O presidente Donald Trump publicou nesta segunda-feira (29) no Truth Social que deve impor uma tarifa de 100% “sobre todo e qualquer filme feito fora dos Estados Unidos”.
Se implementada, essa seria a primeira vez que o governo norte-americano aplicaria uma tarifa diretamente sobre um serviço cultural, e não apenas sobre produtos ou matérias-primas.
Trump já havia ameaçado em maio deste ano impor a mesma alíquota, justificando que outros países oferecem incentivos fiscais atrativos que acabam deslocando produções cinematográficas para fora dos EUA. Em sua nova declaração, o presidente destacou que a Califórnia tem sido “particularmente afetada” por essa fuga de produções.
Reação de Hollywood
A proposta deixou Hollywood em alerta. Quando a ideia foi mencionada pela primeira vez em maio, executivos do setor classificaram a medida como “chocante” e de potencial paralisia quase total da produção.
“À primeira vista, é chocante e representaria uma paralisação virtualmente completa da produção”, disse uma fonte da indústria à CNN Internacional. “Na realidade, ele não tem jurisdição para fazer isso e é muito complexo de aplicar.”
Especialistas ressaltam que, apesar das críticas, o tema reacende o debate sobre os altos custos de produção dentro dos EUA. Segundo Jay Sures, vice-presidente da United Talent Agency, “é mais barato para os estúdios de Hollywood bancar passagens aéreas e hospedagem no exterior do que arcar com custos de mão de obra e ausência de descontos competitivos em casa”.
Próximos passos
Trump não especificou quando ou de que forma a tarifa seria aplicada. A medida, se efetivamente implementada, pode redefinir a competitividade global da indústria cinematográfica e intensificar o embate político entre Washington, Hollywood e os países que atualmente atraem produções norte-americanas com benefícios fiscais.
Nota do editor: este conteúdo foi publicado originalmente pela CNN International.