A Drivetech Soluções Tecnológicas, empresa especializada em painéis elétricos, anunciou a compra do controle da Metta Equipamentos Elétricos. Este foi o segundo investimento da empresa em 2023 e foi feito com o apoio da BuyCo., empresa de valuation e M&A de pequenas e médias empresas. O primeiro investimento ocorreu em agosto de 2023, no qual a Drivetech investiu em uma nova fábrica em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
A Metta atua no mercado de soluções elétricas há mais de 30 anos e agora crescerá junto com a Drivetech, que foi fundada em 2007. A empresa comprada vem se preparando para a venda nos últimos dois anos, resultando em uma negociação que durou seis meses.
Com sede em Contagem, em Minas Gerais, a Metta se especializou em fabricação e montagem de painéis elétricos, cubículos de média tensão, eletrocentros, automação e serviços. A Drivetech tem sede em Sertãozinho, no estado de São Paulo, e é focada em soluções para aplicações em sistemas elétricos de geração e cogeração de energia a partir de fontes renováveis, transmissão e distribuição de energia.
“Chega um momento em que as empresas crescem tanto, que começam a atrair investidores e precisam dar uma alavancada no mercado, com isso, torna-se necessário a venda da empresa.”, relata Daniel Jeber, sócio da Metta. “Estou tranquilo com a decisão, pois a Drivetech é uma empresa do mesmo ramo da Metta para continuar com a atividade principal e tudo casou bem, pois a Drivetech é focada em energia e a Metta em mineração, siderurgia e óleo-gás, então foi uma complementação”, acrescenta Jorge Jeber, sócio-fundador da Metta.
O CEO da Drivetech, Rafael Parão, apontou a relevância da aquisição para fortalecer a presença do grupo em um estado com grande potencial de mercado, Minas Gerais. “Uma das nossas estratégias é a verticalização da empresa e, com isso, a gente consegue fortalecer nossa presença no mercado, além de verticalizar nossos produtos e soluções para todo o mercado nacional e internacional”, completou Renato Gumieri, o diretor de operações da empresa.
Essa transição estratégica tem por objetivo ampliar a expertise de ambas as empresas no mercado, com a expectativa de se consolidarem como um importante player no setor.
“Sem a ajuda de uma empresa especializada, como a BuyCo., não teríamos conseguido concluir o M&A. Acredito que a parceria entre Drivetech e Metta continuará levando o melhor do mercado para os nossos clientes no Brasil e exterior”, avalia Victor Jeber, sócio e diretor comercial da Metta.
Segundo a companhia, a operação com a Metta foi baseada em três pilares: o crescimento via fusões e aquisições em regiões onde ainda não possui atuação e de difícil penetração orgânica, o potencial de acelerar o plano de crescimento das duas empresas por meio de sinergias e alavancas de criação de valor, e o profissionalismo da Metta com times de gestão e operação bem alinhados.
A Metta foi fundada em julho de 1988 e já teve como clientes as empresas Vale, Samarco, ArcelorMittal, Petrobras, Gerdau e CEMIG. “Fundei a Metta há 35 anos e fomos crescendo durante esse processo e acompanhando a demanda do mercado, que cresceu muito com a entrada dos eletrocentros, um equipamento de alto porte”, diz Jorge Jeber, sócio-fundador da Metta. “A Metta me ensinou muito sobre organização e controle, e sentimos segurança e confiança em toda a negociação com a Drivetech”, concluiu.
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