• Recentes
  • Tendências
edit post
O marketing digital pode ajudar as empresas de RH

Marketing Digital para RH: 10 dicas para implementar na sua empresa

09/06/2022
edit post
Instituições enfrentam desafios na recuperação de crédito em cenário de juros altos

Instituições enfrentam desafios na recuperação de crédito em cenário de juros altos

27/11/2025
edit post
Programa oferece bolsas integrais para cursos de idiomas destinados a pessoas negras

Programa oferece bolsas integrais para cursos de idiomas destinados a pessoas negras

27/11/2025
edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Black Friday exige atenção redobrada dos consumidores para evitar práticas abusivas e golpes

27/11/2025
edit post
Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

27/11/2025
edit post
Regime FÁCIL: evento em São Paulo debate o novo marco para empresas iniciarem a emissão de valores mobiliários no mercado

Regime FÁCIL: evento em São Paulo debate o novo marco para empresas iniciarem a emissão de valores mobiliários no mercado

27/11/2025
edit post
Lotofácil 3547: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 5 milhões

Lotomania 2854: termina acumulada nesta quarta-feira

26/11/2025
edit post
Quina 6887: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 9 milhões

Lotofácil 3547: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 5 milhões

26/11/2025
edit post
Lotomania 2853: Concurso de 24/11/2025 Acumula e Próximo Prêmio Pode Chegar a R$ 2,5 Milhões

Quina 6887: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 9 milhões

26/11/2025
edit post
Instituições privadas já podem aderir ao Fies para oferta de vagas no primeiro semestre de 2026

Instituições privadas já podem aderir ao Fies para oferta de vagas no primeiro semestre de 2026

26/11/2025
edit post
Fiocruz Recebe Aprovação da Anvisa para Testes Clínicos com Terapia Gênica no Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1

Fiocruz Recebe Aprovação da Anvisa para Testes Clínicos com Terapia Gênica no Tratamento da Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1

26/11/2025
edit post
Lula Afirma que Prisão de Bolsonaro e Generais É “Demonstração de que a Democracia Vale para Todos” ao Sancionar Reforma do Imposto de Renda

Lula Afirma que Prisão de Bolsonaro e Generais É “Demonstração de que a Democracia Vale para Todos” ao Sancionar Reforma do Imposto de Renda

26/11/2025
edit post
Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan é Aprovada pela Anvisa e Promete Impacto Global

Vacina contra a Dengue do Instituto Butantan é Aprovada pela Anvisa e Promete Impacto Global

26/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 27 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Marketing Digital para RH: 10 dicas para implementar na sua empresa

Lucas Meireles por Lucas Meireles
09/06/2022
em Marketing
Tempo de leitura: 5 minutos
0
A A
O marketing digital pode ajudar as empresas de RH

(Foto: Reprodução/Freepik)

CompartilharCompartilhar

Em um mundo tão conectado, o marketing digital se tornou importante para diversos setores, inclusive para o RH.

Talvez você goste de ver:

Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

À primeira vista, marketing e recursos humanos podem parecer áreas distintas. Mas as duas tratam de engajamento.

O RH tem como objetivo engajar o público interno. Os profissionais cuidam do bem-estar de colaboradores e lideranças para melhorar o ambiente e o fluxo de trabalho.

Enquanto o marketing visa engajar o público externo. Criando vínculos e ajudando no posicionamento estratégico da marca.

Além disso, ambas lidam com perfis e metas.

Por que o Marketing Digital é importante para o Recursos Humanos?

Marketing digital é o conjunto de atividades online de uma empresa com o objetivo de atrair clientes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade.

Em outras palavras, é a promoção de produtos ou marcas por meios digitais.

E as técnicas de Inbound Marketing — uma das estratégias do marketing digital que visa a atração  — podem ser usados para recrutar novos colaboradores.

Isso porque o marketing trabalha com direcionamento. Sendo assim, o RH pode aproveitar os canais digitais para direcionar os anúncios para os perfis mais adequados.

Os recursos humanos também podem usar os conceitos do Marketing de Conteúdo — outra estratégia do marketing digital — para qualificar os colaboradores.

Este modelo consiste em atrair e engajar através de conteúdo relevante para a audiência. E o RH pode usar o material (textos, fotos, vídeos, ebooks ou posts) internamente para tirar dúvidas ou fomentar a cultura da empresa entre os funcionários, por exemplo.

10 dicas de marketing digital para RH

Alinhar os setores de RH e marketing pode trazer benefícios dentro de uma empresa.

Mas, se a empresa presta serviço de RH para outras, as ferramentas do marketing digital — como site, blog e redes sociais — se tornam ainda mais fundamentais para aumentar o alcance e captar novos clientes.

Por isso, o passo-a-passo do marketing digital pode ajudar a posicionar melhor a empresa no mundo virtual.

Analise o mercado

Para trabalhar o marketing digital, primeiramente, é preciso conhecer o terreno.

Entender o trabalho dos concorrentes, bem como as necessidades do público-alvo ajuda a definir melhor as estratégias.

O Google, por exemplo, possui uma ferramenta chamada Planejador de palavra-chave, que permitem ter um vislumbre do mercado.

De acordo com a plataforma, foram feitas de 10 a 100 mil pesquisas por “recursos humanos” por mês entre Abril de 2021 e Maio de 2022.

Ler  Transformação digital acelera mudanças nas empresas com equipes externas

Sendo 29% deste total só no estado de São Paulo.

Além disso, foram fornecidas mais 637 sugestões de palavras-chave como “gestão de recursos humanos”, “analista de recursos humanos” e etc.

Estas ideias são elaboradas a partir de pesquisas relacionadas no próprio Google. Tenha isso em mente caso queira criar um blog, por exemplo.

Tenha um site moderno e responsivo

Ter um site ajuda a aumentar a credibilidade da empresa junto aos possíveis clientes.

Ainda de acordo com a consulta ao Planejador de palavra-chave, 59,5% da previsão de impressões seria por meio smartphones.

Enquanto 66% dos cliques viria através de computadores.

Por isso, ao arquitetar o site, tenha em mente de que deve funcionar bem tanto para o desktop quanto para o mobile, sem prejudicar a leitura ou a diagramação.

Trabalhe a identidade visual

Enquanto um site ajuda a ter credibilidade, a identidade visual ajuda no reconhecimento.

Entende-se como identidade visual, o conjunto de elementos visuais que transmitem a ideia de uma empresa. Geralmente, estes elementos vem em forma de logotipo ou logomarca.

A Coca-Cola, o McDonald’s e o Burger King, por exemplo, possuem um logotipo forte, podendo ser reconhecido em qualquer lugar do mundo.

Definir o símbolo visual ajuda a nortear em questões importantes como padrão de cores, tipgrafias e outros elementos gráficos no site ou em posts.

Faça um vídeo de apresentação

Vídeos são formas simples e eficientes de fazer se apresentar. Principalmente porque humanizam as organizações.

O modelo storytelling, por exemplo, foca na contação de histórias como estratégia.

Produza um vídeo que transmita seus valores e crenças. Isso gera valor e aproxima do público interessado, não só em serviços de RH, mas em todos os segmentos.

Peça depoimentos

Assim como o site, mostrar depoimentos positivos em relação ao seu trabalho faz aumentar a confiança.

Uma boa reputação ajuda a estimular novos possíveis clientes.

Então, não tenha vergonha de pedir um depoimento a quem você já prestou serviço.

Trabalhe com as redes sociais

As redes sociais cada vez mais fazem parte do nosso dia-a-dia.

Um estudo da plataforma Cupom Válido, em 2021, mostrou que 70,3% dos brasileiros utilizam as redes sociais.

O país, aliás, aparece em no ranking dos que passam mais tempo conectados, com 3h42, ficando atrás apenas das Filipinas (4h15) e da Colômbia (3h45).

As redes sociais ajudam principalmente a criar relacionamentos, promovendo interação entre a empresa e o público.

Ler  HR4results reúne líderes para debate sobre inovação no RH

Além disso,  oferecem ferramentas valiosas como a de anúncios, onde é possível segmentar por faixa etária, área, profissão e até por interesses em comum.

Estes anúncios, por sua vez, fornecem dados que ajudam a avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing.

Facebook

Embora esteja caindo em desuso pelas gerações mais jovens, o Facebook ainda é a rede social com mais usuários do mundo.

Através de uma fanpage, a empresa pode interagir pode se comunicar com o público, postar conteúdo relevante e receber avaliações.

Contudo, vale ressaltar que o Facebook tem atuado para diminuir o alcance orgânico das fanpages. Por isso, para trabalhar com a rede, vale investir em anúncios para obter resultados.

Instagram

O Instagram está entre as redes sociais mais populares do mundo.

E o Brasil aparece em segundo entre os países com mais usuários registrados, ficando atrás só dos Estados Unidos.

Há algum tempo a rede social deixou de ser apenas para compartilhar fotos e se tornou útil para diversos segmentos, incluindo o RH.

Diferentemente do Facebook, o Instagram possui um alcance orgânico maior, por meio hashtags e/ou posts colaborativos.

Mas também permite aos perfis empresariais impulsionar publicações para alcançar as pessoas certas.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 55% dos usuários já usaram o Instagram para conversar com empresas.

LinkedIn

Por fim, em uma empresa de RH, considere utilizar o LinkedIn como parte da sua estratégia de marketing digital.

Isso porque a rede social tem como objetivo principal gerar conexões entre pessoas e empresas no âmbito profissional.

Pelo LinkedIn fica mais fácil atingir um público que toma decisões assertivas como, por exemplo, contratar uma empresa de RH.

Promova anúncios no Google

Da mesma forma que as redes sociais, o principal meta-buscador da atualidade também permite investir em anúncios.

Por meio de campanhas, a empresa pode ficar mais bem ranqueada nas pesquisas.

Para se ter uma ideia da importância, segundo um relatório da Internet Marketing Ninjas, o primeiro lugar recebe 21% dos cliques.

Enquanto o segundo recebe 10%, o terceiro 7% e assim por diante.

O Google também oferece a possibilidade de remarketing. Em outras palavras, quando uma pessoa clicar em seu site, o seu anúncio aparece posteriormente em outro aplicativo ou site que utlize o AdSense.

E o Google Meu Negócio também pode ser útil. Sobretudo se a sua empresa atuar em escritório físico ou estiver interessado em uma localidade específica.

Ler  Não cometa estes 5 erros ao enviar o e-mail marketing

Esta ferramenta, integrada ao Google Maps, facilita a localização de acordo com o tipo de estabelecimento ou a palavra-chave procurada.

Capte informações

O marketing — não só o digital — trabalha com o funil de vendas. Este modelo ilustra a jornada do cliente, dividindo em três diferentes estágios.

No topo do funil está o aprendizado ou descoberta, quando qualquer pessoa tem o primeiro contato com a empresa ou produto.

No meio do funil fica a fase de reconhecimento do problema e de considerar uma solução. É nesta etapa que as pessoas se tornam leads — ou seja, clientes em potencial.

Também é neste momento que as empresas geralmente coletam dados sobre os leads como nome, telefone e e-mail.

Para isso, as organizações podem utilizar formulários, CTAs ou oferecer algo em troca como ebooks ou assinatura de uma newsletter, por exemplo.

Por fim, no fundo do funil, quando os leads tomam a decisão de comprar ou contratar o serviço.

Com essas informações, fica mais fácil abordar as pessoas que estão nesta etapa. Estes dados também são fundamentais para as duas últimas dicas da lista.

Faça campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma importante ferramenta, sobretudo para os que estão no fundo do funil.

Através de sites ou softwares disponíveis no mercado, as empresas de RH podem automatizar e-mails, realizar testes A/B entre outros benefícios.

De acordo com uma pesquisa da Forest Research, a automação de e-mail gera 50% mais vendas com um custo 33% menor.

Utilize o e-mail marketing regularmente para explicar como funciona a sua empresa, quais serviços oferece, mostrar cases de sucesso ou anúnciar promoções.

Trabalhe com o WhatsApp

Uma alternativa ao uso do e-mail marketing é o WhatsApp. O aplicativo de mensagens instâneas entre os favoritos dos brasileiros.

Através do app, a prestadora de serviços de RH pode estabelecer um contato direto com os clientes e leads.

Além disso, a plataforma permite criar linhas de transmissão. Sendo possível, por exemplo, enviar mensagens para até 50 usuários de uma vez.

Veja também:

Marketing de conteúdo: 12 dicas de que vão melhorar seu posicionamento no Google

Entenda como funciona os novos feeds no Instagram

Marketing Digital: o que é quais são as principais tendências para 2022

 

 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: RH
CompartilhamentosTweet
Lucas Meireles

Lucas Meireles

Depois de querer ser muita coisa, me encontrei no Jornalismo. Sou carioca, jornalista formado pela UFRRJ, aventureiro e um eterno apaixonado por histórias.

Artigos recomendados

Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Tendência: nano e microinfluenciadores como trunfo das marcas na Black Friday

À medida que a Black Friday se aproxima, marcas de diversos setores intensificam a busca por estratégias capazes de potencializar resultados comerciais. Nesse contexto, nano e microinfluenciadores vêm...

Leia maisDetails

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails
edit post
Instituições enfrentam desafios na recuperação de crédito em cenário de juros altos

Instituições enfrentam desafios na recuperação de crédito em cenário de juros altos

por Kayene Simao
27/11/2025

A combinação de juros elevados, crédito caro e baixa educação financeira tem dificultado a recuperação de dívidas no país. Um...

edit post
Programa oferece bolsas integrais para cursos de idiomas destinados a pessoas negras

Programa oferece bolsas integrais para cursos de idiomas destinados a pessoas negras

por Kayene Simao
27/11/2025

O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) anunciou a última chamada de 2025 para o programa MOVER Mundo Idiomas, que oferece...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Black Friday exige atenção redobrada dos consumidores para evitar práticas abusivas e golpes

por Kayene Simao
27/11/2025

A temporada de promoções mais aguardada do ano também é uma das que mais requer cuidado por parte dos consumidores....

edit post
Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

por Kayene Simao
27/11/2025

A definição precisa da identidade corporativa tem se tornado um dos pilares essenciais para empresas que buscam consolidar sua imagem...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d