Um empreendedor pode tornar a sua empresa sustentável com a adoção de algumas práticas simples, como por exemplo: reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias.
Nos últimos anos muito se tem falado sobre a sustentabilidade no mundo corporativo. Para alcançá-la é preciso que a organização adote atitudes e estratégias sustentáveis. Essas ações sustentáveis visam garantir a manutenção das empresas e da própria natureza.
A princípio o conceito de sustentabilidade pode parecer bastante complexo, porém tornar a empresa sustentável é muito menos complicado.
O que é uma empresa sustentável?
Para tornar a empresa sustentável, muitas organizações incorporaram internamente práticas sociais e ambientais, visando atender as necessidades da sociedade. Assim como a valorização da imagem e da marca.
Classificar uma empresa como sustentável apenas com pequenos esforços nos escritórios ou linhas de produção, por exemplo incentivar os funcionários a terem suas próprias canecas. Bem como fazer uma ampla campanha de gestão de resíduos deixou de ser um diferencial e passou a ser prerrogativa básica.
Certamente, uma empresa sustentável é motivo de orgulho para clientes e para os próprios colaboradores. O conceito de empresa sustentável está baseado em três pilares:
- econômico,
- ambiental e
- social.
Esse termo define um conjunto de ações adotadas pelas empresas com o objetivo de atuar de maneira consciente e com atitudes éticas. O que ela mais visa é o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.
7 dicas para tornar sua empresa sustentável
Existem diferentes maneiras de uma empresa implementar processos sustentáveis. As ações vão desde a utilização de coleta seletiva até a instalação de máquinas e equipamentos mais econômicos e com menor nível de emissões.
1- Crie processos com transparência
Uma das preocupações da empresa sustentável é o impacto social que suas atividades causam. Por isso, é fundamental que essa empresa mantenha seus processos transparentes para o público. Ou seja, que a empresa mostre aos envolvidos os resultados de seus processos e como são realizados e monitorados.
Quando as pessoas sabem o que acontece dentro da organização elas passam a ter mais empatia, confiança e entendimento sobre os valores e a missão da empresa. Adotar essa prática decerto acaba aumentando consideravelmente as taxas de fidelização de clientes em longo prazo.
Exemplo de transparência são os relatórios de sustentabilidade que muitas organizações disponibilizam para o público. Nestes relatórios são informados pontos importantes, como por exemplo a gestão de resíduos da empresa.
2- Evite muito papel adotando a documentação eletrônica
Na gestão de resíduos são exigidos pelos órgãos ambientais várias licenças e documentos que comprovam a destinação correta dos resíduos. Consequentemente, são gerados vários papéis com as informações pertinentes.
O grande empecilho é o que fazer com esses papéis após o fim de sua legalidade. Se a organização quer se tornar uma empresa sustentável, certamente o primeiro passo é eliminar essa papelada.
Ao adotar um sistema online de controle de documentos, é possível reduzir o consumo de papel e economizar espaço de arquivamento. Bem como, aumentar a segurança de documentos importantes e confidenciais, agilizando a busca e economizando tempo.
3- Verifique a infraestrutura da empresa
Verifique os desperdícios da empresa. Se há vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas e sistemas de ar-condicionado.
Além disso, é possível pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz e trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED. Assim como instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos.
Essas atitudes podem significar uma economia de energia elétrica.
4- Gerencie os resíduos
Para se tornar uma empresa sustentável é essencial criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.
A organização deve se preocupar em separar os resíduos, buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais e criar campanhas de redução do uso de descartáveis.
5- Busque parceiros sustentáveis
Toda cadeia produtiva do negócio, desde a compra de insumos até a forma que o produto final é distribuído aos clientes deve ser considerado. Por isso é importante buscar fornecedores que praticam a sustentabilidade em suas atividades.
6- Treine a equipe
Para a organização se tornar uma empresa sustentável é necessário que toda a equipe tenha conhecimento sobre práticas sustentáveis. Por isso, os colaboradores devem estar plenamente convencidos do valor e da efetividade das ações sustentáveis. Além disso, devem saber da relevância do retorno trazido para a empresa.
Por isso é importante investir em treinamento, principalmente para quem ocupa cargos estratégicos dentro da corporação.
7- Envolva a equipe
Para implantar ações sustentáveis dentro da empresa a equipe deve se sentir parte atuante na implementação. Decerto, essa é uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre todos e promover educação e engajamento dos colaboradores.
Ao tornar uma empresa sustentável, os benefícios para a organização, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis. É importantíssimo desenvolver dentro da empresa, com a equipe, uma mentalidade corporativa voltada para as evoluções sociais e ambientais.
Confira também:
Bradesco Seguros reforça compromisso com sustentabilidade
Relatório Sustentabilidade 2021 Sicredi reforça práticas de gestão ESG
Economia circular é destaque no Relatório de Sustentabilidade da Tupy