Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 2019 – A TIM Brasil e o Telecom Infra Project (TIP) anunciam os resultados do RFI (Request for Information – Pedido de Informações) que buscou empresas para propor soluções baseadas no Odyssey-DCSG, sistema desagregado de roteamento de redes móveis. A TIM Brasil, membro ativo do TIP e empresa hospedeira do TIP Community Lab, faz parte do grupo colaborativo mundial responsável pelo desenvolvimento do dispositivo.
A partir do RFI, uma avaliação técnica foi conduzida e concluída baseadas nas seguintes áreas: abertura para trabalhar em um ambiente de rede desagregado ou “separado”; uso de arquiteturas de plataforma baseada em componentes prontos e já disponíveis no mercado (COTS na sigla em inglês), capacidade de suportar software de terceiros e conformidade de vários requisitos de sincronização de tempo; conformidade de software com os recursos de roteamento necessários para o backhaul de tráfego móvel; escalabilidade e disponibilidade do produto.
A TIM descobriu com os resultados da avaliação que o ecossistema dos fornecedores é diverso e forte, e optou por selecionar as empresas Alpha Networks, Delta Networks, e Edgecore Networks, para a plataforma hardware; e Adva, IP Infusion, e Volta Networks, para o software.
“Tivemos um retorno bastante positivo do RFI e ficamos impressionados com a capacidade de engenharia dos fornecedores selecionados. A TIM tem inovação no seu DNA e tem muito orgulho de liderar o movimento de transformação tecnológica das redes móveis brasileiras. Este é mais um passo importante para a adoção de soluções desagregadas que vão impulsionar o crescimento do mercado e melhorar a infraestrutura brasileira. Hospedar o TIP Community Lab permite que a TIM esteja no epicentro de movimentos globais de inovação participando ativamente em projetos que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e de infraestruturas de rede”, afirma Silmar Palmeira, Diretor de Inovação e Tecnologia da TIM Brasil.
A TIM continuará a trabalhar com os fornecedores finalistas para garantir soluções de produção viáveis nos próximos meses. Na próxima etapa, serão realizados testes em laboratório com os fornecedores selecionados para determinar ainda mais as possibilidades de implantação, operação e gerenciamento, com o objetivo de promover uma adoção mais ampla do Odyssey-DCSG por todas as operadoras de telefonia celular interessadas em todo o mundo.
Desde a sua criação em 2018, o subgrupo DCGG (Disaggregated Cell Site Gateways) do grupo Open Optical & Packet Transport da TIP ganhou representantes de quatro operadoras móveis globais, com foco em inovação, entre elas a TIM, que têm colaborado para fomentar o desenvolvimento de uma infraestrutura complexa e sofisticada que permita o acesso de alta qualidade à Internet ao redor do mundo.
TIP Community Lab
Em setembro de 2017, a TIM inaugurou na sede da empresa no Rio de Janeiro o TIP Community Lab com o objetivo desenvolver uma nova abordagem para a construção e implantação da infraestrutura de redes de telecomunicação. Localizado no TIM Lab, espaço no qual a TIM desenvolve seus produtos e soluções, o laboratório é utilizado por membros do TIP para a criação de métodos em com o objetivo de superar os desafios relacionados à interoperabilidade das tecnologias de diferentes provedores. O espaço foi projetado com base nas melhores práticas para instalações industriais e ambientes de teste, utilizando equipamentos modernos e soluções virtualizadas.
Sobre a TIM
A TIM segue com sua missão de conectar e cuidar de cada um e para que todos possam fazer mais. Para isso, atua focada nos pilares estratégicos de oferta, infraestrutura, eficiência e experiência do cliente, com base em uma cultura interna de “accountability” e na mudança de processos e plataformas que permitam a transformação digital. A nova assinatura da marca – “A evolução não para” – reforça o compromisso da companhia com seu Plano de Investimentos e com o objetivo de se tornar a melhor operadora de telecomunicações do Brasil.
A empresa é desde 2015, líder em cobertura 4G no país e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. É ainda a única empresa do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de ser a operadora de telecomunicações há mais tempo consecutivo no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para mais informações, acesse: ww.tim.com.br