• Recentes
  • Tendências
edit post
Marketing de utilidade

Marketing de utilidade: o que é e como funciona essa estratégia

11/09/2022
edit post
Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

11/10/2025
edit post
Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

11/10/2025
edit post
5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

11/10/2025
edit post
Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

11/10/2025
edit post
Quina 6849: Aposta única leva mais de R$ 33 milhões

Lotomania 2834: acumula e prêmio chega a R$ 1,1 milhão

10/10/2025
edit post
Lotofácil 3509: Oito apostas acertam 15 números e dividem prêmio de mais de R$ 4,3 milhões

Quina 6849: Aposta única leva mais de R$ 33 milhões

10/10/2025
edit post
Loteria Federal 6007: prêmio principal de R$ 500 mil sai para Igarapava (SP)

Lotofácil 3509: Oito apostas acertam 15 números e dividem prêmio de mais de R$ 4,3 milhões

10/10/2025
edit post
Megafábrica chinesa de veículos elétricos é inaugurada na Bahia; com investimento de R$ 5,5 bilhões, Lula diz que projeto representa confiança no Brasil

Megafábrica chinesa de veículos elétricos é inaugurada na Bahia; com investimento de R$ 5,5 bilhões, Lula diz que projeto representa confiança no Brasil

10/10/2025
edit post
Open Finance impulsiona transformação no setor financeiro com uso estratégico de dados

Open Finance impulsiona transformação no setor financeiro com uso estratégico de dados

10/10/2025
edit post
 Empresas querem IA, mas operam como se estivessem na década de 90

 Empresas querem IA, mas operam como se estivessem na década de 90

10/10/2025
edit post
Marketing digital, posicionamento e inteligência artificial aplicada a negócios femininos 

Marketing digital, posicionamento e inteligência artificial aplicada a negócios femininos 

10/10/2025
edit post
Justiça determina devolução de maquinário agrícola avaliado em R$ 50 milhões a produtor rural

Justiça determina devolução de maquinário agrícola avaliado em R$ 50 milhões a produtor rural

10/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 11 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Marketing de utilidade: o que é e como funciona essa estratégia

Sarah Souza por Sarah Souza
11/09/2022
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Marketing de utilidade

Saiba o que é e para que serve o marketing de utilidade

CompartilharCompartilhar

O mercado é cada vez mais disputado, exigindo o máximo de esforço das empresas em busca dos recursos do consumidor. Por conta disso, soluções novas ganham mais espaço dentro das equipes de marketing. Uma estratégia interessante é o marketing de utilidade, que busca inserir a marca de forma produtiva no cotidiano do usuário.

Talvez você goste de ver:

Marketing digital, posicionamento e inteligência artificial aplicada a negócios femininos 

Expansão de empresas no Rio de Janeiro atinge recorde histórico e impulsiona adaptações regionais nos negócios

Elon Musk se torna a primeira pessoa do mundo com fortuna de US$ 500 bilhões

Brasil Card - Conteúdo

Afinal, os consumidores não se contentam mais apenas com anúncios e campanhas da publicidade tradicional. A exigência é maior e, por isso, as empresas precisam focar não só em divulgar suas marcas, mas também em ajudar o usuário.

O que é marketing de utilidade?

A experiência do consumidor precisa sempre ser levada em consideração quando o assunto é relacionamento entre marca e cliente. 

Apostar somente em anúncios ou no engajamento nas redes sociais não é mais o suficiente para fortalecer a relevância da sua empresa. Por isso, é preciso buscar soluções mais inovadoras e atraentes para o usuário.

Uma delas é o marketing de utilidade, que tem como principal objetivo oferecer alguma coisa útil para o dia a dia do consumidor. Além disso, busca se encaixar na rotina para se aproximar ainda mais de quem você quer conquistar. 

Certamente, ao gerar valor para os clientes, a tendência é de uma maior valorização por parte deles, garantindo retornos positivos para as marcas. Por isso, o surgimento desse conceito se dá em um momento propício para a valorização da experiência do consumidor com as marcas. 

Trata-se da era da transformação digital: o momento em que o usuário se empoderou, ganhando mais relevância e exigindo das marcas maior adequação a seus problemas e desejos. 

O consumidor não se satisfaz apenas com campanhas e ações de Marketing tradicionais. De fato, ele não quer mais ter a sua rotina interrompida para ser bombardeado por diversos anúncios de diferentes empresas. As marcas com as quais ele vai se relacionar melhor são justamente aquelas que entenderem esse novo posicionamento.

Ler  12 Mulheres que estão fazendo a diferença à frente de negócios de impacto social

Sendo assim, o marketing de utilidade chega para aproximar consumidor e marca de maneira mais sutil e natural. Essa estratégia não pensa apenas na divulgação dos produtos e/ou serviços da empresa, mas, sim, em como esses itens podem ajudar aquele usuário.

Ou seja, a ideia de anunciar por anunciar fica de lado. Isso porque é preciso pensar em formas de ajudar o seu consumidor a solucionar seus problemas e, de alguma forma, melhorar sua rotina.

Como essa estratégia funciona com os consumidores?

Um dos grandes objetivos de qualquer empresa atualmente é fortalecer o relacionamento com o consumidor. O marketing de utilidade trabalha exatamente nessa direção, porém, não é só isso que ele tem a oferecer.

Evita a rejeição do consumidor

Os consumidores estão com cada vez menos paciência para anúncios e campanhas. O uso de bloqueadores de anúncios, por exemplo, cresceu nos últimos anos. Portanto, essa estratégia é uma forma de divulgar a sua marca de maneira mais sutil, sem incomodar o consumidor, garantindo a melhor experiência possível.

Gera confiança entre marca e usuário

Fornecer informações ou um serviço útil ao consumidor acaba estabelecendo uma relação de confiança entre ambas as partes. O retorno não é rápido ou mensurável como uma conversão, mas ele agrega valor a longo prazo.

De fato, o marketing de utilidade visa fornecer experiências positivas para que o usuário sinta-se confortável sempre que pensar na sua empresa.

Fortalece a autoridade da marca

Estar presente no dia a dia do consumidor e, melhor, sem incomodá-lo é, sem dúvidas, um diferencial competitivo. 

Decerto, o marketing de utilidade oferece exatamente isso para as empresas. Ou seja: uma presença constante na rotina do usuário, muitas vezes até mesmo daqueles que não são clientes, mas que passam a avaliar essa possibilidade com mais carinho.

Diferentes tipos de aplicação do marketing de utilidade

O marketing de utilidade, além das inúmeras vantagens, tem diferentes possibilidades de aplicação. Ou seja, você pode encontrar o método que melhor se encaixa ao perfil da sua empresa e/ou da sua persona.

Ler  O papel das HR Tech na inserção das mulheres no mercado de trabalho

Informação

Mais próximo do marketing de conteúdo, esse método tende a utilizar os canais para a divulgação dos seus produtos e/ou serviços. No entanto, também oferece informações valiosas para o usuário. Ou seja, realmente passar conteúdos úteis e relevantes para o cliente, com o conhecimento e experiência de sua marca.

Tempo

Alguns serviços podem ser mais valorizados por conta da sua agilidade, de forma que, quanto mais rápidos forem, mais úteis serão. Isso serve, por exemplo, para empresas que trabalham com entregas ou até mesmo lava-jatos. Enfim, oferecer alguma solução para agilizar o dia a dia do usuário e, assim, tornar a experiência mais agradável.

Utilidade

A aplicação principal, porém, é ao fornecer um serviço que seja útil e faça parte da rotina do consumidor. 

Ou seja, algum aplicativo, serviço ou solução que possa garantir uma experiência mais satisfatória e prazerosa ao consumidor. Pode ser desde o maior controle do seu desempenho em atividades físicas até testes online de como ficaria uma maquiagem na pele do usuário, por exemplo.

Leia também:

Quais são as ferramentas de marketing digital?

Marketing de conteúdo: 12 dicas de que vão melhorar seu posicionamento no Google

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: marketing de utilidade
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Marketing digital, posicionamento e inteligência artificial aplicada a negócios femininos 

por Kayene Simao
10/10/2025
edit post
Marketing digital, posicionamento e inteligência artificial aplicada a negócios femininos 

Empresária, palestrante e especialista em marketing digital e inteligência artificial, Jovana Menezes tem se destacado por sua atuação no fortalecimento do empreendedorismo feminino no ambiente digital. Ela criou...

Leia maisDetails

Expansão de empresas no Rio de Janeiro atinge recorde histórico e impulsiona adaptações regionais nos negócios

por Kayene Simao
07/10/2025
edit post
Expansão de empresas no Rio de Janeiro atinge recorde histórico e impulsiona adaptações regionais nos negócios

Expandir um negócio para diferentes regiões exige planejamento estratégico e atenção às particularidades locais. De acordo com levantamento recente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro...

Leia maisDetails

Elon Musk se torna a primeira pessoa do mundo com fortuna de US$ 500 bilhões

por Redação
05/10/2025
edit post
Elon Musk se torna a primeira pessoa do mundo com fortuna de US$ 500 bilhões

O bilionário Elon Musk atingiu um novo marco histórico nesta quarta-feira (1º), ao se tornar a primeira pessoa do planeta a acumular uma fortuna de US$ 500 bilhões...

Leia maisDetails

HJConference em Santa Catarina reúne nomes do empreendedorismo brasileiro

por Kayene Simao
24/09/2025
edit post
HJConference em Santa Catarina reúne nomes do empreendedorismo brasileiro

Entre os dias 25 e 27 de setembro, a cidade de Concórdia, em Santa Catarina, recebe o HJConference, evento voltado ao empreendedorismo e inovação. A conferência terá palestras,...

Leia maisDetails

Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

por Kayene Simao
17/09/2025
edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

As mentorias empresariais têm se consolidado como uma ferramenta relevante para gestores que buscam alta performance e crescimento sustentável. Casos recentes de expansão de negócios ilustram o impacto...

Leia maisDetails
edit post
Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

por Redação
11/10/2025

Um momento de tensão marcou o show da cantora Billie Eilish na noite de quinta-feira (9), em Miami, quando um...

edit post
Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

por Kayene Simao
11/10/2025

O mercado de energia solar consolidou-se como um dos principais motores de geração de empregos e transformação econômica no Brasil....

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

por Kayene Simao
11/10/2025

Cerca de 90% das 23 milhões de empresas brasileiras enfrentam um obstáculo silencioso, mas de grande impacto: operam em imóveis...

edit post
Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

por Kayene Simao
11/10/2025

A revolução silenciosa das stablecoins A Tether, emissora da stablecoin USDT, consolidou-se como uma das empresas mais influentes do setor...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d