Assim como outros setores da economia, o mercado de franquias sempre segue tendências e também é afetado por crises econômicas.
Por esse motivo, é recomendado que todos aqueles que pensam em aderir a essa modalidade de negócios estejam atentos às novidades.
Mas, afinal, quais são as tendências do mercado de franquias para 2022? Falamos sobre isso a seguir.
O que esperar das franquias em 2022
O ano de 2022 é o primeiro ano do chamado pós-pandemia. Isso porque em 2021 as sequelas da crise sanitária provocada pela Covid-19 ainda eram sentidas.
Por esse motivo, no final do ano passado havia grandes expectativas de que a chegada do novo ano trouxesse um alento ao franchising, que sofreu bastante durante a pandemia.
E como já pudemos observar até o momento, em setembro de 2022, houveram bons sinais de melhora nesse mercado. Elencamos alguns na lista abaixo:
- Melhora no fluxo de clientes em estabelecimentos franqueados;
- Reaquecimento provocado pela vacinação em massa, iniciada no final de 2021;
- Melhora nos indicadores econômicos, o que significa um alento no poder de compra e um estímulo ao consumo;
- Aumento na arrecadação de franqueadoras e estabelecimentos franqueados, em relação ao mesmo período do ano passado.
Como podemos ver, grande parte das expectativas para 2022 se confirmaram.
6 tendências do franchising em 2022
Apesar de ser um modelo de negócio bastante uniforme, o franchising não foi atingido em cheio pela crise sanitária que assolou o mundo entre 2020 e 2021.
Isso se deu porque existem diversas modalidades de franquias e também de segmentos de mercado abrangidos.
Para exemplificar, franquias que vendem comida via delivery não sofreram tanto quanto franquias em formato de lojas físicas e quiosques no período em que houve o distanciamento social por causa da pandemia.
No entanto, é possível dizer que surgiram sim novas tendências do mercado de franquias para 2022 que foram impulsionadas de uma forma ou de outra pela pandemia. Confira as 6 principais nos tópicos abaixo!
Surgimento de novas formas de pagamento
A primeira das tendências do mercado de franquias para 2022 foi o surgimento de novas formas de pagamento e a consolidação de algumas já existentes.
Em destaque podemos colocar o aclamado PIX, um tipo de transferência bancária instantânea e gratuita, que pode ser feito através de um celular. Essa forma de pagamento surgiu durante a pandemia e se consolidou rapidamente.
Por outro lado, cresceu o número de adeptos de formas de pagamento que já existiam, como os cartões de crédito, devido à comodidade que oferecem.
Toda essa movimentação nas formas de pagamento pode ser vista como um dos principais movimentos observados no mercado de franquias no pós-pandemia.
Preferência pelo delivery
Nos últimos anos muito tem se falado do aumento da influência do sistema delivery, ou entrega à domicílio, como já foi conhecido.
Entretanto, é inegável dizer que essa é uma das principais tendências do mercado de franquias para 2022 também e não apenas isso.
É correto afirmar que grande parte da arrecadação do franchising durante e depois da pandemia se deve a esse sistema, sobretudo em franquias do ramo alimentício.
Vale destacar que os aplicativos de entrega são grandes parceiros nessa modalidade e andam lado a lado das franquias que utilizam o delivery.
Maior preocupação com cuidados sanitários
Outra grande tendência que surgiu e se consolidou no mercado de franquias em 2022 foi o crescimento da preocupação com os cuidados sanitários.
Possivelmente a raiz dessa tendência tenha sido o ensino sobre os cuidados contra a transmissão dos vírus direcionados aos consumidores.
Portanto, em 2022 as pessoas buscam empresas que respeitem esses cuidados da mesma forma que foi visto em 2020 e 2021.
Franquias Home Based
Por causa das políticas de distanciamento social e de isolamento, um formato de franquias específico ganhou ainda mais visibilidade: o home based.
Em resumo, esse tipo de franquia permite que o franqueado trabalhe em casa, representando a empresa-mãe em serviços prestados pela internet.
E como não poderia deixar de ser, com o arrefecimento da pandemia, o home based tornou-se uma das maiores tendências do mercado de franquias para 2022, com um crescente número de empreendedores procurando aderir.
Atuação mais forte da LGPD
O aumento do contato das pessoas com o mundo virtual provocou a evidência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que serve para salvaguardar os dados pessoais das pessoas que trafegam nas redes.
Dessa forma, é correto afirmar que não apenas em 2022, mas em todos os outros anos à frente, as franqueadoras deverão observar bem as disposições da LGPD se quiserem ser aprovadas no mercado.
Afinal, ninguém irá confiar em uma empresa que não garante a proteção dos dados de seus franqueados e clientes, que hoje em dia são majoritariamente trocados via internet.
Maior influência das tecnologias
Por fim, não poderíamos deixar de citar a influência crescente das tecnologias como uma das principais tendências do mercado de franquias para 2022, mas também para o futuro.
Hoje em dia é praticamente impossível falar de franchising sem falar de tecnologia. Como já citamos ao longo do texto, das formas de pagamento virtual ao modelo de franqueamento home based, um grande percentual dos assuntos relacionados a franquias passa pela tecnologia.
Além disso, a própria consolidação desse modelo de negócio parte de um princípio tecnológico e de marketing digital. Em resumo, podemos afirmar que a franqueadora que não investir em tecnologia poderá desaparecer em breve.
Leia mais:
Franchising: conheça o modelo de negócio das franquias
Melhores estratégias para aumentar o limite do cartão de crédito