O chamado trabalho híbrido, que une encontros presenciais a jornadas em home office, tornou-se rapidamente uma tendência no mercado de trabalho.
Segundo especialistas, essa tendência surgiu já há algum tempo, mas teve expansão e consolidação por causa da pandemia.
Mas, o que de fato é trabalho híbrido e quais são as suas principais vantagens e desvantagens? Nos tópicos abaixo essas questões serão respondidas.
O que é trabalho híbrido?
O trabalho híbrido é, basicamente, uma jornada laboral que se divide entre trabalho presencial e home office.
Ou seja, um trabalhador que atua sob esse regime deve se deslocar até a empresa para trabalhar em parte da sua jornada e no resto do tempo pode trabalhar em casa, geralmente conectado à internet.
Vale destacar, mais uma vez, que esse modelo cresceu muito durante a pandemia, por causa das restrições à circulação impostas por governos no mundo todo.
Além da comodidade que traz, o trabalho híbrido também pode gerar benefícios à saúde do trabalhador e economia para a empresa.
Entretanto, alguns empresários ainda oferecem resistência, alegando que preferem que os seus colaboradores trabalhem presencialmente.
4 vantagens do trabalho híbrido na empresa
Analisando essa atividade, encontramos 4 vantagens que o trabalho híbrido pode trazer, principalmente para empresas. São eles:
- Redução de custos: com a implantação do trabalho híbrido, a empresa pode economizar em itens como água, energia e planos de internet, por exemplo;
- Flexibilidade: esse ponto pode ser útil tanto para a empresa quanto para o funcionário, que tem mais liberdade por trabalhar no seu lar;
- Aumento na produtividade: livrar o colaborador da estressante rotina de trabalho, vista principalmente nas grandes cidades, aumenta o seu ânimo para o trabalho, aumentando também a sua produtividade;
- Otimização do tempo: essa modalidade de trabalho reduz atrasos, retrabalho e outras perdas de tempo a que o trabalho presencial está exposto.
3 desvantagens do trabalho híbrido
Como de praxe, o trabalho híbrido também tem algumas desvantagens que podem desencorajar a sua implantação. Veja quais são:
- Dificuldades na gestão: a parte home office do trabalho híbrido pode dificultar a gestão de prazos, produtividade e tempo por parte dos administradores da empresa. Contudo, isso pode ser resolvido com medidas simples;
- Segurança de dados: a segurança de dados é um fator de grande importância e deve ser levada em consideração por empresas que trabalham em home office, mesmo que parcialmente. Assim, garantir isso pode se tornar um desafio;
- Dificuldades no trabalho em equipe: trabalhar em equipe pode ser difícil no trabalho híbrido porque alguns funcionários nunca se encontram, o que reduz o contato e a afinidade.
Por fim, é preciso dizer que, com uma boa organização, qualquer empresa pode usufruir dos benefícios do trabalho híbrido sem se prejudicar.
Como implantar o trabalho híbrido na sua empresa?
Agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens e desvantagens do trabalho híbrido, preparamos um passo a passo para mostrar como você pode implantar esse modelo na sua empresa. Confira com atenção:
- Antes de tudo, faça um bom planejamento, principalmente no âmbito financeiro;
- Em seguida, comece a preparação dos seus funcionários com treinamentos, reuniões, palestras e alinhamentos;
- Simultaneamente aos passos anteriores, melhore a comunicação junto ao seu time, para evitar a disseminação de informações desencontradas;
- Crie também canais de comunicação eficazes;
- Invista nos equipamentos da sua empresa, dando prioridade para softwares de automação e de segurança de dados;
- Defina a cessão de auxílios para os funcionários que forem trabalhar meio período em home office;
- Crie escalas organizadas;
- Estipule metas e objetivos claros e alcançáveis;
- Crie lideranças e supervisores para os funcionários. Eles devem fiscalizar o cumprimento ou não das metas estipuladas.
Colocando esse passo a passo em prática, você tem grandes chances de obter sucesso na implantação do trabalho híbrido na sua empresa.
Leia mais:
Videoconferência: o que é e como fazer