Time da OLX Brasil ensina como fazer reuniões mais produtivas - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Time da OLX Brasil ensina como fazer reuniões mais produtivas

A equipe de Universidade e Desenvolvimento Organizacional da OLX Brasil criou o conteúdo #ReuniõesNaMedida com várias dicas para ajudar na realização de reuniões mais produtivas, ainda mais em home office

As reuniões são e serão sempre importantes nas empresas, afinal, são delas que saem as decisões mais importantes sobre o negócio.

Contudo, muitas vezes, as pessoas marcam reuniões por qualquer motivo e por fatos que poderiam ser facilmente resolvidos com uma simples troca de e-mails ou ligações.

Pensando na produtividade e assertividade dos seus processos, especialmente neste período de trabalho remoto, a equipe de Universidade e Desenvolvimento Organizacional da OLX Brasil desenvolveu o conteúdo #ReuniõesNaMedida.

“Se uma reunião não for produtiva significa que serviu apenas para tomar o tempo das pessoas que nela estavam envolvidas, reduzindo assim a produtividade destes colaboradores e causando prejuízos à empresa. Por isso, desenvolvemos alguns conteúdos simples, porém precisos, para auxiliar na melhor forma de liderança durante os encontros”, explica Sérgio Povoa, CHRO da OLX Brasil.

Com dicas objetivas, a iniciativa #ReuniõesNaMedida visa aumentar a eficácia das conversas, otimizar o tempo e, principalmente, manter o foco e atenção durante as apresentações virtuais.

1 – Avalie sempre. Essa reunião precisa mesmo acontecer? Se o assunto for mesmo importante, encontre um melhor horário para todos e organize antecipadamente a pauta. Agendar conversas nos primeiros horários da manhã ou ao final do dia permite otimizar o tempo no decorrer do dia para atividades e projetos.

2 – Analise previamente o resultado. O que vai ser produzido a partir desta reunião e com qual resultado você espera sair? Pense realmente quem precisa participar e defina antes do encontro como as pessoas podem contribuir com a conversa. Coloque na descrição do convite o motivo da reunião e qual assunto será discutido para que os convidados avaliem a necessidade de presença.

3 – Verifique se a recorrência é necessária. Sabe aquelas reuniões recorrentes que nunca saem da agenda? É importante ficar de olho para saber se continuam sendo necessárias, se podem ter uma carga horária reduzida ou até mesmo excluídas.

4 – Tenha uma visão geral do encontro. Sempre no final de cada reunião relembre com todos os pontos que foram discutidos; combine os próximos passos e tarefas a serem realizadas; se for necessária uma nova reunião, aproveite para deixar agendado.

“Realizar uma reunião produtiva requer ações simples, mas, algumas vezes, difíceis de serem implantadas, pois exigem disciplina e boa gestão. Durante encontros com temas difíceis, por exemplo, os ânimos podem se exaltar e, nesse momento, a habilidade do líder deve manter o foco da conversa e garantir que os objetivos sejam atingidos”, conclui o executivo.

A OLX Brasil

No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo.

A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente.

Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, VivaReal, Data ZAP, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, Imobilinks, Conecta Imobi e ZAP Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.

LinkedIn: OLX Brasil

Facebook: OLX Brasil

Twitter: @OLX Brasil

Instagram: olxbrasil

Comentários estão fechados.