A forma como o brasileiro lida hoje com o setor de energia está prestes a ser revolucionada.
Chega ao mercado a LUZ, fornecedora digital de energia que carrega em seu DNA a missão de permitir que as pessoas possam escolher seu fornecedor de energia elétrica, quebrando o monopólio das distribuidoras.
A fórmula para isso não tem segredo: a proposta é apresentar ao cliente uma relação didática e descomplicada com seu consumo, através de uma experiência 100% digital.
Entregando aos clientes uma relação simplificada e acolhedora, o objetivo da LUZ é ser uma das 10 maiores fornecedoras de energia do Brasil.
Com a aprovação da Portaria 50/202, do Ministério de Minas e Energia (MME), a maioria dos médios e grandes consumidores comerciais e industriais (alta e média tensão) podem escolher seu fornecedor de energia a partir de janeiro de 2024.
Com isso, cerca de 106 mil novas unidades estarão aptas a migrar para o mercado livre.
Porém, esse número ainda é muito pequeno quando analisamos o mercado total, que conta atualmente com 85 milhões de clientes.
O cenário que temos é o de que a maioria da população não possui poder de escolha e se encontra insatisfeita.
Não é à toa que, em 2020, o Brasil amargava a 55ª posição no Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica, produzido pela ABRACEEL.
A LUZ chega para dar às pessoas e pequenas empresas a opção de comprar e economizar energia.
Fundações sólidas para levar inteligência e empoderamento do consumidor ao setor de energia
A LUZ é uma empresa criada por um time altamente qualificado com expertise em varejo, digital, tecnologia e energia.
Insatisfeitos com o serviço prestado aos brasileiros pelas distribuidoras de energia, cinco executivos se uniram para fundar a LUZ.
A partir da contratação, o cliente passará a enxergar o que gasta, como e quanto consome através do próprio smartphone, além de receber orientações para otimizar o consumo.
São três os pilares onde a empresa se estrutura: simplicidade, empoderamento e humanização.
“A LUZ oferece um processo de contratação em 3 cliques e totalmente digital, com informações claras e sem surpresas. Nossos consumidores passam a ter previsibilidade do valor e data da sua fatura através do nosso aplicativo.”, explica Flávio Catani, sócio fundador da LUZ.
Junto a Catani estão Alfredo Silva, Mauro Lourenço, Ursula Vieira e Samantha Albuquerque, sócios fundadores da LUZ e especialistas em tecnologia, operações, comercialização e marketing, respectivamente.
Além de nomes fortes na liderança, a empresa recebeu o aporte do Grupo Delta Energia, uma das empresas líderes do segmento, dando ainda mais solidez à missão.
Apoiada em uma estrutura tecnológica robusta, a LUZ oferece aos clientes facilidade na hora de administrar todas as etapas do consumo.
“O cliente terá controle na palma da mão através do aplicativo exclusivo da LUZ, podendo saber em tempo real o seu consumo e receber orientações personalizadas sobre como economizar. Tudo isso é feito através de um medidor inteligente que será instalado na casa/ estabelecimento do cliente”, explica Alfredo.
A LUZ defende que o acesso à energia elétrica deve ser democrático e universalizado, por isso a empresa, que já nasce digital, propõe um atendimento simples, transparente e humanizado, revolucionando o setor de energia.
“Antes do lançamento, fizemos uma ampla pesquisa nacional que nos revelou que somente 30% das pessoas estão satisfeitas com seu serviço de energia atual. A LUZ nasce para mudar essa realidade e libertar essas pessoas”, explica Samantha.
A operação começa focada nas cidades do interior de São Paulo atendidas pela CPFL Paulista com rápida expansão nacional em 2023, chegando a cobrir todo o território em 2024.
O objetivo da empresa é atender, logo nos primeiros anos, 100 mil clientes, residenciais e empresariais, expandindo a médio prazo para milhões.
Inicialmente a empresa opera no interior de São Paulo, com breve expansão para outros estados, já prevista para 2023.
A estratégia de crescimento da LUZ é agressiva, mas muito bem planejada.