Como ser mais produtivo é o termo tem cerca de 1.900 buscas mensais na internet, de acordo com o SEMRush. Certamente isso indica que várias pessoas têm dificuldade em otimizar tarefas e ser mais produtivo no dia a dia.
Afinal, existem diversos fatores que podem afetar a produtividade com os afazeres da casa, home office e até com nossas prioridades pessoais. Por exemplo: o ambiente de trabalho, os prazos curtos, a falta de tempo, as distrações, o cansaço mental e físico, entre outros.
No entanto, com pequenas mudanças nos hábitos diários e uma boa dose de força de vontade, é possível equilibrar o cumprimento das responsabilidades e ainda cuidar da saúde mental.
O que é produtividade?
A produtividade está relacionada à quantidade e qualidade das tarefas executadas em um determinado período e aos recursos utilizados durante esse processo de produção.
Entretanto, não confunda produção, que é o simples ato de produzir algo, com produtividade, que tem a ver com o aumento dessa produção. Ser produtivo é ter controle da gestão do tempo para otimizar a realização das tarefas da rotina de trabalho e entregar mais com menos esforço.
Em outras palavras, é saber estabelecer a prioridade das tarefas por ordem de urgência e não por ordem de complexidade. Ou seja, o conceito de produtividade está diretamente ligado à alta performance no trabalho.
Isso significa ter a capacidade de criar um bom planejamento para realizar o maior número de atividades, em menor tempo e com menos recursos. De fato, ser mais produtivo no dia a dia inclui respeitar e até antecipar prazos.
Mas atenção: produtividade não é produção em massa, nem trabalhar sem parar e extrapolar a carga horária. Pelo contrário, é saber gerenciar o tempo que você tem disponível da melhor forma.
Como ser mais produtivo em 7 passos
Saber como ser mais produtivo no dia a dia é uma tarefa que não precisa ser tão complicada. Sem dúvida, seguir os 7 passos abaixo pode ajudar bastante nessa missão.
1- Organize sua semana em uma agenda
Preparar a sua semana certamente vai te ajudar a rever prioridades e separar um tempo para cuidar de si.
Escolha a ferramenta que mais se identifica: aplicativos, agenda, planner, bloco de anotações, etc. Vale inclusive, usar o smart speaker para que ele lembre você de atividades ao longo do dia.
O ideal é fazer o planejamento no início de cada semana e ir ajustando durante os dias conforme surgem as prioridades ou os compromissos são cancelados. Isso vai permitir que todos os dias você acorde já sabendo o que deve fazer, ao invés de gastar tempo decidindo qual tarefa realizar primeiro.
2- Comece aos poucos até pegar o ritmo
A pressa é inimiga da perfeição! Sendo assim, não espere aprender a como ser mais produtivo da noite para o dia.
Entenda quantas tarefas você consegue lidar diariamente, respeitando o tempo de descanso, alimentação e sono. Comece aos poucos e, conforme os dias passam, adicione uma tarefa a mais, até chegar à quantidade de atividades que você considera ideal.
Lembre-se que mesmo alcançando o nível máximo de produtividade, alguns dias ainda poderão ser mais difíceis do que outros e isso é comum para qualquer pessoa. O importante é conseguir equilibrar da melhor maneira as tarefas durante os dias/semanas, para não sentir uma sobrecarga.
3- Livre-se de distrações com a ajuda de headsets
Quais são as suas principais distrações? Normalmente, barulhos de carro, crianças brincando, construções, sons da televisão e notificações de celular, por exemplo, podem atrapalhar.
Saiba que existem modelos de headsets com tecnologia que minimiza ruídos externos, ajudando a manter a concentração durante tarefas realizadas no computador.
4- Tenha iluminação adequada
A cor e intensidade da luz podem influenciar no humor, por exemplo: tons quentes, os quais se aproximam do amarelo, vermelho e laranja, transmitem uma sensação de aconchego, relaxamento e calma; tonalidades mais frias, como o azul, verde, violeta e branco, são mais estimulantes e ajudam a mente a ficar mais ativa e produtiva.
Sendo assim, com a ajuda de uma lâmpada smart, você pode programar o tom da iluminação no ambiente. Lembre que uma cor fria é ideal para manter a concentração ao realizar as tarefas, enquanto que luzes mais quentes contribuem para estimular o sono e para relaxar nos momentos de entretenimento na sala.
5- Disponha de roteadores de qualidade
A internet é importante no dia a dia da maioria das pessoas, tanto para home office quanto para entretenimento. E agora que você está aprendendo a como ser mais produtivo, garanta que um sinal WiFi fraco não atrapalhe esse processo.
Verifique se você tem o básico, como velocidade contratada adequada para as suas necessidades, um roteador de qualidade e que ajude a manter a estabilidade de conexão, como os que utilizam tecnologia Mesh.
Caso falte luz na sua residência, conte com uma fonte nobreak para roteadores. Além de proteger o aparelho, ela evita interromper reuniões e dá tempo suficiente para salvar trabalhos importantes.
6- Lembre-se do seu momento de lazer
Muitas vezes, você não sabe como ser mais produtivo porque sua mente está cansada. Portanto, invista nos momentos de descanso e lazer. Se não for possível sair para caminhar (a prática regular de exercícios não deixa você mais cansado, pelo contrário), e entrar em contato com a natureza, crie um cenário relaxante na sua casa: organize uma sessão de cinema em casa, dance ao som da sua música favorita, tome um banho quente, tire uma soneca ou apenas não faça nada.
O resultado é uma mente mais tranquila para lidar com as tarefas no dia a dia, além de qualidade de vida e bem-estar.
7- Aposte em sons ambiente
Às vezes, você só precisa de um som adequado para que a mente se concentre nas tarefas. Desse modo, selecione a playlist de músicas que mais agrada ou personalize um mix de sons ambiente, como de chuva, natureza, mar, etc.
Coloque esses áudios em um volume que seja cômodo para a sua mente não dispersar e perceba como essa prática pode ajudar na concentração.
Leia também:
Gestão do tempo e produtividade: o que é e como fazer