Conceitos diferentes que se complementam para alcançar um mesmo objetivo: vender mais e, consequentemente, aumentar a receita. Tradicionalmente, as áreas de marketing e vendas têm posições antagônicas em muitas empresas.
Um erro, pois a relação entre elas é estratégica e todo mundo tende a ganhar quando ambas aprendem a caminhar de mão dadas.
Em alguns locais, o marketing ainda é visto como área submissa ao comercial, praticamente um birô de serviços de comunicação. Mas, felizmente, o cenário está mudando.
As novas tecnologias, as transformações de comportamento das pessoas e as movimentações da concorrência forçaram a mudança na relação entre essas duas áreas, promovendo melhor alinhamento entre as equipes, que, afinal, jogam no mesmo time.
Hoje, a integração entre essas áreas é fundamental para o sucesso dos negócios.
O marketing apresenta ao público-alvo o conhecimento sobre um problema ou necessidade que ele ainda não sabia que existia, mostra como solucionar e coloca a sua marca como a melhor opção para essa persona.
A equipe de vendas faz o contato direto com os potenciais clientes atraídos pela estratégia de marketing e trabalha para converter o interesse em venda e fidelização.
Se antes era possível funcionar de forma independente, agora, a atuação fica muito prejudicada se não houver diálogo constante e sintonia entre a estratégia de marketing e a prática comercial. As competências se sobrepõem.
O gestor de marketing tem que ter noções comerciais e o gestor comercial tem que ter noções de marketing.
O marketing precisa estar orientado ao sucesso das vendas, ao mesmo tempo em que mantém as ações alinhadas ao posicionamento da marca.
Por sua vez, o comercial tem que fechar negócios que agregam mais valor à marca.
Um processo de evolução constante para compreender as necessidades das pessoas e atendê-las da melhor forma possível.
As empresas que estão integrando o marketing estratégico com a gestão comercial, estão saindo na frente e colhendo resultados, com grandes impactos positivos nos negócios.
Cabe aos líderes apontar o caminho e viabilizar essa integração. O sucesso será consequência.