e desfile de barcos marcaram o Rio Boat Show

Por essa razão, o alcance orgânico de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação.

Já no e-mail marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais adiante).

Formato flexível

O e-mail é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.

Um e-mail pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ser como você desejar!

Alto retorno financeiro

Você sabia que o ROI do e-mail marketing é um dos mais altos entre os canais de marketing? 

De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em e-mail marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior.

ROI do e-mail marketing

Dois fatores ajudam a explicar por que os resultados financeiros do e-mail marketing são significativos: o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas.

Para começar uma estratégia de e-mail marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.

Entre as inúmeras ferramentas do mercado, há ainda várias opções gratuitas. Portanto, o investimento que você precisa fazer não é muito alto.

Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, seja por meio da nutrição dos leads, que têm mais chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais, que levam diretamente para a venda.

Canal próprio

Este é um dos principais motivos para usar o e-mail marketing nas suas estratégias. O e-mail é um canal próprio, e a lista de contatos é um ativo da sua empresa.

Não existe uma entidade externa definindo quando, como e por que você deve enviar mensagens aos assinantes. Você pode até usar uma ferramenta, mas a estratégia não depende dela.

Nas redes sociais, por outro lado, você depende das plataformas. São os algoritmos que decidem se o seu post é relevante ou não para os usuários. E os seguidores não pertencem à sua marca — se Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter acabarem ou perderem força, você não pode levá-los para outro lugar.

Portanto, o e-mail marketing dá mais segurança. E a construção de uma lista de contatos robusta ainda valoriza a sua marca.

Ler  7 dicas importantes para ser mais produtivo no dia a dia

Qual a importância do e-mail marketing na estratégia de marketing?

O e-mail marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso.

Quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes.

Perceba a grande oportunidade que o e-mail marketing traz. Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles.

Então, vamos ver agora todos os papéis que o e-mail marketing pode cumprir na sua estratégia e que você pode incluir no seu planejamento:

Estreitar relacionamentos

Email marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É uma comunicação direta com os consumidores.

Então, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com eles. Os usuários também já se dispuseram a isso, ao dar permissão aos seus emails, então eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos.

Aproveite para manter a marca sempre próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, deve saber que promover os conteúdos publicados é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Existem vários canais que você pode utilizar para isso, e o e-mail é um deles. Você pode enviar atualizações do blog periodicamente ou criar newsletters e fluxos de nutrição com links para os conteúdos.

Dessa forma, os emails contribuem para levar visitantes ao blog e aumentar a sua visibilidade na internet.

Nutrir e educar seus leads

A nutrição de leads é um dos pilares do Inbound Marketing. Essa estratégia tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com eles. À medida que você envia os conteúdos, eles entendem melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes.

O e-mail é um canal ideal para isso. Por meio da automação, você pode enviar mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo, de acordo com a etapa da jornada em que ela se encontra.

Vender

Você pode enviar e-mail apenas para estreitar relacionamentos e promover conteúdos, mas também pode vender diretamente. Os emails podem trazer ofertas e descontos que levam os usuários logo para a página de compra. São poucos cliques até a venda.

Um estudo da Klavyio mostrou que o e-mail pode ser responsável por mais de um quarto (27%) da receita geral das lojas virtuais. Veja o poder desse canal nas vendas, especialmente para o e-commerce. Portanto, aproveite o e-mail marketing para promover seus produtos!

Fazer o pós-venda

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes. A etapa de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound, e o e-mail pode ser seu aliado nisso.

Ler  Assistir filmes e séries gratuitos: descubra 8 opções de streaming

No pós-venda, você pode enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de como aproveitar melhor seu produto ou simplesmente perguntar se a pessoa tem alguma dúvida que você possa resolver. Depois disso, mantenha o relacionamento com novos conteúdos e ofertas relevantes para esse cliente.

Lembre-se de que compradores satisfeitos trazem diversos benefícios, como a recompra e a indicação de novos clientes, e reduzem os custos com aquisição de novos clientes.

Como executar uma estratégia de e-mail marketing?

Planejou sua campanha direitinho? Então, é hora de tirá-la do papel.

Para isso, existem também algumas dicas que você pode seguir para ter sucesso nos envios. Veja agora como executar sua estratégia de email marketing da melhor maneira:

Contrate uma ferramenta de email marketing

Ter uma ferramenta de email marketing é essencial para escalar a sua estratégia, já que você pode automatizar os envios.

As ferramentas também permitem usar templates, segmentar a base de emails, monitorar as métricas e usar outros diversos recursos que qualificam o email marketing. Mais adiante, você vai ver algumas opções para executar sua estratégia.

Siga as boas práticas de email marketing

Saiba também que existe um Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM) que você deve seguir.

O CAPEM dispõe, por exemplo, sobre a necessidade de permissão prévia (opt-in) e opção de descadastro (opt-out) para o destinatário, de identificação do remetente e de uma linha de assunto relacionada ao conteúdo do email. Siga as regras para fazer email marketing ético.

Escolha um layout simples e responsivo

No email marketing, vale a pena simplificar. Mantenha o foco no objetivo do email, no conteúdo que você quer transmitir e no que você quer que o usuário faça.

Você pode criar um layout do zero ou usar os templates que as ferramentas oferecem para facilitar seu trabalho.

Independentemente da sua escolha, o layout do email deve ser responsivo, para se adaptar a qualquer tamanho de tela. Além disso, o ideal é mesclar imagens e textos, já que alguns provedores entendem como spam emails que têm apenas imagens.

Personalize os envios

A personalização do email marketing é uma das estratégias mais usadas pelas marcas, como você pode ver no gráfico abaixo. Não é por acaso, já que ela é capaz de aumentar as taxas de abertura e de cliques dos emails.

Então, na hora de executar sua estratégia, pense como você pode personalizar o envio para se aproximar da pessoa, chamar sua atenção e ter melhores resultados.

Basta inserir uma variável no conteúdo que seja substituída por algum dado do usuário, como:

Nome do contato (ex.: Luciano, você deixou este produto no carrinho);

Interesse (ex.: Quem gosta de futebol vai adorar estas ofertas);

Cargo (ex.: Conheça a ferramenta ideal para o Gestor de Marketing).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: e-mail marketing
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

por Kayene Simao
24/12/2025
edit post
Transporte aéreo brasileiro deve bater recorde e chegar a 130 milhões de passageiros em 2025

O transporte aéreo brasileiro deve encerrar o ano com um novo recorde histórico. A expectativa é que cerca de 130 milhões de passageiros utilizem o sistema aéreo no...

Leia maisDetails

CMN aprova medidas para ampliar apoio a produtores afetados por eventos climáticos

por Taysa Medeiros
19/12/2025
edit post
CMN aprova medidas para ampliar apoio a produtores afetados por eventos climáticos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (18) um conjunto de medidas que amplia o apoio financeiro a produtores rurais afetados por eventos climáticos adversos e promove...

Leia maisDetails

STF determina novas diligências em investigação sobre Banco Master

por Taysa Medeiros
16/12/2025
edit post
STF determina novas diligências em investigação sobre Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (15) a realização de novas diligências na investigação que envolve o banqueiro Daniel Vorcaro, um dos...

Leia maisDetails

Integração e inteligência devem guiar debate sobre segurança pública em 2026

por Kayene Simao
08/12/2025
edit post
Integração e inteligência devem guiar debate sobre segurança pública em 2026

A segurança pública deve ocupar papel central no debate nacional em 2026, influenciando campanhas eleitorais e mobilizando diferentes setores da sociedade. Especialistas indicam que dois elementos serão determinantes...

Leia maisDetails

Papa Leão XIV critica tratamento “desumano” de imigrantes nos Estados Unidos durante declaração em Castel Gandolfo

por Redação
03/12/2025
edit post
Papa Leão XIV critica tratamento “desumano” de imigrantes nos Estados Unidos durante declaração em Castel Gandolfo

O Papa Leão XIV criticou nesta terça-feira (2) o que classificou como tratamento “desumano” dado a imigrantes nos Estados Unidos, pedindo que governos adotem políticas que respeitem a...

Leia maisDetails
edit post
Turismo paulista deve faturar R$ 340 milhões com hospedagem no fim de 2025

Turismo paulista deve faturar R$ 340 milhões com hospedagem no fim de 2025

por Kayene Simao
25/12/2025

O setor de hospedagem do estado de São Paulo deve faturar R$ 340 milhões entre o Natal e o Ano...

edit post
PLP 125: lei aprovada pode garantir educação anual para 683 mil crianças, ou contratar 136 mil policiais para segurança pública, ou disponibilizar mais 145 mil médicos por ano

PLP 125: lei aprovada pode garantir educação anual para 683 mil crianças, ou contratar 136 mil policiais para segurança pública, ou disponibilizar mais 145 mil médicos por ano

por Kayene Simao
25/12/2025

Já aprovado pelo Congresso Nacional e em fase final para sanção presidencial, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 125, que...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Integração entre RH e gestão de terceiros reforça cultura de segurança no trabalho no Brasil

Integração entre RH e gestão de terceiros reforça cultura de segurança no trabalho no Brasil

por Kayene Simao
25/12/2025

Em 2023, o Brasil registrou 732.751 acidentes de trabalho, o equivalente a 83,7 casos por hora, segundo o Anuário Estatístico...

edit post
Plataforma automatiza medição de emissões em transportes e mira redução de custos na logística

Plataforma automatiza medição de emissões em transportes e mira redução de custos na logística

por Kayene Simao
25/12/2025

A agenda de sustentabilidade tem ganhado espaço tanto no setor público quanto no privado, impulsionando investimentos em iniciativas voltadas à...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d