São Paulo, janeiro de 2020 – O e-commerce brasileiro registrou queda nas vendas de dezembro de -28,08%, ao comparar com o mês anterior. O faturamento no mesmo período sinaliza variação de -38,05, é o que revela o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) em parceria com o Movimento Compre & Confie.
“Os resultados das vendas e faturamento no período registraram queda, o que está diretamente relacionado com os excelentes resultados da Black Friday no mês de novembro. Promoções extremamente atrativas neste período também podem ter impulsionado a antecipação das compras de Natal, o que justifica a queda do faturamento”, afirma Felipe Brandão, Secretário Executivo da camara-e.net.
Vendas Online
Apesar das variações negativas no mês de dezembro em comparação com o mês anterior, quando da análise em comparação com o ano de 2018, o cenário muda. Na comparação das vendas varejistas online dezembro de 2019, frente ao mesmo período do ano anterior, o indicador sinaliza uma movimentação positiva de 40,93%. O acumulado do ano foi de 54,16%, variação maior que o registrado no acumulado em dezembro de 2018, qual seja: 34,46%.
Nota-se que, na avaliação dos índices de vendas online, por região, dezembro ante novembro, todas tiveram desempenho negativo: Sudeste (-25,85%); Centro-Oeste (-27,41%); Norte (-28,18%); Nordeste (-32,91%) e Sul (-34,27%).
Já no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos. Neste caso, a configuração ficou da seguinte forma: Nordeste (71,42%); Norte (68,81%); Sul (55,92%); Centro-Oeste (53,91%); e Sudeste (51,65%).
Faturamento
Em relação ao índice de faturamento do setor, houve uma variação positiva de 37,39% em dezembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado do ano, também teve desempenho positivo: 66,28%.
Na avaliação por regiões, comparando dezembro com novembro de 2019, novamente todas tiveram variações negativas: Norte (-28,31%); Centro-Oeste (-31,86%); Sudeste (-37,51%); Nordeste (-40,49%) e Sul (-42,26%).
Em contrapartida, no acumulado do ano, todas as regiões tiveram resultados positivos e configuração ficou da seguinte forma: Norte (80,18%); Nordeste (75,07%); Centro-Oeste (72,67%); Sul (64,54%) e Sudeste (64,24%).
Participação do e-commerce no comércio varejista
Em novembro, o e-commerce representou 9,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 5,6%.
Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 15 de janeiro.
Categorias
A composição das compras realizadas pela internet, por segmentos, em novembro, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,%); móveis e eletrodomésticos (24,8%); e tecidos, vestuário e calçados (12,5%). Na sequência, outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,5%) e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%).
Consumidores Online
O MCC-ENET revela também que, no último trimestre do ano de 2019, 13,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se um aumento de 2,4 p.p. em relação ao trimestre anterior (11,3%). Já na comparação com o mesmo período em 2018 (9,5%), o crescimento é de 4,2 p.p.
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.
Clique aqui para acessar o estudo completo: http://www.mccenet.com.br/
O QUE É O MCC-ENET – É o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas, como para agentes do mercado e consumidores.
Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: http://www.camara-e.net.
Sobre a Compre & Confie – O Compre & Confie é uma empresa do grupo ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de grande parte do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).
Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre & Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.
Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre & Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.