O Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente no dia 8 de março, é um momento para falar sobre a luta pela igualdade de gênero e questões que, em maioria, as mulheres vivenciam, como machismo, sexismo, estupro ou assédio.
O espaço corporativo permite trazer esses debates para dentro das ações da empresa e que podem, inclusive, transformar a vivência das colaboradoras.
Danieli Closs, analista de marketing da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, comenta sobre três ações simples que podem ser utilizadas para estimular os colaboradores, mesmo remotamente:
1 – Sensibilização
O primeiro passo é promover a discussão sobre o tema e isso pode ser feito através de comunicações por e-mail, materiais impressos e outros conteúdos divulgados nos canais internos da empresa.
É importante realizar ações para primeiramente fazer um trabalho de sensibilização entre as pessoas, para que tenham entendimento da relevância da data, mantendo uma abordagem que convide todos a participarem ativamente e com empatia da campanha.
2 — Diálogo empoderado
Para sair da rotina e agregar conhecimento a todos os colaboradores, uma tarde de diálogo pode ser uma boa ação para o Dia da Mulher na empresa, mesmo que à distância.
Palestrantes ou representantes de alguma instituição são pessoas que agregam no apoio a mulheres para discutirem sobre empoderamento feminino.
Reservar um momento para permitir que os colaboradores se expressem, façam perguntas e tragam histórias que possam ter conexões com os assuntos.
Também pode ser feita uma curadoria entre as funcionárias da própria empresa que se sintam dispostas a compartilhar suas vivências.
Dessa forma, cria-se ainda mais proximidade e vínculo entre o corpo de funcionários com a causa.
Outra forma de incentivar o diálogo sobre a data é reunir as colaboradoras em grupos e distribuir perfis de mulheres que são conhecidas por sua trajetória de vida ou descobertas ao longo da história.
Cada grupo fica responsável por ler sobre esta personalidade e compartilhar com o grupo suas percepções e sentimentos.
3 — Fazendo a Diferença
Outra alternativa para impactar esse dia e as mulheres em geral é realizar uma contribuição financeira para movimentos ou instituições que lutam pelas mulheres.
Os valores doados impactam diretamente no alcance e resultado final das campanhas e aproxima os trabalhadores da realidade dos temas que podem ser debatidos a partir da escolha da entidade.
Se viável, a empresa pode receber doações de funcionários que também queiram contribuir e como incentivo, dobrar o que for arrecadado.
Dessa forma, além de criar um sentimento de união entre as equipes, também permite demonstrar que ao trabalhar em conjunto é possível mudar a vida de muitas mulheres.
Sobre a Progic:
A Progic é líder em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna. Utilizando tecnologia própria, única totalmente brasileira no mercado, a Progic potencializa a comunicação com os funcionários por meio de telas espalhadas em locais estratégicos da empresa.
A solução aproxima líderes e colaboradores com uma comunicação mais atrativa e em tempo real, aumentando o alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa.
São mais de 600 empresas parceiras, sendo 200 de grande porte, alcançando mais de 550 mil pessoas em todo o país.