• Recentes
  • Tendências
edit post
Estratégias de SEO e marketing podem melhorar o ranqueamento no Google

Marketing de conteúdo: 12 dicas de que vão melhorar seu posicionamento no Google

02/06/2022
edit post
Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

31/10/2025
edit post
Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

31/10/2025
edit post
Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

31/10/2025
edit post
Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

31/10/2025
edit post
Anvisa Proíbe Substâncias Tóxicas em Produtos de Unhas e Esmaltação em Gel

Anvisa Proíbe Substâncias Tóxicas em Produtos de Unhas e Esmaltação em Gel

31/10/2025
edit post
No mesmo dia em que anuncia acordo comercial com a China, Presidente Trump declara intenção de retomar testes nucleares

No mesmo dia em que anuncia acordo comercial com a China, Presidente Trump declara intenção de retomar testes nucleares

31/10/2025
edit post
Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

31/10/2025
edit post
Discussão entre parlamentares de direita e esquerda marca sessão após pedido de um minuto de silêncio pelas vítimas de operação policial

Discussão entre parlamentares de direita e esquerda marca sessão após pedido de um minuto de silêncio pelas vítimas de operação policial

30/10/2025 - Atualizado em: 31/10/2025
edit post
Programa Pé-de-Meia Beneficia Estudantes de Baixa Renda com Incentivos para Permanência e Conclusão do Ensino Médio

Programa Pé-de-Meia Beneficia Estudantes de Baixa Renda com Incentivos para Permanência e Conclusão do Ensino Médio

30/10/2025
edit post
Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

Operação Magna Fraus Investiga Desvio de Mais de R$ 813 Milhões por Meio de Fraudes em Transferências PIX

30/10/2025 - Atualizado em: 31/10/2025
edit post
TSE marca julgamento que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

TSE marca julgamento que pode levar à cassação e inelegibilidade de Cláudio Castro

30/10/2025
edit post
O Uso da Inteligência Artificial no Empreendedorismo

O Uso da Inteligência Artificial no Empreendedorismo

30/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sexta-feira, 31 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Marketing de conteúdo: 12 dicas de que vão melhorar seu posicionamento no Google

Lucas Meireles por Lucas Meireles
02/06/2022
em Marketing
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Estratégias de SEO e marketing podem melhorar o ranqueamento no Google

Estratégias de SEO e marketing podem melhorar o ranqueamento no Google (Foto: Reprodução/Pixabay)

CompartilharCompartilhar

Na era da informação, o marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias mais baratas e eficazes de alcançar novos clientes.

Talvez você goste de ver:

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Diferente do marketing tradicional, que foca em anúncios e peças publicitárias, este modelo visa atrair e engajar o público através de conteúdo relevante.

Este conteúdo pode vir na forma de textos, vídeos, ebooks ou posts em redes sociais.

Sendo assim, empresas procuram ajudar ou educar os consumidores.

E, em contrapartida, geram um reconhecimento positivo da marca.

Qual a importância do Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo visa, principalmente, criar um vínculo entre pessoas e empresas.

Além de trazer um reconhecimento positivo da marca, a adoção desta estratégia possui diversos benefícios como por exemplo:

  • Aumentar o tráfego do site;
  • Gerar autoridade;
  • Aumentar o engajamento;
  • Educar o mercado;
  • Gerar vendas;
  • Impulsionar a geração de leads;
  • Reduzir os custos de aquisição de clientes.

De acordo com um estudo da Rock Content em 2019, 67,3% das empresas haviam adotado o marketing de conteúdo e 85,8% das que não adotaram pretendiam aderir.

As empresas que optaram por este caminho apresentaram, em média, 1,3 vezes mais acessos e 1,4 vezes mais leads.

Além disso, demonstraram um conhecimento cerca de 2,5 vezes maior de seus novos leads.

Veja 12 dicas que vão melhorar o seu posicionamento no Google

“Dar um Google” se tornou uma expressão cada vez mais comum nos dias de hoje.

Ainda segundo o estudo da Rock Content, 64,5% das empresas apostam em posts no blog.

Esta estratégia procura sobretudo alcançar o público através de metabuscadores. Como o Google, por exemplo.

E, de acordo com um relatório da Internet Marketing Ninjas, o primeiro lugar recebe 21% dos cliques. Enquanto o segundo recebe 10%, o terceiro 7% e assim por diante.

Ler  Marketing de influência deve movimentar US$ 33 bilhões em 2025

Ou seja, quanto melhor o ranquemento, maiores as chances de ser visto.

Conheça seu público-alvo

Conhecer os anseios, demandas e desejos do seu público-alvo é fundamental.

Quanto melhor se conhece o público, maiores as chances de direcionar o conteúdo.

Por isso, invista tempo em perguntas e enquetes nas redes sociais, procure entre os tópicos mais buscados no Google dentro do seu segmento.

Produza conteúdo relevante

Depois de conhecer bem o público-alvo, foque principalmente em suprir as suas necessidades.

Se você tem uma loja de material de construção pode, por exemplo, ensinar a trocar uma torneira. Se trabalha com o mercado imobiliário, explique sobre contratos de locação, por exemplo.

Estar ao lado do consumidor em momento de dúvida faz com que a empresa seja lembrada na hora de tomar uma decisão.

Além disso, o Google privelegia conteúdos autorais.

Estude técnicas de SEO

O Search Engine Optimization ou otimização dos mecanismos de busca, em português, é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento em metabuscadores.

O SEO trabalha sobretudo as palavras-chave. Mas também avalia aspectos como o domínio do site e a qualidade dos conteúdos.

Atualmente, o Google analisa 200 fatores antes de mostrar os resultados de uma busca.

Assim, vale a pena estudar técnicas de SEO para melhorar o posicionamento no Google.

Defina um calendário editorial

O marketing de conteúdo não pode ser tratado como uma ação eventual.

Estabelecer um calendário ajuda a empresa a se organizar ao longo do trabalho.

Quanto mais publicações relevantes, mais os metabuscadores identificam o site como uma autoridade.

Faça testes

O marketing, não só o de conteúdo, depende de testes.

Realizar testes A/B facilita na hora de descobrir quais as melhores formas de se alcançar o público.

Por isso, teste. Teste títulos, imagens, elementos visuais, landing pages, CTAs…

Analise dados e métricas

Ao trabalhar com marketing de conteúdo é sempre importante estabelecer KPIs.

A sigla significa Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Desempenho. São métricas utilizadas para medir o sucesso ou não de uma ou mais ações.

Ler  Empresas investem em sorteios legalizados para o Dia das Mães

Entre os principais KPIs para blogs estão, por exemplo:

  • visualizações;
  • melhores landing pages;
  • palavras-chave mais pesquisadas;
  • conteúdos mais lidos/visitados;
  • tráfego;
  • visitantes;
  • interações

Crie engajamento

O engajamento é o grande motor do marketing de conteúdo. Por isso, procure novas formas de interagir com os leitores.

Pode ser através de conteúdos interativos, comentários, formulários ou CTAs.

Muitos posts, como ps do Buzzfeed, por exemplo, são pensados para circular em redes sociais.

Observe a concorrência

Embora o foco seja em promover conteúdo autoral, não faz mal olhar para o lado.

Hoje em dia, existem sites e programas que permitem analisar os conteúdos de “rivais” mais bem ranqueados no Google.

Procure inspiração nestes exemplos. Estude as palavras-chave, como são trabalhados os textos e, acima de tudo, procure fazer melhor.

Pense na Geração Y

A geração Y — entre os 21 e 38 anos — compõe hoje 50% da força de trabalho do país.

Os millenials cresceram em meio aos avanços tecnólogicos e, por isso, estão acostumados a viver conectados à internet. Seja para tirar dúvidas, seja para fazer compras.

Segundo dados da e-commerce Compre&Confie, esta geração concentrava 48,4% do total de compras online em 2019.

E a geração Y costuma responder bem às empresas que lhes oferecem ajuda. De acordo com dados do Infovarejo, 60% negocia com as marcas que já acompanham.

Trabalhe os seus valores

Trabalhar conteúdos com base nos valores da empresa ajuda a criar identificação.

A geração Y, principalmente, procura se identificar com as marcas que consomem.

Para isso, primeiramente, defina os valores da sua empresa. Depois pense em como trabalhá-los com o marketing de conteúdo.

Utilize gatilhos

Gatilhos mentais são eventos externos que provocam reações emocionais boas ou ruins.

O termo vem da psicologia, mas é bastante utilizado no marketing.

Estes gatilhos trabalham princípios como, por exemplo:

  • Reciprocidade
  • Autoridade
  • Prova social
  • Novidade
  • Escassez ou urgência

Trabalhar com gatilhos, portanto, pode ajudar a encontrar palavras-chave e elaborar títulos com maior poder de atração.

Ler  10 Dicas para utilizar o Marketing Digital e potencializar as vendas na Black Friday

Esteja preparado para evoluir

O marketing está sempre em evolução. A Tecnologia avança, conceitos e estratégias mudam.

Por isso, fique atento as inovações e procure estar sempre se capacitando para melhorar o posicionamento no Google.

Leia também:

Entenda como funciona os novos feeds no Instagram

Você está pronto para a nova forma de contratar serviços de marketing?

Marketing Digital: o que é quais são as principais tendências para 2022

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: marketing de conteúdo
CompartilhamentosTweet
Lucas Meireles

Lucas Meireles

Depois de querer ser muita coisa, me encontrei no Jornalismo. Sou carioca, jornalista formado pela UFRRJ, aventureiro e um eterno apaixonado por histórias.

Artigos recomendados

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails
edit post
Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

Grupo Pátria assume concessão de rodovias no Paraná com desconto no pedágio e novos investimentos

por Taysa Medeiros
31/10/2025

O Grupo Pátria venceu o processo de concessão do lote 5 de rodovias do Paraná, que inclui importantes trechos de...

edit post
Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

Pix: Novo MED 2.0 Aumenta a Segurança nas Transações e Combate Fraudes

por Taysa Medeiros
31/10/2025

O Pix se consolidou como o principal meio de pagamento no Brasil, com mais de 150 milhões de usuários e...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

Desmatamento na Amazônia e Cerrado Apresentam Queda, Mas Aumento de Incêndios Preocupa Especialistas

por Taysa Medeiros
31/10/2025

O desmatamento na Amazônia e no Cerrado brasileiro registrou uma redução significativa nos últimos meses, embora especialistas alertem para o...

edit post
Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

Candidatos ao Revalida 2025/1 Podem Consultar Resultado de Recursos

por Taysa Medeiros
31/10/2025

Os candidatos da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d